Guia da Semana
Filmes e séries
Por Redação Guia da Semana

5 motivos para assistir à série "Doze Jurados", na Netflix 

Recheada de mistério e drama, série belga é boa pedida para quem não dispensa um suspense bem feito.

Foto: Divulgação

Não é de hoje que os filmes e séries sobre julgamentos fazem sucesso – "Doze Homens e Uma Sentença", de 1957, é prova disso. No entanto, recentemente, a Netflix lançou diversos títulos que abordam questões interessantíssimas em torno de temáticas jurídicas, e produções como "American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson" e "Making a Murderer" agradaram o público e a crítica.

A aceitação não foi diferente com "Doze Jurados", série belga de 10 episódios recheada de mistério, drama e suspense. Pensando nisso, o Guia da Semana lista os motivos pelos quais você deveria dar uma chance á produção. Confira:


ENREDO

Foto: Divulgação/Netflix

Um júri formado por 12 cidadãos comuns deve decidir o destino de uma mulher acusada de matar sua melhor amiga e sua própria filha.


MISTÉRIO E ABORDAGEM

Diferente de muitas produções que focam a atenção e o andamento da narrativa em torno do crime e do criminoso, "Doze Jurados" amplifica o olhar do público e revela o entorno do que se passa no tribunal. Assim, revela dilemas pessoais dos jurados, trazendo também o peso da responsabilidade de determinar o destino de um acusado.

Desta forma, além da própria tensão do crime, que é rodeado de mistérios, a série fica mais densa, com personagens muito mais interessantes e bem construídos. O que faz com que nós, telespectadores, fiquemos ainda mais envolvidos, seja com o quebra-cabeça que vai se formando ou com a dúvida que paira sob a opinião de cada jurado.


DIREITO E IMPARCIALIDADE

Os episódios são um deleite para quem ama um bom suspense, mas também para quem não dispensa uma produção que aborda questões do direito com embasamento. Além disso, é interessante ver como o ritmo e a abordagem fazem com o telespectador se sinta parte do tribunal. O motivo? A série tem uma postura imparcial de tudo que apresenta: expõe vantagens e desvantagens dos dois lados, sem focar em um olhar unidimensional. Assim, o espectador pode se sentir como mais um jurado ou até mesmo como um dos juízes.


Atualizado em 27 Jul 2020.

Mais notícias

15 filmes que são a cara do outono para ver no streaming

Filmes e séries

Resenha: 'Gridlock’d – Na Contra Mão'

Filmes e séries

35 séries para maratonar durante o outono

Filmes e séries

Resenha: 'Você já viu vagalumes?'

Filmes e séries

Confira as estreias do streaming de 19 a 25 de abril de 2021

Filmes e séries

Resenha: 'Os Segredos de Madame Claude'

Filmes e séries