Guia da Semana

No ano passado, entre os dias 18 e 31 de outubro, rolou em São Paulo a 37ª edição da tradicional Mostra de Cinema. No meio da maratona cinematográfica, é difícil escolher quais títulos conferir e conciliar o tempo para tal. Perdeu algum destaque? Não se preocupe, muitos deles chegam aos cinemas em 2014 e o ObaOba te conta quais são! Se liga:

+ Tudo sobre a 37ª Mostra Internacional de Cinema
+ Filmes gays da 37ª Mostra Internacional de Cinema
+ Os 50 filmes mais esperados de 2014

Pais e Filhos

//Like Father Like Son, Japão, 2013

Um grande homem de negócios, obcecado pelo dinheiro e pelo sucesso, sofre uma grande transformação quando ele descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos. Estreia prevista: 10 de janeiro.

Instinto Materno

//Child's Pose, Romênia, 2012

Quando Cornelia descobre que seu filho se envolveu num trágico acidente, seus instintos maternais a levam a fazer de tudo para salvá-lo da prisão. Estreia Prevista: 17 de janeiro.

A Grande Noite

//Le grand soir, França/Bélgica, 2012

Not, autointitulado "o mais velho punk da Europa", passa os dias vagando por estacionamentos e insultando pessoas. Quando seu irmão fica desempregado, eles se juntam para pregar contra a propriedade privada. Estreia prevista: 24 de janeiro.

A Gaiola Dourada

//La Cage Doreé, Portugal/França 2013

Um casal português vive há 30 anos em um edifício em Paris. Ela, porteira, e ele, zelador. Ao conseguirem condições de realizar o sonho de retornar a Portugal, eles precisam lidar com o papel indispensável que assumiram no cotidiano de seus vizinhos. Estreia prevista: 31 de janeiro.

Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum

//Inside Llewyn Davis, EUA/França, 2013

Llewyn Davis é um jovem cantor de folk no universo musical de Greenwich Village em 1961. Enquanto um inverno rigoroso assola Nova York, o rapaz, sempre com o violão na mão, luta para ganhar a vida como músico e enfrenta obstáculos que parecem insuperáveis. Estreia prevista: fevereiro sem data.

O Grande Mestre

//Yi Dai Zong Shi, Hong Kong, 2013

A história verídica de Ip Man, o mestre de artes marciais que ficou conhecido no Ocidente por ter sido o mentor de Bruce Lee. Estreia prevista: fevereiro sem data.

O Que os Homens Falam

//Una Pistola en Cada Mano, Espanha, 2012

Oito homens de 40 e poucos anos sofrem de crise de identidade masculina. Todos têm uma confusão emocional em comum, e seus comportamentos formam um mosaico de emoções que muitos homens não revelam. Estreia prevista: 07 de março.

Cabelo Ruim

//Pelo Malo, Venezuela, 2013

O filme questiona o culto à beleza através da história de Junior, um garoto de nove anos com cabelo ~ruim~. Ao decidir alisá-lo para a sua foto no álbum de formatura, ele entra em conflito com a mãe. Estreia prevista: 18 de abril.

Miss Violence

//Miss Violence, Grécia, 2013

No dia de seu aniversário de 11 anos, Angeliki pula da sacada e morre com um sorriso no rosto. Enquanto a polícia e o serviço social tentam descobrir a razão para o aparente suicídio, a família da menina insiste que foi tudo um acidente. Estreia prevista: 16 de maio.

Club Sandwich

//Club Sándwich, México, 2013

Paloma e seu filho Hector estão passando as férias no litoral. Lá, Hector conhece Jazmin, uma adolescente com quem ele descobre os primeiros lampejos do amor e da sexualidade. Estreia prevista: 04 de julho.

Dark Blood

//Dark Blood, EUA/Reino Unido/Holanda 2012

Boy, um jovem viúvo de descendência indígena, mora num deserto contaminado por testes nucleares. Nesse lugar desolado, rodeado por bonequinhos “katchina” que a população indígena acredita possuírem poderes mágicos, ele aguarda o fim do mundo. Estreia prevista: 18 de julho.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.