Guia da Semana

Ah o outono, a estação do ano na qual o calor dá um descanso, as folhas caem e começa um novo ciclo da vida. Ok, pieguisses à parte, depois do verãozão que aguentamos esse ano, nada melhor do que uma boa dose de outono para dar um respiro.

+ Filmes para assistir juntinho
+ Filmes para assistir embaixo do cobertor
+ Filmes para assistir com o coração partido

E que estação melhor do que essa para ver filminho, debaixo do edredom, com chuva batendo na janela, e um ventinho frio entrando pela porta? <3 A seguir selcionamos uma lista de filmes que se passam no outono, em diversos lugares, com os cenários mais lindos. Tem comédia romântica, drama, ficção e terror.

Não perca:

Harry e Sally, Feitos Um Para o Outro (When Harry Met Sally)

Uma das comédias românticas mais conhecidas, estrelada pela antiga rainha do gênero água com açúcar, Meg Ryan e Billy Cristal. O longa, que se passa em várias estações do ano, merece destaque por uma das cenas mais clássicas de New York, no outono da cidade com ondas de folhas larnajas pelo chão. No filme, Harry e Sally são dois estudantes da Universidade de Chicago que se odeiam. Depois da formatura, acabam se vendo esporadicamente ao longo dos anos até descobrirem uma paixão. Concorreu a um Oscar e cinco Globos de Ouro.

Halloween

O outono não é bom apenas para filmes de amor. Halloween em sua versão original, de 1977/78, encaixa perfeitamente a frieza de Mike Myers com a estação, em sua busca implacável por Laurie (Jamie Lee Curtis). No longa, Mike tem 6 anos e, na noite de Halloween, mata sua irmã, Judith, depois dela ter transado com o namorado enquanto cuidava dele. Depois de 15 anos num sanatório por causa do assassinato, ele foge e volta, na mesma noite de Halloween, à sua cidade natal para perseguir a galera.

A Hora de Voltar (Garden State)

O clima fresquinho, chuvoso e melancólico do outono de New Jersey cabe como uma luva com a solidão da personagem de Zach em "A Hora de Voltar". No longa, Zach é um aspirante a ator viciado em lítio e remédios pesados em Los Angeles. Quando sua mãe morre, ele volta para sua cidade natal, NJ, depois de 9 anos fora, apesar de sua relação distante com o pai. Lá, ele descobre os caminhos que seus amigos tomaram na vida e conhece Sam, uma garota que é seu oposto: viva, colorida, divertida e mentirosa compulsiva. Sem os remédios e na companhia dela, ele vai se descobrir.

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off)

O longa, que na real se passa na primavera, foi filmado no outono de Chicago, e tem várias cenas cheias de folhinhas <3 No filme, considerado o mestre no campo da comédia dos anos 80, Ferris arquiteta um plano trabalhadíssimo para faltar na aula: enagana os pais, o colégio, tira suas faltas hackeando o pc da escola, e pega, junto com seu amigo Cameron, a Ferrari do pai dele. Depois de buscar mais uma amiga, eles partem para o centro da cidade para curtir o dia. Claro que muita confusão, problemas e milhares de risadas vão rolar, até que o diretor do colégio descobre a farsa e começa a tentar expor os meninos. É pra rir até passar mal.

Três É Demais (Rushmore)

Nesse longa de Wes Anderson, o outono é o pano de fundo dessa comédia dramática filmada no Texas. Wes, gênio que só ele, usa as mudanças do clima para ilsutrar as mudanças de humor do protagonista Max. A história gira em torno dele, estudante da escola de Rushmore, que além do colégio tem diversas atividades extracurriculares. Max é um apanhado de opostos: inteligente, maduro e interessante, mas egoísta, arrogante e mau aluno. Max se apaixona por uma professora infantil com o dobro de sua idade e se recuperando da morte do seu marido. Herman, um homem infeliz, mas bem sucedido, também se torna amigo de Max e resolve ajudá-lo na conquista. O que acontece é que ele também acaba se apaixonando por Rosemary, a professora. O resto é história que merece ser vista.

