Guia da Semana

Não são só os Blockbusters e filmes alternativos do Reserva Cultural que interessam quando o assunto é cinema bom. Na era em que a gente vive, ~perder~ duas horas vendo um filme, todo mundo sabe: só se valer muito a pena.

+ Conheça o canal de Cultura do ObaOba
+ 50 filmes mais esperados de 2014
+ 13 filmes perturbadores para você (não) assistir

Com esse intuito, a gente vasculhou as estreias de filmes brasileiros de 2014 e montou uma super lista só com o que você vai querer, com certeza, assistir. Confira abaixo os sucessos do primeiro semestre de 2014:

Alemão

Com estreia programada para 13 de março e com direção de José Eduardo Belmonte, o longa é feito numa pegada Tropa de Elite e aborda a ocupação do Morro do Alemão no Rio de Janeiro, em 2010, mais aproximadamente um dia antes da ocupação. A história acompanha 5 policiais infiltrados na comunidade em sua tentativa de sobreviver, intrigas e paranóias, enquanto o líder do tráfico está atrás deles. No elenco: Antônio Fagundes, Caio Blat, Cauã Reymond e mais.

Por que assistir? Tensão, ação, ótimos atores e temática interessante de ser explorada.

Latitudes

Daniel de Oliveira e Alice Braga são os protagonistas desse longa que viaja o mundo. Passando por Istambul, Paris e outras latitudes, o longa, que também estreia em 13 de março, narra os encontros e desencontros de Olívia, uma editora de moda que varre o mundo procurando tendências, e José, um fotógrafo que corre o mundo fazendo editoriais.

Por que assistir? O longa foi lançado pela internet em 8 episódios de 12 minutos e pelo canal AXN, em episódios de 22 minutos, misturando ficção e making off.

Entre Nós

Outro longa estrelado por Caio Blat, com estreia prevista para 27 de março. Neste filme, um grupo de amigos se isola em uma casa de campo e decide escrever e enterrar cartas para eles mesmos abrirem 10 anos depois. Uma década passa e as cartas são abertas em uma situação que irá trazer a tona antigas paixões, frustrações e um segredo. No elenco também tem Paulo Vilhena, Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro e mais.

Por que assistir? Fotografia gracinha, mistério, boas atuações de atores jovens brasileiros e vários prêmios em festivais.

O Grande Kilapy

Com direção de Zézé Gamboa, numa comédia inesperada, o filme conta a história de Joãozinho, um jovem que, querendo curtir a vida com os amigos, desvia dinheiro do Fundo Nacional Angolano e distribui aos seus colegas. Numa versão moderna e simples (no melhor uso possível da palavra) de Robin Hood, ele e acaba se tornando um herói local. Estreia em 3 de abril.

Por que assistir? Lázaro Ramos, carinha de filme antigo e trilha sonora sucesso.

Confia Em Mim

De Michel Tikhomiroff, esse drama acompanha Mari, uma promissora chefe de cozinha, que trabalha duro para juntar suas economias e abrir o seu próprio restaurante. Recém separada, ela se envolve com Caio, um investidor que a ajudará a realizar seu sonho. Porém, as coisas não são o que parecem e ela se vê caindo num golpe e lutando para recuperar o que perdeu. Estreia em 10 de abril.

Por que assistir? Suspense, perseguições, traições e, é claro, Mateus Solano <3

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Leonardo é um adolescente cego que busca sua independência, a construção de sua identidade e sua forma de viver. A relação com a melhor amiga Giovana, suas descobertas e sua vida mudam com a chegada de Gabriel, um novo amigo. Estreia em 10 de abril.

Por que assistir? Mesmo sem grandes atores, o longa tem uma abordagem gracinha e fala sobre uma realidade que poucos pensam: ser cego num mundo de imagens constantes. Premiado em vários festivais.

Tim Lopes – História de arcanjo

De Guilherme Azevedo e Bruno Quintella, o filme retoma a trajetória do jornalista Tim Lopes, contada pelo ponto de vista de seu filho, dez anos depois de sua morte. Documentário com estreia em 10 de abril.

Por que assistir? Explora o jornalismo feito com anônimos, e retoma a essência da profissão.

Os dias com ele

Com direção de Maria Clara Escobar, esse documentário fala da vida de uma jovem cineasta que mergulha no passado quase desconhecido de seu pai, um intelectual preso e torturado pela ditadura militar. O que ela encontra nem sempre é bonito, mas é uma grande lição. Estreia em abril sem data específica.

Por que assistir? Produzido para o programa Histórias Que Ficam, relembra algumas faces esquecidas da ditadura e explora, de um jeito super gracinha, uma busca pela identidade do pai e dela mesma.

Praia do Futuro

De Karim Aïnouz (de quem já falamos aqui), com Wagner Moura no elenco, narra a história de Donato, um salva-vidas de uma praia no Ceará, que resgata um "gringo" de olhos azuis, de nome Konrad. A partir desse dia, Donato começa a desaparecer, enquanto seu irmão Airton tenta encontrá-lo.

Por que assistir? Além da atuação de Wagner Moura, o longa foi super premiado e promete bombar. A história foi elogiada pelos críticos e tem aquele ar profundo único de Karim.

Entre Vales

Depois de perder tudo: seu cargo na empresa de disposição de lixo, a casa e a relação com sua ex-mulher, Vicente assume o nome de Antônio e passa a viver em um lixão, ao lado de outros catadores. Essa é a narrativa do longa, com direção de Philippe Barcinski.
Por que assistir? A fotografia foi muito elogiada e explora um pouco da realidade de catadores de lixo no Brasil.

O Menino No Espelho

Beaseado no livro homônimo de Fernando Sabino, ele narra a história de um menino que vê seu reflexo no espelho ganhar vida. Esteria em 19 de junho.

Por que assistir? O livro de Fernando Sabino é genial e o longa já vem sendo curtido pelos críticos.

Tim Maia

Mauro Lima é o diretor desse musical, que também conta com Cauã Reymond no elenco. O longa é uma cinebiografia do cantor Tim Maia, adaptada do livro "Vale tudo – O som e a fúria de Tim Maia" e tem estreia estimada para 31 de julho.
Por que assistir? É a primeira cinebiografia do grande nome na música brasileira que deixou saudades. Elogiado e ganhador de prêmios em festivais, o longa merece atenção.

Por Julia Bueno

Atualizado em 20 Mai 2014.