Guia da Semana

Quem não gosta de um bom filme de terror? Daqueles que a gente nem consegue piscar os olhos depois que acaba de ver, muito menos dormir né. Vários dos filmes mais aterrorizantes e horripilantes foram inspirados em lendas urbanas, sabia disso?

+ Confira uma seleção com 31 filmes de terror
+ Confira as cenas de sexo mais famosas dos filmes de terror
+ 5 filmes de terror baseados em fatos reais

Listamos os melhores, com as histórias mais legais e arrepiantes. Quer ver?

Sexta-feira 13 (1980)

Lenda Urbana: Voorhees teria se afogado dia 13 de junho de 1958, uma sexta-feira, em Crystal Lake, por falta de atenção dos monitores que cuidavam das crianças acampadas ao redor do lago. Pamela, sua mãe, cuidava da cozinha no acampamento. A marca característica do personagem é a utilização de uma máscara de hóquei para ocultar o seu rosto.

Filme: Em 1958, um casal de adolescentes monitores em um acampamento dão uma escapadinha pra passar uma noite romântica, mas os dois acabam sendo perseguidos e mortos a facadas. Anos após o acontecido, o acampamento Crystal Lake resolveu reabrir suas portas e tentar passar por cima do trauma. Novos monitores são contratados e mais uma vez eles começam a desaparecer um por um.

Candyman (1992)

Lenda Urbana: Candyman era filho de um escravo que acumulou uma pequena fortuna fazendo máquinas de sapatos. Ele possuía um grande dom artístico e um fazendeiro acabou contratando o rapaz para pintar um quadro de sua filha, que acabou ficando grávida. O pai, cheio de raiva, mandou matar o homem. Os capangas do fazendeiro após perseguirem Candyman, amarraram ele, cortaram uma de suas mãos e jogaram mel por todo o seu corpo. Assim, várias abelhas picaram o seu corpo e ele acabou morrendo (por isso ficou conhecido por esse nome).

Filme: O filme é baseado no conto “The Forbidden”. Retrata a história de Candyman, uma lenda que as pessoas contavam pelos corredores de um subúrbio de Chicago. Elas diziam que se tratava do espírito de um escravo que usava um gancho na mão e que, quando incomodado, matava as pessoas que o invocavam. Para que ele aparecesse, alguém tinha que ficar diante de um espelho e sussurrar 5 vezes: Candyman.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

Lenda Urbana: Conta a história de Ewen, que nutria uma grande inveja e ódio pelo pai. Certa vez enfrentou seu pai na campo de batalha por uma grande disputa. O filho acabou sendo decapitado por um dos soldados de seu pai e existem vários relatos da aparição do cavaleiro por aí, ele anda em seu cavalo preto sem sua cabeça. Dizem que ele vem buscar a alma das pessoas no campo de batalha.

Filme: Uma série de assassinatos de pessoas inocentes acontece por anos no vilarejo de Sleepy Hallow. Um detetive nova-iorquino é chamado para resolver o caso e a população do lugar conta com os seus métodos excêntricos para acabar com o mistério. O que as pessoas não imaginam é que um ser sobrenatural pode estar por trás disso.

O Jogo do Espelho (2006)

Lenda Urbana: A lenda conta a história de uma menina chamada Mary que adorava se olhar no espelho. Certa vez dois enfermeiros tentaram estuprá-la e para se defender a menina arrancou o olho esquerdo de um dos homens. Assim ela ficou conhecida como Bloody Mary. Tempos depois, ela desaparece e por mais que as pessoas acreditem que ela tenha fugido, o seu corpo é encontrado nos túneis subterrâneos do hospital.

Filme: O roteiro do filme conta a história de 2 enfermeiras que resolveram fazer uma brincadeira com sua amiga que, segundo elas, “falava demais”. Elas foram até os túneis do hospital onde trabalhavam, que era o mesmo da lenda Bloody Mary, e desafiaram sua amiga a ir até o final do túnel e gritar a frase: I believe in Bloody Mary. O planejado era que um amigo assustasse a menina, mas quando ela começa a gritar no escuro e o cara aparece para cumprimentá-las, elas percebem que algo de errado está acontecendo.

A Bruxa de Blair (1999)

Lenda Urbana: Dizem que uma mulher chamada Elly foi acusada na cidade de Blair de ser uma bruxa. No inverno de 1771, ela foi condenada e expulsa do vilarejo, sendo deixada no meio da floresta, o que provavelmente causou sua morte. Após alguns anos do acontecimento, no inverno de 1786, várias crianças e adultos que acusaram Elly começaram a desaparecer, todos juraram nunca mais mencionar o nome dela novamente.

Filme: O filme conta a história de três estudantes que vão para as matas de Maryland fazer um documentários sobre a lenda da Bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Anos depois uma sacola de rolos de filmes e fitas são encontradas e revelam o que realmente aconteceu com as meninas.

Bônus:

Lenda Urbana (1998)

O filme conta a história de Natalie, uma estudante que, após perceber que uma série de crimes sádicos estavam sendo inspirados em lendas urbanas, resolve investigar o que há por trás da lenda urbana Pendleton, o massacre de vários alunos por um professor psicopata que se mata logo após cometer os assassinatos.

Smiley (2012)

Uma universitária descobre uma lenda que roda pelos corredores do campo onde jovens invocam um assassino através de um site pela webcam. Decidida a descobrir se os vídeos dos assassinatos são verídicos, ela entra em uma trama de muitas mentiras onde quem ri por último sempre ri melhor.

Atualizado em 20 Mai 2014.