Guia da Semana

Está cansado da mesmice que passa na TV e nas telas do cinema? Então, não se preocupe, pois sempre há alternativas legais para você adquirir cultura se divertindo ao mesmo tempo com os filmes.

+ 10 filmes imperdíveis que você (provavelmente) ainda não conhece
+ Assista 10 clipes de músicas famosas inspirados em filmes cult
+ Conheça 7 livros sobre música que você tem que ler

Visando uma vida mais artística, o ObaOba resolveu fazer uma seleção com os melhores filmes sobre arte e moda, para você arrasar quando for conversar com aquele seu amigo mais cult. Tome nota:

Frida (2003), de Julie Taymor

O filme dirigido por Julie Taymor retrata a arte genial da mexicana Frida Kahlo e como ela tornou-se um mito, além de seus vários relacionamentos amorosos, com homens e mulheres, entre eles o pintor Diego Rivera e Leon Trotski. O filme também traz uma das melhores atuações da atriz Salma Hayek, no grande papel de Frida.

Moulin Rouge (2001), de Baz Luhrmann

A clássica película conta a história de Christian, um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que decide se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá, ele recebe o apoio do pintor Henri de Toulouse-Lautrec, filho de família rica, que era presença constante no famoso cabaret, onde desenhava as dançarinas, o grande tema de sua obra. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine, interpretada por Nicole Kidman, a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

Van Gogh (1991), de Maurice Pialat

Entre as várias biografias do pintor holandês e mestre do impressionismo, a versão de Maurice Pialat é sem dúvidas a melhor. O filme retrata os últimos 67 dias de vida de Van Gogh, interpretado por Jacques Dutronc, em 1890 quando se muda para os arredores de Paris para tratar-se, mas acaba se matando.

Caravaggio (1986), de Derek Jarman

A linda biografia do pintor italiano Michelangelo da Caravaggio, um dos maiores nomes do Renascimento, apresenta ao espectador aspectos da vida do artista, que vão desde a infância e decepções no início da carreira até a sua sexualidade, relação com o poder e com modelos, tudo que definiu a sua obra.

Os Amores de Picasso (1996), de James Ivory

Em 1943, o famoso pintor Pablo Picasso, interpretado brilhantemente por Anthony Hopkins, no auge de sua carreira convida a jovem Françoise Gilot, de 23 anos, para morar com ele. Os dois vivem 10 anos juntos, têm dois filhos, mas a infidelidade explícita do artista acaba por destruir a relação. Fantástico!

Pollock (2000), de Ed Harris

Interpretado pelo próprio diretor, o filme reproduz a história de Jackson Pollock, o primeiro grande artista plástico norte-americano, que de querido da imprensa cai em depressão e num comportamento contra si mesmo, entra numa espiral decadente destruindo o seu casamento, a promissora carreira e a própria vida.

Basquiat - Traços de uma Vida (1996), de Julian Schnabel

O filme mostra como o jovem artista de rua Jean Michel Basquiat, um dos maiores de todos os tempos, em 1981 foi descoberto por Andy Warhol e teve uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes. Só que esse sucesso repentino e inesperado teve um preço muito alto. Ótimo filme e ótima atuação de David Bowie como Andy Warhol.

Sabrina (1954), de Billy Wilder

Não tem como falar de moda e arte no cinema sem citar Audrey Hepburn e o famoso vestido Givenchy branco usado por Sabrina na festa dos Larrabee. Na comédia romântica, Sabrina e David vão se casar, mas se o provável casamento acontecer uma lucrativa fusão ficaria prejudicada. Assim, para o bem dos negócios da família, o irmão de David e empresário decide intervir, mas também acaba se apaixonando pela moça.

Blow Up - Depois Daquele Beijo (1966), de Michelangelo Antonioni

O filme preferido de nove a cada dez fotógrafos, conta a história de Thomas, um fotógrafo de moda que tira fotos indiscretas de um casal brigando no parque e, depois de ampliar as imagens, começa a pensar que fotografou um crime. O filme tem participação da super modelo alemã Veruschka e da cantora Jane Birkin.

Prêt-à-Porter (1994), de Robert Altman

A comédia de humor negro do diretor Robert Altman faz uma crítica à futilidade do mundo da moda e traz no elenco nomes como Sophia Loren, Marcello e Chiara Mastroianni, Anouk Aimée, Jean-Pierre Cassel, Kim Basinger, Julia Roberts, Forest Whitaker e mais aparições de Cher, Jean-Paul Gaultier, Carla Bruni, Linda Evangelista, Naomi Campbell, Christy Turlington e quase todo mundo que era alguém no mundo da moda nos anos 90. Muito divertido!

Coco Antes de Chanel (2009), de Anne Fontaine

O longa conta parte da trajetória da célebre estilista francesa Gabrielle Chanel, criadora de peças que se tornaram ícones de elegância: o pretinho básico, a sapatilha bicolor e a bolsa de matelassê com alça de corrente são alguns exemplos. O filme mostra os anos de preparação de Chanel até chegar ao sucesso, partindo do momento em que ela é deixada em um orfanato na infância.

O Diabo Veste Prada (2006), de David Frankel

Um dos mais populares filmes sobre moda, o longa é uma adaptação do livro homônimo escrito por Lauren Weisberger, ex-assistente pessoal de Anna Wintour, editora da Vogue. No filme, Meryl Streep assume o papel enquanto Anne Hathaway vive a jovem jornalista que estagia e sofre bullying na revista.

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 20 Mai 2014.