Guia da Semana

A música eletrônica acaba de ganhar mais um filme para DJ nenhum botar defeito. Estamos falando de "Eden", novo longa da diretora francesa Mia Hansen-Love. Apesar de integrar o circuito alternativo das salas brasileiras, o longa, cuja estreia está marcada para o dia 19 de março, merece ficar no radar dos cinéfilos e, é claro, amantes do gênero.

+ Bê-a-ba da música eletrônica
+ 8 documentários sobre música
+ 10 dramas que só quem é viciado em música vai entender

"Eden" retrata a vida de Paul, um adolescente francês apaixonado por música que, junto com o seu melhor amigo, decide arriscar-se como DJ. É pelos olhos da ficção que o filme recria um cenário fiel da ascensão da eletrônica, que teve na França um de seus principais expoentes. Por trás do protagonista, a trajetória do Daft Punk entra em cena, não só na trilha sonora, mas também como personagens. O ObaOba conferiu o filme e te conta 8 curiosidades. Confira!

1. Documentário ou ficção? Essa mistura de gênero vem aparecendo cada vez mais no cinema e é interessante por fugir dos tradicionalismo de cada um;

2. "Eden" entra no time de filmes como "Hey DJ" e "Berlin Calling", essenciais aos amantes da música eletrônica e sua história;

3. "Eden" não é um filme sobre o Daft Punk, mas...

4. Embora o duo não seja o foco, eles fazem parte da trama, tanto nas cenas, quanto na trilha;

5. O longa é, na verdade, baseado na carreira do DJ Sven Løve, dando à trama um gostinho ainda mais real...

6. E tem mais: a diretora Mia Hansen-Love teve ajuda do irmão na concepção do roteiro - figura importante dos movimentos french touch e garage, ambos retratados no filme.

7. "Eden" concorreu ao prêmio de melhor filme no Festival de San Sebastián e, apesar de não levar a estátua, quase chegou lá!

8. O filme foi recomendado por publicações importantes, como Variety e Vanity Fair, além de sites especializados, como o Slant Magazine e o The Playlist.

Confira o trailer!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 18 Mar 2015.