Se o cinema nos oferece uma imensa diversidade de filmes que abordam assuntos LGBTQI+, as séries também contam com opções incríveis sobre a temática. "The L Word", "Please Like Me" e "Super Drags" são alguns exemplos.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 20 séries LGBTQ+ que você precisa assistir o quanto antes. Confira:
Euphoria - HBO GO
Euphoria acompanha a vida de Rue (Zendaya), uma adolescente de 17 anos dependente química que acaba de sair da reabilitação. A medida que ela tenta voltar à rotina, percebe que seus colegas de escola também enfrentam os próprios desafios, envolvendo sexo, drogas, traumas e mídias sociais.
Please Like Me - Netflix
Josh (Josh Thomas) acaba de terminar seu namoro com a jovem Claire (Caitlin Stasey) e chega à conclusão de que ele é, na verdade, gay. Agora, além de fazer de tudo para que sua família aceite sua orientação sexual, ele embarca em um novo e complicado relacionamento com Geoffrey (Wade Briggs).
Sex Education - Netflix
Em Sex Education, Otis (Asa Butterfield) é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve, uma colega de classe rebelde, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola.
Crônicas de São Francisco - Netflix
Vinte anos após abandonar o ex-marido Brian (Paul Gross) e a filha Shawna (Ellen Page) para se dedicar a carreira, Mary Ann (Laura Linney) retorna a São Francisco, no meio de uma crise de meia-idade, e reencontra sua família e alguns amigos excêntricos.
Grace and Frankie - Netflix
Depois de descobrirem que seus maridos não eram apenas colegas de trabalho, mas sim amantes, Grace e Frankie decidem se unir para encarar a terceira idade em boa companhia. Sol e Robert, recém-casados, estão aprendendo a viver a vida fora do armário enquanto aprendem a lidar com terceira idade.
Special - Netflix
Um jovem gay com paralisia cerebral deixa para trás os tempos de isolamento na busca da vida que sempre quis.
Pose - Netflix
Em 1987 em Nova York, Blanca, uma frequentadora de bailes LGBTQ, acolhe como filhos um dançarino talentoso e uma trabalhadora do sexo apaixonada por uma cliente yuppie.
Sense8 - Netflix
Na série original da Netflix, criada e dirigida pelas irmãs transexuais Wachowski, oito pessoas de diferentes nacionalidades, etnias, crenças, orientações sexuais e identidades de gênero têm suas mentes conectadas e, aos poucos, vão se aproximando e entrando em harmonia – mas a ligação entre eles torna-se um risco quando descobrem que estão sendo caçados.
Orange Is The New Black - Netflix
A comédia que se passa em uma penitenciária feminina conta a história de uma mulher que é condenada a 15 meses de prisão por um crime que cometera dez anos antes, ajudando uma ex-namorada a transportar dinheiro de tráfico.
Transparent - Amazon Prime Video
Quando o patriarca da família Pfefferman faz uma revelação dramática, os segredos da família inteira começam a vir à tona, e a cada um segue um caminho diferente conforme passam a descobrir quem eles se tornarão.
Everything Sucks! - Netflix
Essa divertida história acompanha dois grupos de desajustados em uma escola de ensino médio no estado de Oregon em 1996: o clube de teatro e o clube de vídeo, que, apesar de não terem nada a ver uns com os outros, sem unem para produzir um filme. Uma das personagens, Kate, está descobrindo sua homossexualidade e o tema é muito bem abordado – qualquer pessoa não-heterossexual que passou pelo ensino médio vai se identificar.
The L Word Geração Q - Amazon Prime Video e Globoplay
Jenny decide se mudar para Los Angeles. Ao conhecer as vizinhas, descobre uma nova realidade que a faz questionar a sua própria sexualidade.
Super Drags - Netflix
Nesta animação super adulta, três amigos dão duro numa loja com um chefe escroto mas levam uma vida secreta como as Super Drags, montadas para encarar o crime e a caretice!
Will & Grace - Amazon Prime Video e Globoplay
Conheçam Will e Grace. Grace é uma designer de interiores ousada e inteligente, Will é um advogado lindo e muito legal. Ambos procuram o amor e eles são feitos um para o outro, exceto em um pormenor - Grace é heterossexual, Will é gay.
Years and Years - HBO GO
O dia-a-dia da família Lyon é uma confusão. Mas tudo parece piorar quando, em uma noite crucial de 2019, a história do clã avança quinze anos no futuro. Eles então encontram um mundo bem pior do que esperavam: mais quente, barulhento e louco. Será que uma família disfuncional é capaz de superar seus traumas e salvar o planeta Terra?
Todxs Nós - HBO GO
A atriz Clara Gallo vive Rafa, jovem de 18 anos, pansexual e não-binárie que decide deixar a família no interior de São Paulo e mudar-se para a casa de seu primo, Vini (Kelner Macêdo), na capital. Vini, que já divide o espaço com Maia (Julianna Gerais), fica surpreso ao descobrir que Rafa se identifica com o pronome neutro e não com o gênero feminino ou masculino. Já na chegada, explica, por exemplo, que é prime - e não prima - de Vini.
Gentleman Jack - HBO GO
A história e a intimidade de Anne Lister (Suranne Jones), uma mulher considerada revolucionária para a West Yorkshire de 1832. Ela, que tinha facilidade para trabalhar com negócios e pensava sobre o casamento homoafetivo, sempre se opunha às expectativas da sociedade do século 19.
Unbreakable Kimmy Schmidt - Netflix
Em Unbreakable Kimmy Schmidt, depois de viver durante 15 anos isolada em um culto, acreditando que era uma das únicas sobreviventes de um apocalipse que dizimou a Terra, Kimmy (Ellie Kemper) descobre que estava sendo enganada. Assim que é liberta, ela decide ir morar em Nova York, onde faz novos amigos e descobre um mundo inteiramente novo, que ela vai desbravar com um desafio por vez.
I'am Not Okay With This - Netflix
Syd lida com as turbulências do ensino médio, um drama familiar e um crush não correspondido pela sua melhor amiga enquanto tenta controlar seus crescentes super poderes.
Looking - HBO GO
Looking acompanha três amigos vivendo e amando na moderna cidade de São Francisco, na Califórnia. Mesmo unidos pela amizade, cada um está em um ponto diferente da vida. Patrick é um designer de vídeo game com 29 anos que tenta voltar a namorar após descobrir que seu ex está noivo. O artista Agustín, de 31, está cogitando a ideia de assumir um relacionamento mais sério com seu namorado, enquanto o mais velho do grupo, o garçom Don, de 39, começa a enfrentar a crise da meia-idade.
Atualizado em 16 Jul 2020.