Guia da Semana

Chega aos cinemas, na sexta-feira, 31 de janeiro, o filme Fruitvale Station - A Última Parada. Grande vencedor do Festival de Sundance de 2013, o filme reconstrói um dia (o último dia) na vida de Oscar, jovem negro de 22 anos morto por policiais na madrugada da virada de 2008 para 2009, na Estação Fruitvale, em Oakland, Califórnia. Dirigido e escrito pelo estreante Ryan Coogler, o filme chama a atenção para mais uma vida vitimada pela intolerância e pelo abuso de poder.

E, em 2014, não é só Fruitvale Station que olhou para a realidade para construir a sua história. Confira os filmes baseados em fatos reais que chegam às telonas este ano:

+ Os 50 filmes mais esperados de 2014
+ Os melhores filmes para ver no Netflix nas férias
+ Conheça o canal de Cultura do Portal ObaOba

Trapaça

trapaça

A história acompanha uma super missão secreta que aconteceu de verdade na década de 1980. Um casal de trapaceiros, vividos por Christian Bale e Amy Adams, é obrigado a colaborar com um agente do FBI, Bradley Cooper, infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. O plano parece dar certo, até a personagem vivida por Jen Lawrence entrar na história e mudar as regras do jogo. Ficou curioso? Tem que assistir!

#estreia: 7 de fevereiro

O lobo de Wall Street

o lobo de wall street

Em "O Lobo de Wall Street", Martin Scorcese mostra os excessos do mercado financeiro americano através da história real de Jordan Belfort. Leo DiCaprio dá vida ao corretor da bolsa de valores de NY, condenado à prisão por diversas fraudes financeiras. Uma curiosidade? Com 3 horas de duração, o filme tem o recorde do uso da palavra "fuck" - 506 vezes, ou 2,81 "fucks" por minuto!

#estreia: 24 de janeiro

O grande herói

o grande herói

O filme acompanha a história real do oficial da marinha norte-americana Marcus Luttrell, enviado ao Afeganistão em busca de um homem de confiança de Osama Bin Laden - só que chegando lá, ele se depara com um homem idoso e três crianças. Sem coragem de executar a missão de matá-los, a história acaba tomando outros rumos.

#estreia: 21 de março

12 anos de escravidão

12 anos de escravidão

Depois de Django Livre, "12 Anos de Escravidão" é outro filme que traz o background da escravidão americana. Acompanha a absurda (e real) história de um negro liberto, Solomon Northup, vivido por Chiwetel Ejiofor, que é sequestrado por um proprietário de escravos, ninguém menos que Michael Fassbender. Ele só é resgatado 12 fucking anos depois - daí o nome do filme. Um dos queridinhos do Oscar 2014, é mais um tem-que-ver da nossa listinha.

#estreia: 21 de fevereiro

Clube de compras Dallas

clube de compras dallas

Todo o universo underground/AIDS/drogas dos anos 80 é resgatado com louvor nesse filme estrelado pelos vencedores do Globo de Ouro (e preferidos do Oscar) Matthew McConaughey e Jared Leto. Matt vive um eletricista texano, que diagnosticado com AIDS, entra em uma virtuosa batalha com o mercado farmacêutico. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas do México.

#estreia: 21 de fevereiro

Walt nos bastidores de Mary Poppins

Walt nos bastidores de Mary Poppins

Own! Mary Poppins, Tom Hanks, Emma Thompson, Walt Disney... Precisa dizer a fofura que vai ser esse filme?! Bom, na verdade a história (real, é claro) é um pouco mais tensa. Durante 14 anos, Walt Disney tentou adquirir os direitos de Mary Poppins da escritora australiana P.L. Travers. Daí que o acordo foi finalmente fechado e o filme feito, mas peraí, a autora odiou o resultado final e se você quer saber como termina essa história tem que ir correndo para os cinemas - só em março, quando o filme estreia por aqui. :(

#estreia: 07 de março

Philomena

philomena

Mais um filme indicado ao Oscar, Globo de Ouro e todos os prêmios que tem direito! E não é para menos - a ótima Judi Dench dá vida à personagem título do filme nesta emocionante (e real) história. Se liga: quando jovem, Philomena foi separada do filho recém-nascido, pois foi mandada ao convento. Anos depois, ela se junta ao jornalista Martin Sixsmith para ir atrás da (já não mais) criança. Cada vez que os dois chegam mais próximo ao seu objetivo, o laço de afetividade entre os dois se estreita.

#estreia: 7 de fevereiro

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.