Guia da Semana

Se você assiste Game of Thrones, certamente já viu algum personagem querido morrer. Com a popularização da atração, está cada vez mais comum escutar perguntas do tipo: “quem morreu essa semana?”. Isso porque George R. R. Martin, autor da saga literária que deu origem à série, não poupa ninguém e gosta mesmo é de surpreender o público.

A terceira temporada foi marcada pelo Casamento Vermelho, com uma matança que deixou todos em choque, já a quarta começou com o Casamento Roxo, que fez o público ficar boquiaberto mais uma vez. Para saber o que esperar nos próximos capítulos, só lendo os livros, mas como a saga ainda nem terminou, a única certeza que se pode ter é de que ainda vem muita surpresa por aí.

É tanta morte que você está perdido? Pois então confira a lista do Guia da Semana, com os principais personagens que morreram em Game of Thrones:

Rei Robert Baratheon

O chefe da Casa Baratheon foi coroado Rei dos Sete Reinos e se casou com Cersei Lannister para garantir a estabilidade política. Mas foi isso que o derrubou, pois enquanto estava numa das suas caçadas, Cersei fez com que o escudeiro desse a Robert um vinho muito forte, que o levou a ficar muito bêbado e acabou por ser atacado pelo javali e mortalmente ferido.

Viserys Targaryen

Herdeiro de Aerys II após a morte de Rhaegar Targaryen, tornou-se um exilado após a rebelião de Robert Baratheon. Ele arranjou o casamento de sua irmã com Khal Drogo, para conseguir dez mil homens para conquistar os Sete Reinos. Como Drogo demorou a cumprir sua promessa, ameaçou Daenerys e seu filho. Drogo então derreteu o ouro de seu cinto e derramou em cima da cabeça de Viserys, dando a ele a coroa que tanto queria.

Khal Drogo

O chefe dothraki se casou com Daenerys Targaryen, prometendo invadir Westeros em seu nome. Mas ele adoeceu e, antes de morrer, foi abandonado por muitos súditos. Para salvar o marido, Khaleesi pede ajuda a uma feiticeira e seu bebê é sacrificado, mas a atitude foi em vão. Mas é quando o corpo de Khal Drogo é queimado, que Daenerys entra no fogo com os ovos de dragão e ressurge com filhotes.

Eddard Stark

Mais conhecido como Ned Stark, o Senhor de Winterfell e Protetor do Norte foi para Westeros ser a “Mão do Rei”. Ele descobriu que os três filhos legítimos de Robert eram frutos de incesto entre a Rainha Cersei Lannister e seu irmão, Jaime Lannister. Ele tenta impedir que Joffrey assuma o trono após a morte do Rei, mas é traído e decapitado.

Renly Baratheon

Após a morte de Robert, Renly se declarou rei e casou-se com Margaery Tyrell, conseguindo o apoio de várias casas. Mas seu irmão mais velho, Stannis, também queria o trono e se envolveu com a Sacerdotisa Vermelha, que evocou uma sombra para asassinar Renly.

Robb Stark

O Rei do Norte, aquele que iria vingar a morte de Ned Stark, também foi assassinado. No fatídico Casamento Vermelho, Walder Frey por Robb não se casar com uma de suas filhas como havia prometido anteriormente (ele se apaixonou por Talisa e se casou com ela).

Catelyn Stark

A mãe de Robb também estava presente no casamento e, claro, não foi poupada, deixando Sansa, Arya, Bran e Rickon órfãos. Além dela, cerca de três mil e quinhentos vassalos foram chacinados nesta noite.

Talisa Stark

Ela estava esperando um filho de Robb (aliás, é o pivô da briga que gera o Casamento Vermelho) e foi friamente assassinada na frente do Rei do Norte.

Rei Joffrey Baratheon

Essa morte pode até ter deixado o público surpreso, por acontecer no segundo episódio da quarta temporada, mas estava todo mundo (ou uma grande parcela dos fãs) aguardando ansiosamente por ela. O Rei Joffrey, que de Baratheon não tinha nada (pois era fruto de um incesto de sua mãe Cersei com seu tio Jaime), era terrivelmente sádico e incontrolável. Ele foi envenenado no próprio casamento, episódio que ficou conhecido como Casamento Roxo.

Por Luísa Venter

Atualizado em 9 Mai 2014.