Guia da Semana

Quem nunca assistiu a um filme que mudou a sua vida? Aquela história incrível que te fez repensar e olhar os seus problemas por diferentes perspectivas? Seja feliz ou deprê, sempre vai ter aquela história que vai de encontro com o momento que você está passando. Pensando nisso, o ObaOba separou 10 filmes para diferentes fases da sua vida. Se liga!

+ Filmes para assistir em baixo do cobertor
+ Os 50 filmes mais esperados de 2014
+ Conheça o canal de Cultura do Portal ObaOba

Pequena Miss Sunshine

A família da pequena Olive é assim: o pai é um fracassado, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Exageros à parte, quem nunca sentiu que tem os parentes mais loucos do mundo? Em Pequena Miss Sunshine, eles pegam a estrada em busca do sonho de Olive, e na trajetória encontram o verdadeiro significado do companheirismo e do amor.

Inquietos

Dois jovens desajustados se conhecem de maneira improvável e, a partir daí, constroem uma relação de amizade. Ele, um deprimido de plantão; ela, com câncer terminal. Os problemas do casal, entretanto, os unem em uma das histórias de amor e superação mais lindas do cinema.

Bonequinha de Luxo

Holly Golightly é uma prostituta de luxo, que fugiu de casa ainda adolescente para viver a agitada e traiçoeira vida de Nova York. Tudo muda quando ela conhece o escritor Paul Varjak, que a faz rever os conceitos de sua vida. Da amizade surge um amor, e a conturbada relação entre os dois os levam a um destino completamente diferente do que esperavam. O clássico Bonequinha de Luxo é um filme para os sonhadores que nos lembram que, às vezes, a melhor coisa é colocar um pouquinho os pés no chão.

De Olhos Bem Fechados

De Olhos Bem Fechados é o último e mais instigante filme de Stanley Kubrick. Nicole Kidman e Tom Cruise vivem um casal aparentemente perfeito. Em meio a uma discussão, os dois revêem a sua relação de fidelidade, o que leva a personagem de Cruise a procurar prazer em outras mulheres. Será que ele vai perceber o verdadeiro valor de seu casamento? De Olhos Bem Fechados é um ótimo filme para crises de relacionamento.

Deixe a Luz Acesa

Um dos filmes indie de maior destaque em 2013 segue a história de um casal gay em meio a agitada transformação da virada do século. Apesar das controvérsias, Erik e Paul conseguem construir um sólido relacionamento de amor e companheirismo. 10 anos depois, tudo é colocado à prova, em uma verdadeira jornada de superação à medida que eles têm que lidar com seus vícios e compulsões, confrontando os seus próprios limites. Deixe a Luz Acesa é um filme que nos lembra do verdadeiro significado do amor.

Na Estrada

Inspirado no clássico da Literatura Beat, Na Estrada é um filme para aqueles que estão cansados da monotonia do cotidiano. Será que você vai se inspirar o suficiente para largar tudo e se aventurar pelas incertezas da estrada?

Encontros e Desencontros

O segundo e mais aclamado filme de Sofia Coppola, como diz o título, traz os encontros e desencontros da vida. Em um hotel em Tokyo, Bob e Charlotte, cada um com o seu dilema, encontram-se e tornam-se grandes amigos. Ele é um ator em crise de meia idade, e ela uma jovem que não faz ideia do que está fazendo com a sua vida. Em meio as luzes da cidade, os dois nutrem uma amizade que os levará ao verdadeiro sentido de suas existências.

Viagem a Darjeeling

Em Viagem a Darjeeling, três irmãos distantes decidem fazer uma viagem pela Índia, dispostos a derrubar a barreira entre si. Em meio a confusão e aventuras, Francis, Peter e Jack ficam perdidos no deserto, com 11 malas nas mãos. O filme de Wes Anderson, apesar do humor, traz uma excelente reflexão sobre a irmandade.

Vicky Cristina Barcelona

Vicky e Cristina são amigas inseparáveis que decidem ir a Barcelona para ajeitar as suas vidas. A primeira é toda certinha, já Cristina vive intensamente sem se importar com as consequências. Depois de um inusitado convite, a dupla embarca em um avião com o charmoso Juan Antonio. A partir daí a confusão é garantida. Vicky Cristina Barcelona traz o humor ácido de Woody Allen, e é um prato cheio para aqueles em busca de aventuras.

Na Natureza Selvagem

Christopher McCandless é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia, ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 15 Ago 2014.