Guia da Semana

Vinte anos se passaram desde o lançamento do primeiro livro da série Harry Potter. Dez, desde que o último chegou às prateleiras. Mas isso não significa que a história esteja encerrada - de tempos em tempos, J.K. Rowling presenteia os fãs com pequenas revelações sobre o futuro ou o passado dos seus personagens e do mundo mágico que ela criou.

Relembre 13 segredos que a autora compartilhou com o público desde que terminou sua saga mais famosa:

 

Dubledore é gay

Este é um dos mais conhecidos (e mais questionados) fatos revelados por J.K.Rowling após o fim da franquia, tanto nos livros quanto nos cinemas. Albus Dumbledore, diretor de Hogwarts e mentor de Harry Potter, nutria um sentimento profundo pelo bruxo Gellert Grindewald – o último grande bruxo das trevas antes de Voldemort, com quem fizera grandes planos antes de seguirem caminhos opostos. A revelação foi feita em 2007, durante uma leitura do último livro da série no Carnegie Hall.

 

Existem outras escolas de magia

Outra informação que ficou muito conhecida sobre o mundo bruxo, em ocasião do lançamento do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, foi o fato de que Hogwarts não é a única escola de magia e bruxaria do mundo de Harry Potter. Na verdade, existem outras dez, incluindo uma no Brasil chamada “Castelobruxo”, que fica na Amazônia e é protegida por Caiporas!

 

Existem dois Harry Potters

Recentemente, J.K. Rowling publicou um texto no site Pottermore contando o passado da família Potter. Entre as muitas revelações, está o fato de que Harry – o que conhecemos – não é o primeiro de seu nome. Seu bisavô, Henry Potter (chamado de Harry pelos íntimos), trabalhou no Ministério de Magia de Londres no início do século XX e foi um defensor da comunidade trouxa, o que contribuiu para a exclusão da família dos “Sagrados Vinte e Oito” (uma lista de sobrenomes de “sangue puro” que circulou nos anos 30).

 

O nome completo da Murta-Que-Geme

Em 2015, a autora decidiu contar aos fãs o verdadeiro nome da Murta-que-geme, fantasma que habita o banheiro feminino em Hogwarts: Myrtle Elizabeth Warren. Elegante, não?

 

Lupin e Tonks tiveram que morrer

Os fãs podem protestar o quanto quiserem, mas a verdade é que o casal Remus Lupin e Nymphadora Tonks teve um motivo muito forte para ser morto na batalha final de Hogwarts. J.K. Rowling queria criar um “eco” para a morte dos pais de Harry na batalha anterior de Voldemort e, para isso, precisava de um casal marcante e de uma criança que ficaria órfã. Ela acreditava que isso mostraria a brutalidade da guerra e faria com que os leitores compreendessem o seu peso, antes e depois.

 

O “T” em “Voldemort” é silencioso

Você provavelmente pronunciou o nome de você-sabe-quem errado sua vida inteira.

 

Hagrid não tem um Patrono

Nem todos os bruxos são capazes de conjurar patronos, afinal, esse é um feitiço muito avançado.

 

A bolsa infinita de Hermione era ilegal

Hermione pode parecer certinha, mas já quebrou as regras mais de uma vez. Além do viratempo (que ela eventualmente devolveu ao Ministério da Magia), outro objeto ilegal que a bruxinha utilizou foi a bolsa infinita – aquela, que toda garota que leu Harry Potter ficou sonhando em ter. O delito foi perdoado, porém, porque a bolsa acabou tendo uma participação importante na batalha contra Voldemort.

 

Hogwarts é gratuita

Você já parou para pensar em quanto custaria estudar numa escola como Hogwarts? Pois um fã fez essa pergunta a J.K. Rowling pelo Twitter e ela respondeu: “não há mensalidade! O Ministério da Magia cobre os custos de toda educação de bruxos”. Um sonho, não?

 

Dolores Umbridge não é puro-sangue

Revelação chocante: Dolores Umbridge, preconceituosa e obcecada por pureza como só ela, não é esse puro-sangue que sempre afirmou ser. Na verdade, sua mãe é trouxa e seu pai, bruxo. Seu irmão nem mesmo chegou a desenvolver poderes mágicos e a família, eventualmente, se dividiu em duas.

 

Minerva McGonagall viveu uma triste história de amor

A professora McGonagall, como revelou a autora no site Pottermore, tem um passado muito triste. Sua mãe, bruxa, escondeu sua natureza por anos para viver com seu pai, que era trouxa, e para quem não teve coragem de revelar seus poderes. Ela ainda perdeu o contato com os próprios pais e com todo o mundo bruxo por causa dessa relação, e sua mentira foi trazida à tona quando sua filha, Minerva, começou a dar os primeiros sinais de que também era uma bruxa.

A revelação acabou com a confiança entre os dois e arruinou o casamento. Anos mais tarde, depois de se graduar de Hogwarts, Minerva passou um verão na casa do pai na Escócia e se apaixonou por um trouxa. Consciente de que não conseguiria viver sem magia como sua mãe, ela decidiu partir para Londres sem dizer nada ao namorado e se dedicar integralmente ao trabalho no Ministério. Eles nunca mais se viram.

 

Harry e Ron não terminaram os estudos em Hogwarts (mas é claro que Hermione terminou)

Depois da Batalha de Hogwarts, Harry e Ron não retornaram para terminar o ano letivo e prestar seus exames finais, mas conseguiram mesmo assim garantir empregos respeitáveis como aurores. Hermione, por sua vez, graduou com louvor e, depois, se juntou aos dois no Ministério.

 

Luna Lovegood se casou com o neto de Newt Scamander

Depois dos eventos dos livros, Luna conheceu e se casou com Rolf Scamander, neto do famoso magizoologista Newt (protagonista de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”). O casal teve dois filhos gêmeos, Lorcan e Lysander. 

10 coisas que só os verdadeiros fãs de Harry Potter vão entender

Avada Kedavra!

15 livros que vão prender sua atenção e você precisa ler até o fim do ano

Suspense, drama e ótimas indicações pra sua vida profissional

Dos livros para o cinema: 11 obras literárias que vão virar filme em 2017

Dos best-sellers aos títulos menos comentados, a lista está cheia de surpresas!

Atualizado em 26 Jun 2017.