Guia da Semana

Cinema é tudo de bom. Seja pra ver um filminho com o date, curtir uma sessão coração partido ou assistir com as amigas. E agora, em 2014, tem vários filmes que fazem aniversário, e que deixam todo mundo de boca aberta: Meu Deus, já faz tudo isso? Pois é.

+ 10 filmes indie para assistir nas férias de verão
+ Os 50 filmes mais esperados de 2014
+ 10 curiosidades sobre Ninfomaníaca, novo filme de Lars Von Trier

E o ObaOba, como está sempre super ligado nas curiosidades mais legais da sétima arte selecionou filmes must see, que fazem 10 e 20 anos em 2014, respectivamente, confira:

10 ANOS

1. Encontros e Desencontros

O melhor filme de Sofia Coppola, de longe, comemora bodas em 2014. Quem já viu o filme está com um sorrisinho nostálgico no rosto e na mente, a cena de Scarlett Johansson sentada na beira da janela de seu quarto de hotel olhando a cidade desconhecida láááá embaixo. Todo o amor que houver no mundo para esse filme <3

2. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

O terceiro filme da saga do bruxo, aquele que ele descobre que Sirius não é um psicopata em Azkaban e sim seu padrinho, que pode se transformar em um cachorro. Acho que é o primeiro Harry Potter em que a gente pode ver Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint com uma carinha menos 9 anos de idade e mais adolescente. Também tem cenas super bem produzidas de efeitos especiais, como as do hipogrifo.

3. O Dia Depois de Amanhã

Ok, todo ano milhares de sci-fy do fim do mundo saem, mas O Dia Depois de Amanhã bombou nos cinemas e fez todo mundo rachar de rir com a cena da rosquinha gigante rolando pela rua. A atuação é legal e os efeitos especiais foram super premiados. Acredita que já faz 10 anos?

4. Tróia

Brad Pitt em sua melhor (melhor, melhor) forma , interpretando Aquiles nesse filme é uma das poucas coisas que a galera lembra. Mas é legal ressaltar que o conto de Tróia é importantíssimo e super interessante, além de ressaltar as características dos Deuses gregos que fizeram eles tão populares na Grécia: eles são como humanos, tem raiva, se vingam, cometem pecados, muitos pecados.

5. Eu, Robô

Will Smith é um dos queridinhos do ObaOba, se quiser ver outros filmes do ator, clique aqui. Em Eu, Robô, ele vive em uma realidade cercada por robôs e é um policial super sério que não vai muito com a cara dessas máquinas. Os robôs seguem as "três leis" que, basicamente, impedem eles de fazer mal a qualquer humano. Mas quando um assassinato acontece e um robô parece ter respostas humanas às acusações, Spooner (Will) vê que as coisas estão prestes a mudar. O filme é uma "brincadeira" com as três leis da robótica dos contos de Isaac Asimov e se passa em 2035.

6. Collateral

Um Tom Cruize grisalho e alucinado e um Jamie Foxx da paz são as estrelas desse longa que completa 10 anos em 2014. No filme, Tom Cruize pega o táxi de Jamie Foxx e, sob a mira de uma arma, obriga o coitado a levá-lo para 7 lugares onde ele comete assassinatos. Meio sequestrado, meio puto e meio sem nada a perder, Jamie Foxx se envolve na trama tentando impedir Tom Cruize. Aliás, Jamie ganhou Oscar por sua atuação no filme.

7. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

Ai esse filme <3 Até que ponto um coração partido pode ser remendado, e "se for para ser, será" acho que são as duas principais lições do filme que virou sucesso cult. Jim Carrey (você vai ver bastante dele nessa lista) e uma Kate Winslet com várias cores de cabelo vão fazer você chorar rios de lágrimas e abraçar o travesseiro nesse filme de arrepiar cada pelinho do seu corpo.

8.Closer<

Inspirado em uma peça de teatro, o filme com Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen é um drama para assistir colado na tela. O swing dos casais, os diálogos irresistíveis e as cenas de Natalie Portman de peruca neon fazendo strip fazem o filme merecer centenas de assistidas. Sem contar na frase clássica tanto da versão teatral como do filme, que depois seria incorporado pela banda Panic At The Disco: mentir é a maior diversão que uma garota pode ter sem ter que tirar a roupa (lying is the most fun a girl can have without taking her clothes off).

