Guia da Semana

Enquanto na vida real a gente é obrigado a viver um dia por vez, no mundo do cinema, essa distinção de tempo e espaço que temos é outra. Nos filmes, podemos viver uma vida toda em duas horas, ou vinte minutos em uma hora e meia. Voltar ao passado, correr para o presente, ou ficar dançando entre tempos.

+ 8 filmes sobre lavagem cerebral
+ Volta ao mundo em 15 filmes
+ Filmes para assistir juntinho

Nessa vibe, resolvemos selecionar os melhores filmes de viagem no tempo. Dos clássicos aos cult, água com açúcar e mais, confira:

Donnie Darko

O filme, que se tornou um clássico cult em poucos anos, acompanha Donnie, um adolescente no fim dos anos 80, em uma cidadezinha dividida entre liberais e conservadores. Com algumas opiniões extremas, falta de paciência para a baboseira geral da nação e alguns traços de desequilíbrio mental, ele, uma noite é acordado por um coelho gigante que anuncia o fim do mundo, e salva sua vida (já que tira-o de casa na mesma noite que o motor de um avião cai em seu quarto). Donnie então, boiando entre realidade e alucinação, vai se questionar sobre seus valores, sua vida, a morte, o bem e o mal e o sentido da vida, em uma viagem no tempo, que termina exatamente com a turbina de avião.

O Exterminador do Futuro

Schwarzenegger é o robô T-800, ao longo dos 20 anos da franquia O Exterminador do Futuro. O filme, baseado em livro, e que já ganhou várias adaptações, inclusive para a TV, conta a história de John Connor, o homem que vai liderar os humanos no futuro, quando uma unidade de inteligência artificial do governo americano, a Skynet, tenta dominar o mundo. À beira do colapso depois de destruída por John, Skynet vai lançar um robô para o passado, para matar a mãe de John, Sarah, antes dele nascer. Mas o plano de Skynet é descoberto e o resto é pancadaria e emoção.

De Volta Para o Futuro

Com uma lista de itens que todo mundo gostaria de ter na vida real, De Volta Para O Futuro, o clássico filme dos anos 80, narra a história de Marty McFly, um adolescente que acidentalmente volta para o passado, nos anos 1955 e faz com que sua mãe se interesse por ele. Agora ele tem que garantir que seus pais se conheçam e se apaixonem e dar um jeito de voltar para 1985, tudo isso antes que seu tempo acabe.

Te Amarei Para Sempre

Com Rachel McAdams no papel da mocinha e Eric Bana como o mocinho, Te Amarei Para Sempre conta a história desse casal que se conheceu com 6 anos de idade. Logo eles se tornaram grandes amigos, avançando para confidentes e depois amantes. Só que há um problema: o futuro de Clare é o passado de Henry. Ele é um viajante do tempo, devido a uma modificação genética rara que o faz levar a vida sem saber em que época estará. O fato de Henry conhecer o futuro sempre incomodou Clare, mas agora a situação se inverteu. Quando Henry volta no tempo para encontrar Clare aos 6 anos, é ela que, em sua fase adulta, sabe qual será o futuro dele.

Efeito Borboleta

Evan é um cara que luta para superar traumas na infância. Para isso ele decide realizar uma regressão, onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém, ao tentar consertar seus antigos problemas, ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro. O título é inspirado na teoria homônima que acredita na correlação de tudo, mesmo no caos. Segundo a teoria, o simples bater de asas de uma borboleta poderia mudar o curso das coisas e causar um tufão do outro lado do mundo.

Meia Noite em Paris

Gil, na pele do gato Owen Wilson, é um cara que sempre admirou escritores e artistas do começo do século XX. Ele trabalha como roteirista em Hollywood, ganha bem, mas é frustrado com a vida e as coisas como são. Em Paris, acompanhado da noiva e dos sogros, ele descobre um segerdo, em uma rua, que o leva, toda meia noite, de volta a Paris dos anos 20, frequentada por intelectuais e artistas como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein e Ernest Hemingway. O resto dessa comédia romântica de Woody Allen você precisa ver para acreditar.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Jim Carrey é um ator múltiplo, e provou isso em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. O longa sugere algo inovador: e se você pudesse apagar da sua mente um relacionamento que deu errado, uma memória triste, algo que você gostaria de não ter vivido? Clementine (Kate Winslet) deleta Joel (Jim Carrey) de sua mente depois do grande amor deles ter esfriado. Quando Joel descobre, fica magoado e resolve apagá-la também. Mas no meio do caminho ele muda de ideia e tenta esconder suas memórias em outros pontos de sua mente enquanto uma máquina realiza o processo de "delete", com ele dormindo. É para ver mil vezes, acompanhado de uma caixa de lencinhos.

Corra Lola Corra

Para salvar o namorado de um bandido perigoso que lidera a quadrilha de contrabandistas na região, Lola vai ter que correr contra o tempo para recuperar uma grande quantia de dinheiro. Ela tem vinte minutos para conseguir reunir os 100 mil marcos que seu namorado perdeu. O filme vai e volta durante esses 20 minutos, cada vez apresentando um final diferente para a história de Lola e seu namorado.

Por Julia Bueno

Atualizado em 31 Mar 2014.