Guia da Semana

O mundo da gastronomia sempre fascinou e inspirou muitas histórias e aventuras. Afinal, quem é que não gosta de uma boa e suculenta refeição? Tem pratos que conquistam amores, outros que unem famílias. O importante é que a comida sempre foi pretexto para união e felicidade. Se arrepender depois? Que nada! Para isso existem as famosas dietas da segunda-feira.

+ 13 filmes e os pratos que mais combinam com eles
+ Onde comer em São Paulo
+ Os filmes mais esperados de 2014

Bom, enquanto o dia não chega, que tal conferir 10 saborosos filmes que permeiam o tema? Aprecie com moderação!

Estômago

João Miguel interpreta Raimundo Nonato, um nordestino que acaba de chegar numa grande cidade. Sem dinheiro, arruma emprego num boteco, onde mostra seu talento na gastronomia. Suas receitas conquistam clientes e também a prostituta Iria, com quem passa a se envolver. Paralelamente, observamos o personagem na prisão após cometer um crime que é revelado somente no final.

Soul Kitchen

A história se passa na Alemanha, onde o imigrante grego Zinos Kazantsakis tenta manter abertas as portas do seu endividado restaurante que batiza o filme. Para piorar a situação, seu irmão encrenqueiro lhe pede um emprego “de fachada” no restaurante, apenas para não voltar à prisão.

Ratatouille

Remy é um rato que vive em Paris e sonha em se tornar um cozinheiro famoso, mas o fato dele não ser humano pode atrapalhar seus planos. Por isso, forma uma improvável parceria com Linguini, o novo ajudante de cozinha do restaurante Gusteau's.

Comer, Rezar, Amar

Recentemente divorciada, Gilbert sai da zona de conforto embarcando em uma jornada ao redor do mundo. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália, o poder da oração na Índia, e, finalmente um verdadeiro amor em Bali. E você, prefere comer, rezar ou amar?

Tomates Verdes Fritos

O título estranho vem de uma receita que duas personagens trocam entre si no decorrer da trama. São praticamente duas versões de uma mesma história, uma no presente e outra no passado, protagonizadas por mulheres que desafiam o poder masculino. #girlpower

Dieta Mediterrânea

A história é centrada em Sofia, exímia cozinheira que não consegue se decidir entre o amor seguro de Toni e as investidas de Frank. Enquanto o primeiro lhe ofecere estabilidade, o segundo lhe proporciona irresistíveis possibilidades culinárias. O que ela faz? Escolhe os dois, por que não?

Delicatessen

Num mundo pós-apocalíptico em que a comida é a principal moeda de troca, Louison arranja um emprego no prédio que abriga o açougue Delicatessen. O novo funcionário acaba se envolvendo com a filha do sanguinário açougueiro. Perseguido, o rapaz precisa escapar do pai ciumento, que têm planos macabros para sua carne. Babado.

A Comilança

Um grupo de amigos entediados resolve cometer suicídio em grupo, numa reunião com muita comida e mulheres, onde a idéia é comer até morrer. Uma prato cheio para os chegados ao grotesco e à escatologia.

Chocolate

Em 1959, Vianne abre uma loja de bombons e chocolates com a sua filha. Mãe solteira, trabalhadora e independente, ela enfrenta a oposição conservadora dos habitantes, que pretendem expulsá-la. Tudo muda quando ela encontra um novo - e delicioso - amor.

Julie & Julia

A história real de Julie Powell que, apesar do emprego de secretária, decide cozinhar, em um ano, as 524 receitas da renomada cozinheira Julia Child, do livro Mastering the Art of French Cooking, e narrar suas experiências em um blog. Dá até vontade de fazer o mesmo!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 2 Dez 2014.