9. Kill Bill I e II

Com roteiro e direção de Quentin Tarantino, é uma de suas obras mais longas e consagradas. Depois de Pulp Fiction, Tarantino se junta com Uma Thurman mais uma vez para fazer o mix de filmes asiáticos de vingança, lutas, sangue e quadrinhos com western italiano e pinceladas de cultura pop. Os dois filmes foram feitos juntos, mas separados (já que até Lars Von Trier sacou que ninguém fica mais de 3 horas num cinema).

10. Má Educação

O filme super gracinha de Pedro Almodóvar e figurinos de Jean-Paul Gaultier merece destaque na listinha por causa da aborgadem sobre amor, culpa, gêneros, infância, cinema e medo no longa que se passa em um colégio religioso na década de 60 com dois garotos e um padre, e mais tarde, nos anos 70 e 80 com as mesmas três personagens em outro ponto de suas vidas.

Bônus: Nascidos em Bordéis

Esse documentário, que também faz 10 anos em 2014, vale os 84 minutos (ele pode ser encontrado, na íntegra, no Youtube) com certeza. O doc acompanha a passagem da fotógrafa Zana Briski

20 ANOS

1. True Lies

Esse longa foi marromenos inspirado em um filme francês e é super lembrado até hoje pela atuação de Jamie Lee Curtis. A esposa de Schwarzenegger tem destaque na trama, especialmente em sua atuação "sensual" em algumas cenas do filme. Ficamos torcendo por uma edição especial de aniversário em Blue Ray.

2. Flintstones

O longa metragem de um dos desenhos mais legais dos anos 90 fez totalmente juz à fama do desenho. Dos detalhes à semelhança genial de Fred com o ator que o interpretou, John Goodman (que aliás perdeu bastante peso de lá para cá, palmas), o filme deixou saudades.

3. Pulp Fiction

Uma das obras primas de Tarantino, especialmente no quesito trilha sonora, teve interpretações premiadas de John Travolta e Uma Thurman. Aliás, essa foi apenas a primeira parceria de Tarantino com Uma. É para ver e rever centenas de vezes.

4. Natural Born Killers

Outra obra prima dos anos 90, nos qual Juliette Lewis interpreta seu papel maluco e inconstante com maestria (aliás ela é muito boa em papéis difíceis) deixou algumas cenas gravadas na memória da galera por duas décadas. Se não viu, veja, se já viu, assista de novo!

5. Ace Ventura

Quem não lembra do papel que lançou a carreira de Jim Carrey no cinema? Saudades eternas do investigador mais genial do cinema. Agora um fato que vai te assustador mais ainda: o ator já está na casa dos 50 anos.

6. Velocidade Máxima

Keanu Reaves bombou em outro papel além de Matrix gente, lembra? Em 1994 Velocidade Máxima foi um super sucesso de bilheteria e rendeu bastante atenção para Keanu e Sandra Bullock (que também fez sucesso em mais filmes do que Miss Simpatia, risos).

7. Forrest Gump

Esse foi o filme que conquistou mais audiência e dinheiro em 1994 nos cinemas. Tom Hanks faz o papel do queridíssimo Forrest Gump que viaja ao redor do mundo e tem um timming perfeito, estando sempre no lugar certo, na hora certa, para mudar o curso das coisas <3

8. O Máscara

A gente do ObaOba a-d-o-r-a o Jim Carrey, aliás, clique aqui para ver a lista de filmes mais legais do ator. No primeiro filme d'O Máscara, inspirado nos quadrinhos, a atriz que foi "lançada" é ninguém menos do que Cameron Diaz, a gata de Charlie's Angels. Impossível não amar o filme.

9. O Riquinho

Macaulay Culkin em seu último filme depois da saga Esqueceram de Mim, antes de ficar 6 anos em casa de castigo (risos). Aliás, quem depois desse filme não ficou louco para ter um mordomo? O filme foi inspirado no desenho animado Rico Riquinho (no qual o menino tinha uma franquia do McDonald's dentro da propriedade).

10. Rei Leão

O filme que teve a maior bilheteria ano 1994, ganhou também prêmio de maior quantidade de crianças chorando por sessão e levou para casa ainda troféu de maior bilheteria de animação da história (sendo desbancado por Nemo, quase 10 anos depois). Chuva de lágrimas para o filme mais marcante da infância de muita gente poraí. Hakuna Matata!

Por Julia Bueno

Atualizado em 20 Mai 2014.