Guia da Semana

Nos últimos dias, uma novidade causou frisson nas redes sociais. É que um artista francês criou uma réplica exata da prancha usada por Martin McFly em De Volta Para o Futuro 2. Muito bom para ser verdade, né? Bom, a real é que o objeto foi criado apenas com fins artísticos e não aguentaria o peso de um ser humano. Too bad!

+ Experiências de filmes que todo mundo queria ter na vida
+ Conheça o canal de Cultura do Portal ObaOba
+ Os 50 filmes mais esperados de 2014

Mas parando para observar, não é a primeira vez que tentam criar uma engenhoca vista no mundo da ficção - já teve promessa até de se criar uma capa de invisibilidade igual a do Harry Potter, só para citar um. Por um outro lado, cinema e literatura nada mais refletem esse desejo de se alcançar, através da tecnologia, o futuro. Chega de papo e confira 15 criações cinematográficas/literárias que deveriam existir na vida real - ou não, né?

Sistema Operacional de Her

Já imaginou um OS que, além de um exímio computador, tivesse também sentimentos? É com esse imaginário que o romance vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, Her, brinca. E se ele tiver a voz da Scarlett Johansson, aí não tem mesmo como não se apaixonar, né?

Sistema Operacional de Her

Controle do Click

Quem nunca quis: parar, voltar, diminuir ou acelerar o tempo? Com o controle de Click, a gente poderia ter tudo isso na palma das mãos. Só cuidado para não fazer igual ao filme e bom, o final da história vocês já sabem...

Controle do Click

Vira-tempo da Hermione

O desejado vira-tempo da Hermione é uma versão oldschool do controle de Click. Com esse poderoso colar, você pode controlar o tempo para consertar aquela burrada do passado ou até assistir, ao mesmo tempo, às aula de Adivinhação ou Runas antigas como a própria bruxinha, por que não?

Vira-tempo da Hermione

Mapa do Maroto dos Irmãos Wesley

Outra invenção de Harry Potter, já que né... Imagina ter um Mapa do Maroto de São Paulo, por exemplo. Aí você pode ver aonde a ex do seu namorado está evitar os passos da biscate. Você também pode usar para fugir dos seus pais, do seu chefe, dos amigos malas e por aí vai. Ah, seria bom para stalkear também!

Mapa do Maroto dos Irmãos Wesley

Capa da Invisibilidade do Harry Potter

Último item de Harry Potter, a gente jura. E nem vamos nos estender muito sobre a capa de invisibilidade porque ela é autoexplicativa. J. K. Rowlling apenas taking stalking to the next level...

Capa de Invisibilidade do Harry Potter

Jaqueta e tênis do Martin McFly

Uma roupa com capacidade autolimpante e tênis que se amarram automaticamente? Além da prancha voadora, esses são alguns itens imaginados pelo filme. Ah, alguns deles até já existem como o video game sem controle, a videoconferência e, mais recentemente, o Google Glass.

Jaqueta e tênis do Martin McFly

DeLorean do Doc. Brown

É uma máquina do tempo ou um carro? O DeLorean é os dois. Viajar no tempo sempre foi um dos grandes fetiches da humanidade e, mesmo que a ficção já tenha pensado em opções mais fáceis (como o vira tempo), a ideia de uma máquina de teletransporte ainda continua no nosso imaginário.

DeLorean do Doc. Brown

Carro dos Jetsons

Sempre que se pensa em futuro, a imagem de carros voadores é unânime. Bom, já estamos em 2014 e cadê? Se pensarmos nos filmes de ficção científica do passado, os caras tinham um ideal bem diferente do que a gente tem hoje, né? Mas a real é que o trânsito nas grandes metrópoles é tão caótico, que até mesmo esse novo tipo de tráfego aéreo teria os seus problemas.

Carro dos Jetsons

Doces do Willy Wonka

Uma bala que dura para sempre, ou outra que faça as vezes de uma refeição. Ah, os docinhos mágicos do Willy Wonka. E a gente que achou que a essa altura se alimentaria por pílulas? Futuro, cadê você?

Doces do Willy Wonka

Poção da Alice

Para os baixinhos de plantão, uma poção da Alice bem que seria de bom uso. A gente também poderia jogar em comidas gostosas para elas não acabarem nunca. <3

Poção da Alice

Lacuna Inc.

Para aqueles que sofrem de desilusões amorosas (ou seja, todos nós), uma Lacuna Inc. bem que seria útil, não? Em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças essa engenhoca simplesmente apaga a pessoa (não mais) amada da sua memória. Um pouco radical, vamos combinar...

Lacuna Inc.

Proton Pack do Ghostbusters

Se você tem medo de fantasmas, o Proton Pack seria a solução dos seus problemas. Trata-se daquela mochila dos Ghostbusters com tudo o que você precisa para capturar um espectro.

Armas do Ghostbusters

Diários do Efeito Borboleta

Todo mundo já teve um diário na vida. Agora, imagina se, ao lê-lo, você retornasse ao exato momento do que estava escrito? Mais um filme que reflete sobre os perigos de se "controlar" o tempo. Seria isso um aviso?

Diários do Efeito Borboleta

Guarda-chuva da Mary Poppins

A gente gosta tanto de Mary Poppin, que não queríamos apenas o seu guarda-chuva mágico, e sim ser pupilos dessa babá marvilhosa. <3

Guarda-chuva da Mary Poppins

e...

um closet da Cher Horowitz!

Por redação obaoba c/ a colaboração dos leitores

Atualizado em 17 Jun 2014.