Guia da Semana

A mais nova aposta da Rede Globo é o drama Assédio, baseada no livro A clínica - A farsa e os crimes de Roger Abdelmassih, de Vicente Vilardaga. A produção, de dez episódios, contou com uma equipe majoritariamente composta por mulheres, foi escrita por Maria Camargo e dirigida por Amora Mautner e já está disponível para os assinantes Globoplay desde 21 de setembro.

A produção é inspirada na história real do ex-médico Roger Abdelmassih, especialista em reprodução humana e fertilização em vitro que, em 2009, foi condenado a quase 200 anos de prisão por 48 estupros de 37 mulheres, suas pacientes. Na série, o personagem se chama Roger Salada e é interpretado por Antonio Calloni.


Antonio Calloni interpreta o médico Roger Abdelmassih. (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)

A série se desenvolve em um período de 13 anos, entre 1994 e 2007, ano em que começam as denúncias contra Rogério, e acompanha um conjunto de vítimas que veem o desejo de ser mãe se tornar um pesadelo. Entre as personagens estão a professora Stela (Adriana Esteves), a arquiteta Eugênia (Paula Possani), Vera (Fernanda D’Umbra), Lorena (Bárbara Paz) e Carmen (Monica Iozzi). As duas últimas são as responsáveis por denunciar o médico.

Maria Camargo e Amora Mautner explicam que ouviram relatos de diversas vítimas de assédio para poderem produzir um retrato verossímil do sofrimento a qual essas mulheres são submetidas. A equipe da série acredita que é importante falar sobre o tema, já que, afinal, foi só depois que, na história real, as mulheres se uniram para falar sobre o que tinha acontecido e enfrentar as pessoas que as queriam descreditar, que o criminoso foi preso.


A juíza Niara Flores (Dani Ornellas), o advogado Navas (Theo Werneck) e um assistente. (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)

A produção conta, ainda, com Mariana Lima e Paolla Oliveira interpretando, respectivamente, a primeira e a segunda esposa do ex-médico. Outros nomes que fizeram parte do projeto são Leandra Leal, como uma jornalista, Vera Fishcer, como Hebe Camargo, Bianca Müller, Elisa Volpatto, Dani Ornellas, Hermila Guedes, João Miguel, Camila Morgado, entre outros.

Atualizado em 26 Set 2018.