Guia da Semana

A série 3%, que estreou no dia 25 de novembro na Netflix, é a primeira produção totalmente brasileira da empresa. Contextualizada num universo pós-apocalíptico, no qual o planeta encontra-se devastado por diversas crises, a maior parte da população vive no Continente - um lugar miserável e marginalizado, onde falta água, comida, energia e outros recursos.

A única chance de melhorar de vida e sair dali é passando pelo Processo, oportunidade que todo jovem recebe ao completar 20 anos. Somente 3% dos candidatos são aprovados e podem passar para o Maralto, uma ilha onde tudo é abundante e ninguém passa por dificuldades. É essa a realidade que a série nos apresenta, um futuro onde as tecnologias são extremamente avançadas - e cada vez menos humanas.

Ficou curioso? Então tá esperando o que para começar a assistir?! A primeira temporada já está disponível na Netflix e contém oito episódios. Confira 15 curiosidades sobre a série 3% que vão te deixar com mais vontade ainda de apertar o play:

1. A série pode ser vista em 190 países, pois foi dublada em inglês e espanhol e contém legendas em 20 idiomas diferentes.


Reprodução Netflix

2. Os criadores por trás de "3%" estudaram juntos na USP - e foi neste período em que tiveram a ideia da série.

3. O roteirista da série, Pedro Aguilera, tinha exatamente 20 anos na época da concepção de "3%".

4. Antes de se tornar uma série da Netflix, "3%" teve um episódio piloto divulgado no Youtube. Hoje ele já tem mais de 22 mil visualizações.


Reprodução Youtube

Assista aos episódios aqui.

5. Depois de assistir ao episódio piloto, muita gente queria ver a série inteira. Uma campanha no site Avaaz até foi criada para incentivar a Netflix a produzi-la - sem sucesso, pois só foram atingidas 36 assinaturas.

6. De acordo com os criadores, pelo menos 10 emissoras de TV recusaram o projeto de produzir a série.

7. Bianca Comparato (Michele) e Michel Gomes (Fernando) interpretam personagens de 20 anos, apesar de serem um pouco mais velhos do que isso.


Bianca Comparato, como Michele, e Michel Gomes, como Fernando (Pedro Saad / Divulgação Netflix)

8. Para viver o personagem de Fernando, Michel Gomes treinou com uma cadeira de rodas em casa por um mês. Além disso, ele ficava 15 minutos parado em frente ao seu prédio todos os dias - o que o fazia sentir mal, por causa dos olhares de pena das outras pessoas.

9. A série "3%" é o primeiro trabalho de Vaneza Oliveira (Joana) como atriz. Ela foi convocada a participar da produção por meio de um contato pelo Facebook.


Vaneza Oliveira, como Joana, e João Miguel, como Ezequiel (Pedro Saad / Divulgação / Netflix)

10. Aconteceu um episódio inusitado envolvendo Vaneza durante as filmagens: a atriz realmente dormiu no set, em uma cena em que deveria apenas fingir estar dormindo. A diretora gritou "ação" várias vezes, até ela finalmente acordar.

11. Apesar de se situar num universo pós-apocalíptico, a série foi gravada no centro da cidade de São Paulo - nos bairros de Heliópolis e Vila Madalena, no Parque da Juventude e na Ocupação do Cine Marrocos.


Reprodução Netflix

12. Além disso, há algumas cenas de praia que foram realizadas no Guarujá, litoral de São Paulo.

13. As cenas futurísticas do "Maralto" foram gravados na Arena Corinthians, pelo aspecto moderno e clean da estrutura.


Reprodução Netflix

14. Essa primeira temporada de "3%" gira em torno do Processo de número 104. Ou seja, presume-se que faz 104 anos que alguma coisa muito grave aconteceu com a Terra, iniciando todo este sistema.

15. A produção de uma possível 2ª temporada da série ainda não foi confirmada pela Netflix


Pedro Saad / Divulgação Netflix

10 rolês para fazer em São Paulo se você e seus amigos estão sem grana

Conheça a melhor parte da cidade: aquela que é gratuita ou bem baratinha! ♥

12 provas de que assistir filme em casa é melhor do que ir ao cinema

Sem filas, sem gastar dinheiro e com todo conforto que só a sua casa pode oferecer ♥

11 filmes da Netflix para se desidratar de tanto chorar

Prepare o seu chocolate e sua caixa de lenços

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 30 Nov 2016.