Guia da Semana

A Copa do Mundo está chegando, e nada melhor para saber um pouco mais sobre os países participantes do que conhecer o seu cinema. Por isso, o ObaOba continua a série de matérias indicando um filme para cada país que jogará na Copa. Para finalizar, a África.

+ Confira o especial da Copa do Mundo no Portal ObaOba
+ Confira o canal de Cultura do Portal ObaOba
+ Volta ao mundo em 15 filmes

Então, se liga nos filmes que selecionamos para Camarões, Nigéria, Gana e Costa do Marfim:

CAMARÕES

A Trip to the Country
(dir. Jean-Marie Téno, 2000, documentário)

Seleção especial dos festivais de Berlim e Toronto em 2000, "A Trip to the Country" traz uma reflexão muito importante acerca das sociedades rurais africanas, questionando as noções de modernidade e desenvolvimento. Será que elas realmente implicam o progresso? Jean-Marie Téno é um importante documentarista africano, tendo nas questões coloniais o cerne para a sua obra, como é visto em filmes como "Africa, I Fleece You...", "Homage" e "Chief!".

NIGÉRIA

Laviva
(dir. Izu Ojukwu, 2007, drama)

Não é só de Hollywood que vive o mundo do cinema, e Nollywood está aí para comprovar a tese. A indústria cinematográfica da Nigéria tem em Izu Ojukwu um dos seus maiores expoentes - ele já foi chamado de Steven Spielberg da Nigéria! Trabalhando predominantemente em filmes de ação, Ojukwu é reconhecido pelos seus ótimos efeitos visuais, como vemos em filmes como "Laviva", "White Waters" e "Across the Niger".

GANA

Sinking Sands
(dir. Leila Djansi, 2011, drama)

As questões de violência contra a mulher vêm a tona neste filme, que recebeu 9 indicações e 3 prêmios no African Movie Academy Awards de 2011, o Oscar africano. É a história de Pabi and Jimah, um casal que entra em crise, quando o ódio de Jimah após um acidente se volta contra sua esposa Pabi. Não é a primeira vez que diretora ganense Lila Djansi denuncia o abuso contra a mulher, tema que podemos ver em filmes como "I Sing a Well" e "Someone to Love".

COSTA DO MARFIM

Rue Princesse
(dir. Henri Duparc, 1993, comédia)

A Costa do Marfim é, junto com Senegal, um dos países africanos com a maior produção cinematográfica. Tal construção não seria possível sem Henri Duparc, por exemplo, diretor expoente do país, levando suas comédias a renome internacional. "Rue Princesse" é uma das mais famosas, confira o trailer:

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.