Guia da Semana

Conhecidas por prender o público em tramas tensas e intrincadas, as séries policiais angariaram muitos fãs ao longo das últimas décadas. De Miami Vice a The Shield, cada uma foi conquistando audiência a sua maneira. E o gênero continua inspirando novas histórias - no dia 28 de janeiro a TV Globo estreia sua nova série policial, A Teia, que retrata um grande roubo de carga no aeroporto de Brasília.

+ Saiba tudo sobre a minissérie "A Teia", da Rede Globo
+ Confira o calendário de séries que estreiam este ano
+ Conheça as melhores séries para assistir no Netflix

Seja com um mistério que segue até o fim da série ou com casos que se resolvem ao final dos episódios, cada atração tem uma dinâmica diferente. Quando o formato agrada, surgem vários spin-offs de um mesmo programa, como CSI e Law & Order, por exemplo, com várias séries derivadas que enraizaram seu estilo.

Confira abaixo uma lista com as melhores séries policiais de todos os tempos:

CSI: Crime Scene Investigation (2000)

Também conhecida no Brasil como CSI Las Vegas, a famosa série policial relata as investigações dos cientistas forenses do Laboratório de Criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Desde 2000 no ar, a atração foi renovada para sua 14ª temporada. A receita de sucesso, com a resolução de casos misteriosos, foi utilizada em mais duas séries nos mesmos formatos: CSI: Miami (2002) e CSI: New York (2004), ambas já canceladas. No Brasil, CSI é transmitido na Sony e seus spin-off's no canal AXN.

Miami Vice (1984)

Quase uma lenda das séries policiais, Miami Vice foi um dos programas de maior sucesso na TV nos anos 80. Os policiais James “Sonny” Crockett (Don Johnson) e Ricardo “Rico” Tubbs (Philip Michael Thomas) enfrentavam o submundo dos cartéis, corrupção e tráfico de drogas. Bastante agressivos e sempre cheios de estilo, eles dispensavam a farda para trabalhar. Johnson e o coadjuvante Edward James Olmos receberam o Globo de Ouro por suas atuações. Um filme inspirado na série foi lançado em 2006, com Colin Farrell e Jamie Foxx.

Law & Order (1990)

Outra série que ganhou vários spin-offs devido ao seu sucesso foi Law & Order, que originou Law & Order: Special Victims Unit, Law & Order: Criminal Intent, Law & Order: Trial by Jury e Law & Order: Los Angeles. O formato é diferente: na primeira metade de cada episódio, a investigação se desenrola, na segunda, os promotores tentam incriminar os réus. A série foi cancelada em 2010, depois de 20 anos no ar.

The Shield (2002)

A linha tênue entre o bem e o mal foi constantemente cruzada pelo Strike Team em The Shield. De 2002 a 2008, a série quebrou a fórmula convencional do gênero ao mostrar policiais que querem justiça no combate ao tráfico, mas são corruptos. Michael Chiklis é Vic Mackey, líder da tropa de choque da fictícia Farmington, em Los Angeles. A atração recebeu o Globo de Ouro de melhor série dramática.

Cold Case (2003)

No Brasil, Arquivo Morto, a série se passa na Filadélfia e desvenda os mistérios ocorridos no passado. Na atração, a detetive Lilly Rush (Kathryn Morris), da equipe de homicídios da polícia, é encarredada dos crimes que já foram arquivados e nunca resolvidos. Criado por Meredith Stiehm, o seriado foi cancelado em 2010.

Criminal Minds (2005)

Se não há mais pistas nem provas em um crime, a Unidade de Análise Comportamental do FBI entra em ação em Washington. Também conhecida como Mentes Criminosas, a série une agentes com especialidades específicas para resolver os crimes. No ar desde 2005, foi renovada para mais uma temporada. No Brasil, é exibida pelo canal da TV por assinatura AXN.

Por Luísa Venter

Atualizado em 4 Fev 2014.