Guia da Semana

Todos sabem da importância do uso de preservativo durante a relação sexual. Os riscos de se contrair uma doença sexualmente transmissível nunca foram tão eminentes. Mas não só nós, simples mortais, sofremos com essa problema: os atores e atrizes pornô também precisam se previnir.

E pensando nos ditos "profissionais", autoridades da Califórnia decidiram obrigar o uso da camisinha durante a gravação de filmes eróticos no estado americano. Mas aparentemente os atores e atrizes não ficaram muito felizes com a decisão: "Não existe a possibilidade de tornar a indústria (pornô) fora de riscos (...) Se você está preocupado ou paranóico, não deveria estar nessa indústria", revelou o ator Jeremy Steely ao Los Angeles Times.

Atualmente, a indústria pornô norte-americana faz uma espécie de triagem antes de contratar os atores e atrizes. E parece que os profissionais de lá se contentam só com as medias adotadas: "Eu não me sinto mais segura usando camisinhas", disse a atriz Nina Hartley.

Mas os números são alarmantes. Segundo um estudo realizado por autoridades de Los Angeles, desde 2004, oito pessoas atuavam em filmes pornô na cidade mesmo tendo AIDS. E ao menos quatro pessoas contrairam HIV durante gravações de filmes eróticos.

No Brasil, as campanhas em prol do uso da camisinha não são recentes. E quem também apóia a causa é o Cansei de Ser Sexy. Recentemente, o grupo produziu um videoclipe junto com a Associação Cultura Mix Brasil que incentiva o uso de preservativos. Com temática psicodélica, a produção deixa uma mensagem bem clara no fim: "Quem se ama, usa caminha". Está dado o recado.

Assistam o videoclipe da canção "Knees", do Cansei de Ser Sexy:

Atualizado em 19 Set 2017.