Guia da Semana

Cinema e prostituição entram em cartaz no CCSP com a Mostra Prostituta. Entre os dias 20 de maio e 1 de junho, filmes que abordam o polêmico tema poderão ser conferidos no cinema do Centro Cultural. São ao todo 15 longas, de diferentes países e épocas. Se você está na dúvida de qual assistir, o ObaOba te conta quais são os nossos favoritos. Se liga!

+ Confira 13 filmes eróticos e polêmicos
+ Os diretores mais tarados do cinema
+ As melhores strippers do cinema

Elles (2012)


Em Elles, a diva do cinema francês Juliette Binoche vive uma jornalista em busca de uma história sobre prostituição. Ao ouvir as confissões das entrevistadas, ela começa a olhar a sua vida com outras perspectivas, principalmente em relação ao seu casamento.

Horários de exibição: quinta, dia 22, às 17h15 e terça, dia 27, às 19h45.

Um Alguém Apaixonado (2012)


Dirigido pelo mestre do cinema iraniano Abbas Kiarostami, Um Alguém Apaixonado narra o improvável relacionamento entre uma jovem estudante japonesa que se prostitui para bancar os estudos.

Horários de exibição: quarta, dia 21, às 17h15 e sexta, dia 30, às 19h45.

Jovem e Bela (2013)


Depois de viver a sua primeira experiência sexual, a jovem Isabelle começa a explorar a sua sexualidade e a ganhar dinheiro com isso. Suas experiências são relatadas ao longo do filme, retratando seus altos e baixos como prostituta de luxo.

Horários de exibição: sexta, dia 23, às 17h15 e quinta, dia 29, às 19h45.

Simon Killer ( 2012)


Narra a controversa e instigante história de Simon, um jovem misterioso que, após um término doloroso, decide passar um tempo em Paris. Sozinho pela capital francesa, ele se envolve com uma garota de programa. À medida em que a relação dos dois fica mais intensa, traços da personalidade se Simon são revelados.

Horários de exibição: sábado, dia 24, às 19h45 e sexta, dia 30, às 17h15.

A Glória das Prostitutas (2011)


Este belíssimo documentário investiga a prostituição em três diferentes pontos do mundo: Tailândia, Bangladesh e México. Sob um olhar despido de preconceitos, o filme se aprofunda no mundo da pobreza e violência desses países, para mostrar um lado ainda mais negro da prostituição.

Horários de exibição: quarta, dia 21, às 19h45 e domingo, dia 25, às 17h15.

#BÔNUS

Confissões de Uma Garota de Programa (2009)

Ninguém melhor que uma atriz pornô para interpretar uma garota de programa, certo? É o que acontece em Confissões de Uma Garota de Programa, em que Sasha Grey é uma prostituta de luxo em plena crise financeira dos Estados Unidos. Quando em contrapartida seu namorado passa a crescer profissionalmente, ela conhece um novo cliente que passa a desafiá-la na sua profissão.

Horários de exibição: sexta, dia 23, às 19h45 e domingo, dia 1, às 17h15.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.