Guia da Semana

O segundo dia da Comic Con Experience 2015, evento de cultura pop que começou na última quinta-feira em São Paulo, foi um teste de ferro para a organização da feira – maior e mais ambiciosa que a edição inaugural, realizada em 2014. Nesta sexta, 4 de dezembro, subiram ao palco alguns dos principais convidados da convenção: o autor e desenhista Frank Miller, criador de “O Cavaleiro das Trevas” e “Sin City”, e o elenco das séries “Jessica Jones” e “Sense8”, ambas da Netflix.

Como o primeiro dia de evento havia sido marcado por problemas na programação do auditório Cinemark, como atrasos significativos em alguns painéis, desinformação por parte do staff e falhas na projeção (provocadas por uma queda de luz, segundo os organizadores), havia uma preocupação crescente em relação às atrações da sexta-feira. Felizmente, a maior parte dos erros foi corrigida.

Quem veio com a intenção de conferir a última atração (o painel da Netflix) precisou passar o dia inteiro na fila, ou dentro do auditório, para não perder a chance de ver seus artistas favoritos de perto. Isso porque a sala teve muito pouca rotatividade e muitos dos espectadores dos primeiros painéis preferiram garantir seus lugares ficando por ali mesmo, especialmente depois da confusão do dia anterior. Apesar disso, a transmissão das palestras simultaneamente no telão externo ajudou a evitar frustrações para quem não conseguiu entrar.

Pontualidade, desta vez, não foi um problema. Às 16h30, Miller foi recebido com alvoroço no palco e entrevistado brevemente por Marcelo Hessel, do Omelete, antes de responder a perguntas do público. Durante o painel, revelou que planeja mais um episódio para os quadrinhos de Sin City, entitulado “Sin City 1945”, que iniciará após o término de “O Cavaleiro das Trevas III”, que discutirá no painel deste domingo, às 16h.

Às 18h30 em ponto, foi a vez da Netflix mostrar a que veio, apresentando conteúdo inédito (um trailer da sequência de “O Tigre e O Dragão”, um clipe da segunda temporada de “Demolidor” e um vídeo com os bastidores de “Jessica Jones) e trazendo diante do público cinco convidados selecionados a dedo. De “Jessica Jones”, série original do universo expandido da Marvel, vieram Krysten Ritter, que interpreta a personagem-título, e David Tennant, vilão da série e ex-Doctor Who. Já de“Sense8”, obra dos irmãos Wachowski, quem participou do debate foram os atores Aml Aimeen, Alfonso Herrera e Jamie Clayton.

Clayton, simpática e expansiva, se revelou fã de Ritter e de “Demolidor” e reafirmou sua alegria ao ver a repercussão de sua personagem (uma transsexual escrita e interpretada por transsexuais) por todo o mundo, inclusive no Brasil. “O amor nem sempre se parece com o que você é ensinado a acreditar que parece”, declarou, tendo sua voz logo encoberta pelos gritos enlouquecidos do público. Ela também provocou os fãs, dizendo que foi quem teve a ideia da cena mais polêmica da série, uma sequência de sexo grupal entre os oito protagonistas.

Já Aml, bem-humorado, confirmou o que todos os fãs da série já sabiam: que é preciso passar do terceiro episódio para se apaixonar. “Acho que minha sensação ao ler o roteiro foi exatamente como a de vocês: fiquei fascinado pelos personagens, mas confuso num primeiro momento. Mas basta passar o terceiro episódio que a série conquista você”. O ator, que se disse apaixonado por música, encerrou o bate-papo puxando um coro da canção “One Love”, de Bob Marley.

A CCXP 2015 segue até o dia 6 de dezembro no São Paulo Expo, mas não há mais ingressos disponíveis na bilheteria. No sábado, às 12h, haverá um painel com o ator Misha Collins, de “Supernatural”, além de pré-estreia da animação “O Bom Dinossauro”, da Pixar e painéis com os diretores de “Capitão América: Guerra Civil” e com o produtor de “Star Wars: O Despertar da Força”. Já no domingo, o destaque fica por conta da pré-estreia de “Creed – Nascido Para Lutar” e com o painel de “Batman vs Superman” com o figurinista Michael Wilkinson.

Por Juliana Varella

Atualizado em 5 Dez 2015.