Guia da Semana

Tem surpresa pior do que ir ao cinema e descobrir que o filme que você vai assistir tem, tipo, 3 horas de duração? Por melhor e mais empolgante que seja a história, gente, e se eu precisar ir ao banheiro? Mas saiba que poderia ser (muito) pior e o ObaOba te prova isso mostrando alguns dos filmes mais longos da história.

+ Conheça o canal de Cultura do Portal ObaOba
+ 13 filmes perturbadores para você (não) assistir
+ Curtas famosos para assistir online

Prepare-se para a maratona:

10. Fanny e Alexander (5h e 12min)

O drama familiar Fanny e Alexander é um dos grandes clássicos do sueco Ingmar Bergman. Se até os filmes mais curtos do diretor são lentos e herméticos, imagina esse, com 5 horas de duração...

9. Cleopatra (5h e 20min)

Este grande clássico do cinema traz Elizabeth Taylor na pele da famosa rainha egípcia e é obrigatória para os fãs de cinema. Pena que são mais de 5 horas de duração!

8. Napoléon (5h e 30min)

Este é um filme para os fãs de Napoleão, já que se trata, basicamente, de 5 horas e meia sobre a história da grande figura da história francesa. Mudo e em p&b, tá?

7. Les Misérables (5h e 59min)

A primeira adaptação do clássico de Victor Hugo data de 1925 e é um filme: em preto e branco, mudo e com quase 6 horas de duração. Já pode dormir?

6. Melancholia (7h e 30min)

Dirigido pelo diretor filipino Lav Diaz, o filme gira em torno da história de uma prostituta, um cafetão e uma freira. Aclamado pela crítica, o filme ganhou diversos prêmios.

5. Sátántangó (7h e 30min)

Um dos grandes clássicos do cinema húngaro, Sátántango é uma adaptação do livro Santiago, de László Krasznahorkai e conta a história de uma fazenda em decadência perto fim do regime comunista no país.

4. Matrjoschka (95h ou 3 dias e 23h)

Gravado pelo diretor alemão Karin Hoerler , Matrjoschka consiste em sequências baseadas em uma única foto. ZzzzzzzZzzzzzz

3. Untitled #125 (120h ou 5 dias)

O filme é uma brisa do diretor Josh Azzarella, que buscou em O Mágico de Oz inspiração para o seu projeto. Untitled #125 é um slow motion de 5 dias da cena do tornado até o momento em que Dorothy encontra a Bruxa Boa do Norte.

2. Cinématon (188h ou 7 dias e 20h)

Cinématon é um filme experimental do francês Gérard Courant e é composto de vinhetas de artistas, jornalistas e celebridades amigas do diretor fazendo basicamente o que elas querem em frente às câmeras.

1. Modern Times Forever (240h ou 10 dias)

Com 10 dias (sim d-e-z-d-i-a-s) de duração, Modern Times é o filme mais longo que se tem notícia. O projeto megalomaníaco é de um grupo artsy dinamarquês e conta basicamente a história da Stora Enso, fábrica de papel filandesa.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.