Guia da Semana

Desde que The Big Bang Theory começou a bombar, ser nerd, cdf, não saber interagir socialmente e se vestir sempre com as mesmas camisetas de games/super heróis, piadinhas kitsch de química ou física deixou de ser possível motivo para alguém apanhar por aí e passou a ser o cúmulo do cool.

+ 5 animações que não são tão infantis quanto parecem
+ 9 coisas de criança que os adultos adoram

Mas muito antes disso, a Marvel e a DC ralavam de verdade e lançaram vários filmes de super heróis. No caso da Marvel, quase que um em seguida do outro, que se completam em uma grande história sem fim. A DC também investiu bastante nos filmes do menino morcego e do Super Homem.

Se você manja um mínimo de quadrinhos, sabe que, primariamente, o universo meio que se divide em Marvel e DC. DC tem o Super Homem (e todos seus inimigos), o Batman (e todos seus inimigos), Lanterna Verde, Cyborg, Shazam e o Green Arrow ("Arqueiro Verde"). Já a Marvel tem, tipo, todos os outros super heróis, sendo os mais populares: Homem de Ferro, Wolverine (e todos os X-Men), Capitão América, Hulk, Deadpool, Homem Aranha e Thor.

Então, se você gosta de filmes de ação, gosta de super heróis, é um aficcionado por quadrinhos ou só está entediado no trabalho, vem dar uma olhada no que tem rolado no mundo dos filmes de super heróis nos últimos anos:

DC

Super Homem

Depois das centenas de milhares de filmes do Super Homem, agora em 2013 saiu o Man Of Steel. O longa bombou e ficou garantido uma sequência para 2015, ambos baseados nos quadrinhos de David S. Goyer e dirigido por Zack Snyder. No papel do herói, Henry Cavill mandou bem e o filme conseguiu dar uma retomada no "espírito" do que o Super Homem representa.

Batman


O Homem Morcego é outra aposta certeira para bombar nas salas de cinema. Com uma porrada de filmes lançados desde 1943, em 2005 a Warner lançou o que foi mais ou menos um "esquece o que você viu até agora sobre Batmen e venha ver esse reboot" com Batman Begins, The Dark Knight, The Dark Knight Rises e, em animação, The Dark Knight Returns. Os filmes foram um super sucesso e conseguiram dar um tom moderno e sombrio à personagem e à história. Além de todo mundo ter ficado imitando o Bane por meses a fio.

Lanterna Verde

Ainda meio newbie quando o assunto é cinema, Lanterna Verde tem só um filme lançado que não é em animação, de 2011. Como na DC os heróis tem meio que "temporadas" e, em cada uma delas, eles tem características diferentes, eles tentaram pegar a versão mais bad ass que acharam. O fato é que o Lanterna Verde não é necessariamente hétero, só que é claro que no filme deram para ele uma namoradinha bem lindinha e ruivinha. Qual é, DC? O filme foi tão esculachado que ficou feio, apesar de ter um primeiro ato até que válido. O que também deixou todo mundo meio atônito foi que Ryan Reynolds é o Lanterna Verde, mas ele também é o Deadpool naquele filme péssimo dos X-Men, como proceder?

Mulher Gato

Em cada filme da DC em que ela aparece, a Mulher Gato é interpretada por uma atriz diferente. E, depois da atuação impecável de Michele Pfifer em "Batman, O Retorno", simplesmente não dá para assistir qualquer outra atriz nesse papel sem ter uma pontinha de descaso. O fato é que Halle Berry nem se saiu tão mal assim em Catwoman, apesar do desastre completo de crítica e audiência, e do fato de que a história não tem nada a ver com Batman ou com a vida original da Mulher Gato.

Anti Heróis

A DC também investiu, além de seus super maravilhosos heróis perfeitos, em anti heróis, com alguns ótimos filmes. Constantine, V de Vingança e Jonah Hex são alguns dos títulos investidos, sendo os primeiros dois possivelmente os melhores filmes de anti heróis da história do mundo.

Marvel

A Marvel está em evidência desde que resolveu juntar as histórias dos Avengers (Vingadores). Mas, primeiro, vamos explicar: a Marvel vendeu os diretos da maioria de seus super heróis para a Fox, a Warner, a Sony, etc. Cada corporação tem um certo tempo para lançar filmes desses super heróis, ou os direitos voltam para a Marvel. Exatamente por isso, cada filme de super herói da Marvel tem uma cara diferente. Na espécie de "o meu é melhor que o seu", se referindo à Liga da Justiça da DC, a Marvel juntou Thor, Hulk, Homem de Ferro, Scarlett Johansson (cujo super poder é ser linda pra caramba) como Viúva Negra, Capitão América, e o Gavião Arqueiro, sem Homem Aranha, etc (que estão nos quadrinhos originais).

No fim de cada filme dos Vingadores, tem um pedacinho que explica o próximo filme, cronologicamente, e te ajuda a entender como foram formados os Vingadores. Se você não faz ideia do que eu estou falando, pule os créditos finais de Homem de Ferro e vá para os últimos 30 segundos de filme.

