Qualquer pessoa que já tenha conhecido alguém que se suicidou, ou que pensou nisso, sabe que o assunto não é brincadeira. Mas, para a emissora fictícia de “Esta é a sua morte – o show”, filme que estreia nesta quinta-feira (21) nos cinemas, a morte é só mais um instrumento para aumentar a audiência.
O longa tem direção de Giancarlo Esposito, ator conhecido pelo papel de Gus na série “Breaking Bad”, e também traz o artista na frente das câmeras. O protagonista, porém, não é ele, mas sim Josh Duhamel, que vive um apresentador de TV que, depois de um trauma, aceita participar de um projeto polêmico: um reality show chamado “Esta é a sua morte”, onde os participantes se inscrevem para cometer suicídio ao vivo, da forma como preferirem, em troca de um prêmio em dinheiro para sua família.
A ideia da morte como espetáculo já tinha sido explorada em filmes tão diversos quanto “Jogos Vorazes” e “O Abutre”, mas, em “Esta é a sua morte – o show”, a questão é ainda mais perturbadora, pois as vítimas, desta vez, escolhem morrer e até fetichizam o próprio fim com explosões, rituais e toda uma cenografia montada no palco. Não é meramente o suicídio assistido de um paciente terminal... É a troca de uma vida por dinheiro, literalmente. E com direito a palmas e assovios da plateia.
O filme também traz no elenco as atrizes Famke Janssen (“X-Men”), Sarah Wayne Callies (“The Walking Dead”) e Caitlin Fitzgerald (“Masters of Sex”) e tem uma participação breve de James Franco. A classificação indicativa é de 18 anos.
Por Juliana Varella
Atualizado em 19 Set 2017.