Guia da Semana

Se hoje o grafite é reconhecido como arte e até ganhou o espaço nos museus, nem sempre foi assim. Trata-se de uma cultura de rua, marginal e sempre relacionada a outras manifestações urbanas, como o hip hop. Para comemorar o Dia do Grafite, acabar com os preconceitos e reinterar o seu caráter político, o ObaOba separou 8 documentários para você entender e conhecer melhor a história do movimento. Se liga!

+ Aprenda a reconhecer um grafiteiro
+ Conheça o canal de Cultura do Portal ObaOba
+ Descubra 5 lugares para você ver arte ao livre em SP

Style Wars
(dir. Tony Silver, 1983, EUA)

Style Wars é um documentário indispensável para entender a cultura urbana em Nova York no início dos anos 1980, trazendo à tona os grafites realizados no metrô. É a celebração de uma era de ouro da criatividade e transgressão em uma cidade (e mundo) em crise.

Beat Street
(dir. Stan Lathan, 1984, EUA)

Outro filme importante para entender o nascimento do street art americano é o Beat Street. O musical não só engloba a cultura do grafite, como também o hip hop e o breakdancing.

Piece by Piece
(dir. Nic Hill, 2005, EUA)

Piece by Piece traz um corte mais específico do movimento do grafite americano, focando na cidade de San Francisco em uma retrospectiva de 20 anos.

Infamy
(dir. Doug Pray, 2005, EUA)

Em Infamy, alguns dos nomes mais importantes do grafite americano (Claw Saber, Toomer, Enem e Earsnot) são analisados por Roger Gastman, guru quando o assunto é street art.

Art Inconsequence | Advanced Vandalism
(dir. Claude Berri + François Dupeyron, 2007, Alemanha)

Art Inconsequence traz a importante discussão sobre o papel do grafite na arte. Quando, para muitos, o movimento trata-se apenas de mera "pixação", outros enxergam um verdadeiro nascimento de um novo formato artístico.

Bomb It
(dir. Jon Reiss, 2007, EUA)

Com uma perspectiva história muito interessante, Bomb It explora a evolução do grafite em uma jornada que se inicia na arte ancestral, passa por Picasso e chega na cultura hip hop dos anos 70.

Exit Through the Gift Shop
(dir. Banksy, 2010, UK)

Dirigido por ninguém menos que Banksy, Exit Through the Gift Shop narra a história, supostamente real, de Thierry Guetta, um videomaker francês que é convidado a registrar os expoentes da street art, e acaba por se tornar um grafiteiro também.

Cidade Cinza
(dir. Marcelo Mesquita + Guilherme Valiengo, 2013, Brasil)

Cidade Cinza acompanha osgêmeos, Nunca e Nina na repintura de um enorme mural em São Paulo que foi apagado, abrindo nossos olhos para as cores deste grupo de artistas e questionando o cinza que cerca nossas vidas nas grandes metrópoles.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.