Guia da Semana

Já faz um bom tempo que o cinema prestigia a mitologia e produz grandes filmes sobre os heróis da antiga Grécia. Com certeza você já ouviu falar de um deles, talvez Hércules, Zeus ou Leônidas. Que tal conhecer alguns filmes que contam a história desses grandes mitos?

+ 8 mitos e verdades sobre bebida alcoólicas
+ Mitos e verdades sobre tatuagens e piercings
+ As vantagens de ter 20 e poucos anos

Beowulf


Lenda: O herói nasceu de um poema anglo-saxão medieval que contava a história de um homem com uma força fora do comum e que demonstrava enorme coragem, por isso ele se destacava nas guerras contra seres fantásticos. O herói também era muito conhecido pelo respeito que exercia diante de seus reis, Hrothgar e Hygelac.

No começo do poema, Beowulf viaja até a corte do rei dinamarquês para derrotar o monstro Grendel que assombrava a população. Ao matá-lo com as próprias mãos, o herói se vê ameaçado pela mãe do monstro que deseja a vingança e é morta também. O rei Hrothgar recompensa Beo com diversos presentes valiosos como eterna gratidão.

Ao voltar para sua terra, o herói é coroado após a morte de seu tio que era rei. Ao decorrer do seu reinado um grande dragão desperta de seu sono e ataca o reino, levando Beowulf a encontrá-lo em sua caverna e matá-lo, tudo com a ajuda de seu amigo e guerreiro Wiglaf. No final do poema, descobrimos que, pelos ferimentos do combate, o herói não aguentou e morreu.

Troia


Lenda: O poema do Ciclo Troiano conta a história completa da guerra de Troia. Segundo a versão do poema que dizem ser a mais verídica entre todas elas, tudo aconteceu quando os aqueus atacaram Troia para salvar Helena, que havia sido raptada por Páris.

Esta guerra durou cerca de 10 anos e milhares de soldados foram mortos, entre eles os heróis Heitor e Aquiles. Como um meio de desistência e em nome da paz, Odisseu resolveu presentear os troianos com um enorme cavalo de madeira. Após uma noite repleta de comemorações e regada à vinho, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, portas do grande cavalo de madeira se abriram e diversos soldados gregos começaram a sair de dentro do animal e abrir as portas da cidade para que os outros pudessem entrar e atacar Troia até o seu fim.

Alexandre


Lenda: Conta a história de Alexandre, um homem com grandes ideias e ambicioso que acreditava que o mundo poderia ser governado por um único rei, o herói lutou e antes de morrer conseguiu conquistar cerca de 90% de todo o planeta durante sua vida.

Ptolomeu dizia que Alexandre era um deus, a mãe do herói já havia dito que ele era filho de Zeus, mas poucos acreditavam em sua palavra devido as semelhanças com seu “verdadeiro” pai, o rei Filipe II.

Imortais


Lenda: Anos após a famosa guerra dos titãs, o rei Hiperião declara uma guerra contra a humanidade. Ele vai em busca do Arco de Épiro, arma lendária criada pelo deus do submundo Hades, que lhe permitirá libertar os titãs de Tártaro e finalizar sua vingança contra os deuses do Olimpo. Para que isso não acontecesse, Zeus decide convocar um homem para acompanhar sua sacerdotisa Phaedra e um escravo. Tudo isso para que os titãs não fossem libertados e acabassem com a Terra.

300


Lenda: A história fala sobre a Batalha de Termópilas, quando 300 guerreiros comandados pelo rei Leônidas lutaram até a morte contra o exército de Xerxes na Grécia. Tudo virou lenda devido a grande desproporção no número de guerreiros de cada um. Enquanto o rei Leônidas tinha mais ou menos 7 mil soldados, Xerxes lutava com mais de 300 mil homens. O exército de Esparta lutou bravamente, mas devido ao número inferior de guerreiros, acabaram perdendo rapidamente.

Por Juliane Romanini

Atualizado em 20 Mai 2014.