500 Dias com Ela (500 Days Of Summer)

Um dos filmes indie mais aclamados dos últimos tempos, como o nome diz, se passa em todas as estações do ano, durante o relacionamento de Tom (um mocinho meio sem sal que adora Smiths e acha que o amor é lindo) e Summer (uma garota meio bem resolvida, que não acredita no amor, também adora Smiths e troca de humor como quem troca de calcinha). Enquanto na primavera e no verão o caso dos dois está na melhor fase, cheio de amores e carinhos, é no outono que ocorre a separação, combinando o humor deprê de Tom com o clima. Outra curiosidade legal é que ao fim do filme, quando Tom se recuperou já de Summer, ele conhece Autumn (outono), e assim começa uma nova história de amor <3

Beleza Americana (American Beauty)

Esse clássico do cinema do começo dos anos 2000 tem uma das trilhas sonoras mais acertadas de todos os tempos. Minimalista, genioso e cheio de nuances, o longa se passa durante o outono, o que fica bem evidente na (genial) cena do saco plástico. A história acompanha Lester, um homem de meia idade com uma casinha bonita, esposa infiel, filha adolescente e trabalho horrível. Seus novos vizinhos são um ex coronel da marinha e sua família: uma esposa quieta e um filho traficante de maconha que filma tudo o que vê. Em plena crise da meia idade, Lester causa no trabalho, se demite, começa a trabalhar numa lanchonete, compra um carro esportivo, começa a malhar e a fumar maconha do filho do vizinho, além de dar em cima de uma amiga de sua filha. Enquanto o ex coronel acredita que Lester e seu filho estejam tendo um caso, Lester descobre a infidelidade da mulher e sua filha Jane se envolve com o filho do ex coronel. A história se desenrola de um jeito progressivamente tenso e niilista. O longa é um reflexo crítico da vida pós-moderna e do vazio existencial de toda uma geração, com pitadas sensuais e outras pervertidas.

Mensagem Para Você (You've Got Mail)

Olha lá Meg Ryan de novo em outra comédia romântica, também em New York, num outono maravilhoso e com Tom Hanks. No longa, ela é a dona de uma pequena livraria de esquina. Apesar de ter um namorado, ela se envolve em um relacionamento pela internet com NY152. Enquanto isso, Tom Hanks é o dono de uma mega livraria que pretende desbancar a de Meg Ryan, e também leva um relacionamento online, apesar de estar namorando. Joe (Tom Hanks) e Kathleen (Meg Ryan) tem mais em comum do que imaginam.

A Vila (The Village)

Nesse longa de suspense com um ar de conspiração, o pano de fundo também é o outono. Na história, um grupo de pessoas funda uma cidadezinha num lugar remoto na Pensilvânia no meio de uma floresta, onde querem criar seus filhos longe dos problemas e violência da vida na cidade. Mas o lugar é assombrado por criaturas horríveis e misteriosas que impedem qualquer um de sair de lá, enquanto Edward e Alice administram a comunidade. Quando Lucius se machuca e precisa de cuidados médicos, Ivy, uma garota cega da comunidade, cruza a floresta sozinha para encontrar remédios. A vida na cidade como eles conhecem, os segredos e a origem dos monstros mudam completamente. O filme é uma espécie de releitura de Chapeuzinho Vermelho.

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society)

Um outono maravilhosamente filmado é o cenário de onde se desenrola o longa. Robin Williams é um professor de literatura nada ortodoxo numa escola de garotos super cheia de regras e conservadorismo. Ele, em suas aulas, ensina seus alunos a seguirem seus próprios sonhos e gostarem dos escritores clássicos, abrindo seus olhos para o que a escola, os pais e a sociedade querem dele. Uma grande mensagem de carpe diem se desenrola no filme.

OBS: é bom lembrar que nos Estados Unidos e em outros hemisférios as estações do ano não são exatamente como no Brasil. Enquanto aqui estamos no inverno, lá é verão de vice-versa.

Por Julia Bueno

Atualizado em 20 Mai 2014.