Guia da Semana

Criada por Sarah Treem e pelo israelense Hagai Levi (o criador de "Betipul", re-filmada no Brasil com o nome "Sessão de Terapia"), a série "The Affair" está na Netflix e aborda um assunto interessante e atemporal: relacionamentos. Com três temporadas que variam entre 10 e 12 episódios, a trama traz drama e tensão sem estipular vilões ou mocinhos - o que a torna ainda mais interessante.

Lançada em 2014, a série tem vários aspectos particulares e diferentes de outras produções. Se você ainda não assistiu a essa produção, confira os motivos pelos quais deveria:

HISTÓRIA


Foto: Divulgação

"The Affair" explora os efeitos emocionais de uma relação extraconjugal entre Noah Solloway e Alison Bailey depois de se conhecerem em um restaurante de Montauk. Noah é um professor de Nova York que publicou um livro, mas está com dificuldades de escrever o segundo. Tem um casamento feliz com Helen, com quem tem três filhos, mas sente-se incomodado por depender financeiramente de seu sogro. Alison é uma jovem garçonete que está tentando juntar os pedaços da vida e do casamento que tinha para conseguir superar a morte de seu filho.

PROBLEMÁTICA E PONTO DE VISTA

Foto: Divulgação

Trazendo muitas visões a respeito de um mesmo acontecimento, o aspecto mais envolvente e interessante da trama é que ela é contada separadamente, sob as lembranças e ponto de vista dos personagens - memórias bem particulares, que vão mudando junto às novas perspectivas.

Junto a isso, a série mostra que a simplicidade pode se transformar em algo tão (ou mais) incrível quanto uma narrativa extremamente complexa. Assim, as cenas expõem fragilidades, questões cotidianas, diferentes tipos de relações e preocupações comuns, o que faz com que seja inevitável não se identificar em pelo menos algum momento com um ou mais personagens.

ELENCO

Foto: Divulgação

De nada adiantaria uma boa história ser contada sob uma ótica genial se os personagens não sustentassem o peso da série ou os atores não passassem credibilidade. A primeira temporada é concentrada no casal protagonista, Dominic West e Ruth Wilson, que dão densidade e prendem a atenção de forma avassaladora.

A partir da segunda, outros personagens - que já aparecem na primeira - ganham espaço; como Maura Tierney, que ganhou um Globo de Ouro por conta da série, e Joshua Jackson, o Pacey de "Dawson's Creek".

SUSPENSE E QUESTÕES INTERESSANTES

Foto: Divulgação

É bem envolvente ver como as memórias fragmentadas dos personagens são distintas, o que dá um peso e uma construção psicológica de cada um deles. As lembranças de Noah, por exemplo, são mais carnais e extremamente sedutoras, desde a vestimenta vista em sua amante, que aparece para ele com um vestido decotado e curto, deixando a lingerie a mostra. Já as de Alison passeiam entre a culpa, sofrimento e o ato inevitável, recordando de suas roupas de forma mais "comum" e de um sentimento angustiante em relação ao marido.

Além disso, acontecimentos da trama fazem com que o suspense faça companhia ao drama e a tensão, encaixando perfeitamente na oscilação temporal com que a série brinca.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 10 Ago 2018.