Guia da Semana

A Copa do Mundo está chegando, e nada melhor para saber um pouco mais sobre os países participantes do que conhecer o seu cinema. Por isso, o ObaOba continua a série de matérias indicando um filme para cada país que jogará na Copa. Desta vez, a Europa. Então, se liga nos filmes que selecionamos para a Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Inglaterra, Espanha, Bósnia, Portugal, França, Croácia e Grécia.

+ Confira o especial da Copa do Mundo no Portal ObaOba
+ Confira o canal de Cultura do Portal ObaOba
+ Volta ao mundo em 15 filmes

Então, se liga nos filmes que selecionamos para a Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Inglaterra, Espanha, Bósnia, Portugal, França, Croácia e Grécia.

BÉLGICA

A Criança
(dir. Luc e Jean-Pierre Dardenne, 2005, drama);

Com três prêmios Palma de Ouro, do Festival de Cannes, os irmãos Dardenne representam com afinco o cinema belga. Dentre os quase 20 filmes da carreira dos dois, destacam-se clássicos como "O Filho" e "A Criança". O mais recente "O Garoto de Bicicleta", 2011, também merece ser conferido.

ITÁLIA

8 ½
(dir. Federico Fellini, 1963, drama)

É injusto escolher apenas um cineasta para representar o cinema italiano, já que grandes nomes, como Roberto Rosselini e Michelangelo Antonioni, são essenciais quando o assunto é Neorrealismo Italiano, a grande corrente cinematográfica do país. Entretanto, seria mentira dizer que Federico Fellini não é o primeiro nome que nos vem a cabeça. Por isso, o diretor de "A Doce Vida" e "8 1/2" ganha o seu espaço por aqui.

ALEMANHA

Asas Do Desejo
(dir. Wim Wnders, 1987, drama)

Ocupando o topo do cinema de vanguarda, a Alemanha e seu expressionismo abocanham as melhores posições nas mais variadas listas dos filmes mais importantes de todos os tempos. Com uma carreira que começou nos anos 1960, Win Wnders continua na ativa com grandes filmes como "Pina" e é o nosso escolhido para representar a sétima arte no país. Não perca "Asas do Desejo" e "Paris, Texas", os nossos favoritos!

HOLANDA

Sem Controle
(dir. Paul Verhoeven, 1980, drama)

Paul Verhoeven é um dos nomes mais importantes do cinema holandês, tendo dirigido sucessos de bilheteria do país como "Sem Controle" e "Soldado de Laranja". O diretor também é reconhecido pelo seu trabalho internacional, por ter sido responsável por grandes clássicos, como "RoboCop" e "Instinto Selvagem".

SUÍÇA

A Viagem da Esperança
(dir. Xavier Koller, 1990, drama)

Não é só de chocolate que vive a Suíça, e o cinema do país está aí para nos provar isso. Cineastas como Henry Brandt e Walter Marti são apenas alguns dos diretores que conseguiram prestígio internacional. Para a nossa lista, escolhemos "A Viagem da Esperança", de Xavier Koller, que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1991.


RÚSSIA

Solaris
(dir. Andrei Tarkovsky, 1982, sci-fi/drama)

O maior e mais famoso cineasta russo desde Sergei Eisenstein, Andrei Tarkovsky é consagrada com apenas 11 filmes no currículo. Dono de um cinema artístico e hermético, Tarkovsky é um dos nomes essenciais para entrar em contato com a cultura do país. Além de "Solaris", "O Espelho", "Stalker" e "Nostagia" são as suas obras-primas.

INGLATERRA

Céu Azul
(dir. Tony Richardson, 1994, drama/romance)

Um dos grandes legados da Inglaterra para o cinma moderno, foi a New Wave britânica, que revelou cineastas como Tony Richardson, o nosso homenageado por aqui. Pertencente ao pequeno, porém precursor Movimento Free Cinema, ele fez parte da história do cinema do país com filmes como "Céu Azul" e "Um Gosto de Mel".

ESPANHA

Tudo Sobre A Minha Mãe
(dir. Pedro Almodóvar, 1999, drama)

Falar de cinema espanhol é falar de Pedro Almodóvar. Sem papas na língua, o diretor trata de assuntos mega polêmicos, seja com grandes dramas ou divertidíssimas sitcoms. Com mais de 30 filmes no currículo, "Volver", "Má Educação" e "Tudo Sobre a Minha Mãe" são alguns dos destaques.

BÓSNIA

Terra De Ninguém
(dir. Danis Tanovic, 2001, guerra/drama)

Um nome muito importante não só para o cinema bósnio, como também para o cinema mundial, é Danis Tanovic, cuja obra é sempre permeada por assuntos políticos. Em "Terra de Ninguém", traz à tona a Guerra da Bósnia, através da história de dois soldados, lutando em lados opostos, pela sobrevivência.

PORTUGAL

Um Filme Falado
(dir. Manoel De Oliveira, 2003, drama)

Com 60 filmes no currículo, Manoel de Oliveira representa o ótimo cinema português, com títulos como "Cada Um com Seu Cinema", "A Divina Comédia" e "Um Filme Falado". A cidade d'O Porto, sua terra natal, além de Lisboa, são cenários recorrentes para os seus filmes.

FRANÇA

Acossado
(dir. Jean-Luc Godard, 1960, policial)

A França e sua Nouvelle Vague são donas de um dos cinemas mais influentes do mundo. No meio de nomes como François Truffaut, Alain Resnais e Claude Chabrol, o nosso escolhido é Jean-Luc Godard. "Acossado" não é só um dos maiores filmes do movimento, como também integra as grandes listas do cinema mundial.

CROÁCIA

Fine Dead Girls
(dir. Dalibor Matanic, 2002, thriller)

Sempre trabalhando com temas que trazem a realidade social do seu país, Dalibor Matanic já recebeu importantes prêmios, como o Heart of Sravejo. "Fine Dead Girls" traz a história de um casal de mulheres, que após mudar para um prédio, aparentemente normal, passam a ser alvo de diversos tipos de preconceito.

GRÉCIA

Paisagem Na Neblina
(dir. Theodoros Angelopoulos, 1988, drama)

Antes de começar a filmar de fato, Theodoros Angelopoulos estudou Direito e Literatura, além de desenvolver vários tabalhos como crítico de cinema. Toda essa experiência o levou a criar, em seus filmes, um panorama crítico e, ao mesmo tempo, sensível. "A Paisagem da Neblina" lhe garantiu prêmios em importantes festivais, como o de Berlim e o de Veneza.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.