Guia da Semana

Blockbuster não está com nada. Os filmes sul-americanos estão fazendo cada vez mais sucesso, tanto por aqui, quanto no exterior. Apesar de grande parte das produções não ter muito recurso, talento é o que não falta nestas terras.

+ 16 músicas que vão te ajudar a relaxar
+ O disco de vinil voltou com tudo; descubra onde encontrá-lo em SP

+ Maneiras criativas de espalhar arte e cultura pela cidade

Confira alguns dos maiores títulos de países hermanos como Argentina, Peru, Chile, Uruguai, Bolívia e Venezuela.

Pelo Malo – Venezuela

O filme, dirigido pela cineasta Mariana Rondón, foi lançado em abril deste ano e exibido em mais de 40 festivais internacionais.

Ele conta a história de Junior, Samuel Lange Zambrano, um menino de nove anos que sonha em alisar os cabelos crespos para ficar parecido com um cantor da moda, mas para tal precisa bater de frente com a mãe, que não é muito fã da ideia.

Nove Rainhas – Argentina

Este filme, que tem Ricardo Darín no papel principal, fez sucesso no Brasil. A produção, dirigida por Fabián Bielinsky, foi indicada na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e ganhou, no Festival Latino Americano de LLeida, os prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor.

O filme conta a história de dois malandros que estão prestes a dar um grande golpe, vendendo a um colecionador a falsificação de selos muito raros, chamados de Nove Rainhas.

Um Conto Chinês - Argentina

Sebastián Borensztein é o nome do diretor desta comédia dos hermanos. O filme fala sobre o estranho aparecimento de um chinês na vida de um argentino mau humorado, que coleciona notícias estranhas. O imigrante não fala uma palavra em espanhol, não possui nenhum documento e acaba ficando hospedado na casa do argentino, interpretado por Ricardo Darín.

A produção recebeu boas críticas e ganhou os prêmios de Melhor Filme, em Goya e no Festival de Roma.

Gloria - Chile

Gloria estreou no início deste ano. O filme foi dirigido Sebastián Lelio e rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz para a protagonista Paulina García, no Festival de Berlim, no ano passado.

O filme fala sobre uma mulher de 58 anos, solitária, que sai para dançar em bailes da terceira idade e acaba conhecendo um oficial da marinha, com quem começa um relacionamento.

No – Chile

O filme de Pablo Larraín, estrelado por Gael Garcia Bernal, é uma boa opção para quem quer conhecer um pouco mais da história do Chile e do governo do ditador Augusto Pinochet.

A história se passa no final dos anos 1980 e mostra um plebiscito realizado por Pinochet para definir se ele continuaria ou não no comando do Chile. O governo, que deseja se ver livre do ditador, contrata René Saavedra, interpretado por Gael, para encabeçar a campanha conta o governante.

Medianeras – Argentina

Gustavo Taretto é o diretor desta comédia romântica argentina. O filme fala sobre Martin, Javier Drolas, um designer depressivo que não sai muito de casa e acaba conhecendo, através da internet, Mariana, vivida por Pilar López de Ayala, igualmente depressiva e desiludida.

O Homem ao Lado – Argentina

O Homem ao Lado, de Gastón Duprat e Mariano Cohn, é uma comédia de humor negro que fala sobre uma briga de vizinhos.

Leonardo, interpretado por Rafael Spreguelburd, vive uma vida tranquila em uma casa com a esposa, a filha e a empregada, até que seu vizinho, interpretado por Daniel Aráoz, faz uma janela que dá diretamente para dentro de sua casa.

O filme, além de divertido, foi bastante premiado em diversos festivais de cinema.

Violeta Foi Para o Céu – Chile

O filme, dirigido por Andrés Wood, é baseado na vida da cantora chilena Violeta Parra. A produção fez tanto sucesso que chegou a ser o filme chileno mais visto de 2011. Ele também foi indicado pelo Chile para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ao Goya.

La Demora – Uruguai

La Demora foi dirigido por Rodrigo Pla, em 2012, e fala sobre uma mãe solteira que passa por dificuldades financeiras e também precisa cuidar do pai. Não conseguindo nenhum abrigo para colocá-lo, ela o abandona em um banco de praça para que a prefeitura coloque ele em um abrigo especializado.

Os atores Roxana Blanco e Carlos Vallarino receberam os prêmios de melhor ator e melhor atriz, na Mostra de Cinema Llatinoamericà de Catalunya pelo filme.

Zona Sur – Bolivia

O título do filme de Juan Carlos Valdivia faz uma menção a região onde vivem as pessoas mais ricas da Bolivia, a zona sul. Nela, vivem Carlota, os três filhos e dois empregados de origem indígena.

A história ronda a decadência financeira do clã, que não consegue mais manter o mesmo estilo de vida. A produção, de alto teor crítico e social, ganhou diversos prêmios em festivais pelo mundo.

Teta Assustada – Peru

O filme peruano dirigido pela cineasta Claudia Llosa foi o grande vencedor do Festival de Berlim no ano passado, além de ter recebido prêmios também em Gramado e Guadalajara.

A história da produção cerca uma lenda dos Andes, em que mulheres estupradas passariam para os filhos uma doença através do leite materno. Este é o caso da protagonista, Fausta, vivida por Magaly Solier, que após a morte da mãe tem que enfrentar alguns de seus maiores medos.

La Playa – Colombia

O filme colombiano de Juan Andrés Arango fala sobre um jovem negro, Tomás, que precisou fugir da aldeia onde vivia para Bogotá, capital da Colombia, por conta da guerra.

O irmão de Tomás, Jairo, desaparece e ele sai em sua busca com a ajuda de outro irmão, Chaco.

Por Mariana Zoboli do Carmo

Atualizado em 4 Set 2014.