Guia da Semana

Pouco mais de um ano depois do sucesso de Os Vingadores nos cinemas, chega a hora de a Marvel expandir um pouco mais seu universo criado nos quadrinhos, agora para a televisão. Acaba de estrear no Brasil (e nos Estados Unidos, alguns dias antes) a série Agents of S.H.I.E.L.D., focada na organização secreta que aparece com mais ou menos intensidade em todas as histórias dos principais heróis da marca.

+ Fique por dentro das suas séries preferidas
+ Saiba mais sobre a série Agents of S.H.I.E.L.D.
+ Fique por dentro das notícias de TV

A expectativa da série, que prometia começar imediatamente após os eventos do filme, colocou algumas questões aos fãs, que devem ser respondidas aos poucos na telinha: uma delas é como o agente Phil Coulson (Clark Gregg) teria sobrevivido ao ataque do vilão Loki. Outra, é se os heróis Thor, Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Viúva Negra e Arqueiro seriam inseridos na trama.

O primeiro episódio, com uma hora de duração, mostrou o quanto essas perguntas são irrelevantes. A série, afinal, não é sobre “aqueles” heróis em especial... Mas sobre o que significa ter superpoderes e as consequências que isso pode ter para uma sociedade considerada “comum”.

A miraculosa recuperação de Coulson continua sendo uma questão, mas é respondida superficialmente para garantir o andamento da história e fica claro que a verdade só será revelada mais tarde – e é algo que nem o personagem sabe.

Agents of S.H.I.E.L.D. tem a mão de Joss Whedon (diretor de Os Vingadores e de séries como Buffy: A Caça Vampiros) tanto na direção quanto no roteiro e produção. Na prática, isso significa que a série tem pequenos sub-enredos muito bem amarrados e preza pela diversão num estilo “old-school”. Espere por personagens super-inteligentes e multi-habilidosos, pequenos equipamentos quase-mágicos de espionagem e até carros voadores.

Entre um desejo de consumo e outro - incluindo bonecos dos super-heróis aparecendo em cena -, Coulson e os agentes Melinda May (Ming-Na Wen), Grant Ward (Brett Dalton) e a dupla Fitz-Simmons (os ótimos Iain De Caestecker e Elizabeth Henstridge) vão fazer de tudo para que tudo o que é “super” fique escondido da população ou, no mínimo, não a prejudique.

Soma-se à turma a bela Chloe Bennet, interpretando a hacker Skye. Os mais atentos já terão percebido o clima entre ela e o agente Ward... Aguardamos os próximos episódios. A série vai ao ar todas as quintas-feiras às 21h no canal pago Sony.

Por Juliana Varella

Atualizado em 27 Set 2013.