Homem de Ferro

Não dá pra negar que Robert Downey Jr é o ator mais valioso da Marvel. Nos três filmes da franquia mais o Avengers, esse cara fez mais dinheiro do que você vai fazer em três vidas. Primeiro porque a pergonsagem dele é muito bem bolada e segundo porque Robert Downey Jr interpreta muito bem essa personagem (acredito eu que seja porque ele realmente não dá a mínima). Acho que qualquer um aqui poderia ver filmes do Homem de Ferro todos os dias, afinal como cansar de um cara que é um gênio, bilionário, playboy e filantropo?

Vingadores

Com uma das maiores audiências da história do cinema de quadrinhos, os Vingadores prometem uma sequência da saga em 2015, até lá, em Thor 2, Homem de Ferro 3 e etc, a gente pode ter uma palhinha do que vai rolar com essa tchurma. Também podemos ver a série dos Agentes da S.H.I.E.L.D. na televisão (mesmo que a série esteja sendo meio gongada) e ficar torcendo. E ó, bafão, ainda em 2014 sai a prévia de um filme dos Guardiões da Galaxia, que vão se unir aos Vingadores no próximo filme dos Avengers.

X-Men

Com direitos vendidos para a Fox, X-Men está sempre no limbo de ser um puta filme, ou uma merda. Quer dizer, os primeiros filmes dos X-Men foram super legais, até X-Men Origins, em que conseguiram estragar o Deadpool para sempre. Sério. Mas, em compensação, X-Men Primeira Classe não foi tão ruim e acho que podemos contar com um bom X-Men Days of the Future Past. Oremos.

Babado: como a Marvel tentou e não conseguiu os direitos de volta do X-Men, o próprio Hugh Jackman (Wolverine) está negociando uma parceria entre as duas produtoras pra rodar um filme dos X-Men com os Avengers. Mas, por enquanto, são só boatos. Oremos novamente.

Quarteto Fantástico

Uma característica bem marcada da Marvel é que todos os seus super heróis tem um quê de Deus grego. Não, não estamos falando de beleza, mas de características humanas e falhas, diferente dos deuses perfeitos da DC. No Quarteto, temos o Coisa, que é um super herói incompreendido que, na real, queria voltar a ser humano (deve ser um saco ser feito de pedra), mas sabe que tem um papel a cumprir, etc. O último Quarteto Fantástico saiu em 2007 e, bom, foi bem chato. A crítica disse que não fedeu nem cheirou e ele não ganhou quase nenhum prêmio. Corrigindo, já está previsto um remake do Quarteto Fantástico. Os atores já foram selecionados e o Homem Tocha será negro, o que gerou um rebuliço na comunidade. O filme estréia em 2015.

Hulk

Outro personagem incrompreendido da Marvel é o Hulk, que, aliás, fica o máximo na pele de Mark Ruffalo, que fez Avengers. Mark simplesmente transpira um comportamento passivo-agressivo genial.

Mas Edward Norton também fez um bom tabalho em "O Incrível Hulk", de 2008, na pele do verdão. Especialmente porque, no filme, resolveram lidar com a questão da psiquê (de alguém que imediatamente quando fica puto vira uma criatura verde horrorosa e agressiva), em vez de fazer só filmes coloridos com efeitos especiais. O longa de 2008 é uma mistura que deu super certo, da direção da Marvel e Edward Norton não só como ator principal, mas como co-roteirista. Não por menos, o filme foi indicado a 2 Oscars, o que é uma aceitação bem melhor que o difícil, super cabeça e incompreendido "Hulk", de 2003, dirigido por Ang Lee, que também dirigiu "O Tigre e O Dragão".

Capitão América

Depois do longa de 2011, "Capital América - O Primeiro Vingador" (que, desculpa, não rolou), 2014 promete um novo longa do herói, que é uma versão mais humana do Super Homem, no qual ele vai passar o filme todo na companhia de Scarlett Johansson. Parece ser bem mais legal do que o primeiro. Esperamos ansiosamente.

Homem Aranha

De 2002 a 2007, os direitos do herói foram da Columbia, só que eles marcaram toca e quase perderam os direitos, porque demoraram muito para fazer um novo filme. Em compensação, em 2012 eles apostaram alto e mudaram o ator que representava o Homem Aranha, com uma versão mais mordena, cool e hypada do Peter Parker pobre, feio e desengonçado que a gente conhecia na pele de Tobey Maguire.

Mas Andrew Garfield fez um bom trabalho e a Columbia resolveu, nessa onda nova, se ater mais aos quadrinhos, como a coisa da teia, que na verdade era um dispositivo, afinal, se fosse para o Homem Aranha soltar naturalmente teia, ela sairia como nas aranhas de verdade, pela bunda. Mas aí o filme seria totalmente diferente, não? Em 2014 podemos esperar um The Amazing Spider-Man 2.

Pra finalizar, como quando você vende os direitos de seus super heróis você corre o risco de ter filmaços boas, mas também umas coisas de dar vergonha, nem acredito que deva comentar sobre "Demolidor, O Homem Sem Medo" (que tipo de tradução é essa?), aliás a Fox até perdeu os direitos sobre a personagem. Elektra (que tinha tudo para ser legal), Blade (wtf Marvel, sério, vocês podiam ter trabalhado melhor num dos únicos ~heróis~ negros de vocês). O Justiceiro eu acho legal pra caramba, e é de 1989, vamos dar um desconto.

As opiniões expressas acima não representam a ideologia ou o conceito do Portal ObaOba, são pessoais do autor.

Por Julia Bueno

Atualizado em 7 Mar 2014.