Guia da Semana

Nesta quinta-feira, dia 15, estreia a série 'Romance Policial - Espinosa', no GNT. Dirigida por José Henrique Fonseca e inspirada no livro 'Uma janela em Copacabana', de Luiz Alfredo Garcia-Roza, a trama, filmada no Rio de Janeiro, tem tudo para agradar os fãs de suspense e romance policial.

A história começa quando um detetive é encontrado morto em um apartamento de Copacabana. Dois dias depois, outro policial também é assassinado em plena luz do dia, na Praça do Lido. O problema é que os dois foram executados com um tiro na nuca à queima roupa, sem resistência e sem testemunhas. Os casos em condições idênticas foram ocorridos na circunscrição do delegado Espinosa.

Conhecido por seu rigor ético, Espinosa (Domingos Montagner), responsável pela 12ª Delegacia de Polícia, decide montar um grupo especial de investigação com pessoas de sua confiança: os policiais Welber (Luciano Quirino), Otávio (Paulo Verlings) e Andressa (Chandelly Braz). Só que outro assassinato acontece, o que faz com que ele comece a desconfiar de seus companheiros de trabalho. Ou seja: Espinosa e sua equipe estão ao mesmo tempo na posição de caça e de caçadores.

A pressão da corregedoria e da imprensa cresce quando a investigação revela que todos os policiais assassinados tinham amantes e que elas também estão sendo eliminadas. Espinosa precisa correr para protegê-las, como no caso de Camila (Nanda Costa), uma ex-dançarina de boate que se sente ameaçada. A série retrata ainda o lado corrupto da polícia e mostra Vicente (Roberto Bataglin), um policial que intimida a todos com seu jeito ameaçador.

Conheça um pouco mais sobre os personagens da série:

ESPINOSA (DOMINGOS MONTAGNER)

Delegado titular de uma movimentada delegacia de Copacabana, vive num prédio antigo do bairro. Em seu apartamento há uma desordem organizada: os livros são empilhados e espalhados por todo canto. É um homem de manias: vai sempre andando para o trabalho, gosta de caminhar e cronometrar seus trajetos e de comer sempre no mesmo restaurante onde a namorada, Luana, trabalha. Pratica natação no mar para conseguir descansar a mente. Meticuloso e perspicaz, ele esmiúça as investigações com perguntas que às vezes soam fora de lugar. Discreto, revela suas estratégias a conta-gotas, testando todos a seu redor.

LUANA (BIANCA COMPARATO)

Namorada de Espinosa, herdou o restaurante que ele frequenta e é dona do lugar. Admira a inteligência do delegado, sente-se protegida por ele e por isso confia totalmente na relação dos dois, marcada pela cumplicidade. É bonita, cabeça aberta e sincera. Gosta de ler os livros que Espinosa indica, tornando-se uma ávida leitora de romances policiais.

CAMILA (NANDA COSTA)


É uma vítima em potencial. Dançarina de boate, Camila é a última sobrevivente entre as amantes dos policiais mortos. Tinha um caso com Silveira e por isso está ameaçada. Sedutora e misteriosa, ela consegue fugir e mobilizar a atenção de Espinosa para ganhar proteção.

WELBER (LUCIANO QUIRINO)

Trabalha com Espinosa desde sua entrada na polícia. É homem de absoluta confiança, um policial correto, braço direito do delegado. Sua especialidade é seguir pessoas. Disfarça-se com maestria e cumpre com rigor absoluto suas missões. Esforça-se para conquistar Andressa, sua companheira de trabalho.

ANDRESSA (CHANDELLY BRAZ)


É uma jovem policial talentosa. Profissional habilidosa e inteligente, Andressa sonha em se tornar uma excelente delegada. Para isso, tem Espinosa como referência, quase um ídolo. Muito bem preparada, nem parece recém-saída da academia. Sente-se atraída por Welber, mas teme que um relacionamento com um policial da mesma DP atrapalhe sua carreira.

RAMIRO (OTTO JR.)

É um bom detetive, mas com envolvimentos suspeitos, apesar do fato de que Espinosa confia nele. É eficiente no caso, porém, ao mesmo tempo, quer proteger alguns de seus interesses, mudando os rumos da investigação. Durante a série, entre a pressão de Vicente e a lealdade a Espinosa, Ramiro precisará decidir de que lado está.

OTÁVIO (PAULO VERLINGS)

É um policial ex-hacker e o caçula na delegacia. Jovem agitado, é o engraçado do grupo (ou tenta ser). Vidrado em tecnologia, tem sempre consigo inúmeros gadgets e outros aparelhos eletrônicos de última geração que usa para ajudar nas investigações. Suas opiniões são tão elaboradas e imaginativas que várias vezes o colocam em situações ridículas.

FREIRE (LUCA DE CASTRO)

Perito, busca provas em todas cenas de crimes. Discreto, frio e muito experiente, conta com a confiança de Espinosa para uma ajuda prática e intelectual nas investigações.

VICENTE (ROBERTO BATAGLIN)

Conhecido policial corrupto da DP de Espinosa, intimida todos que pode com o seu jeito ameaçador. Rebela-se contra a forma adotada por Espinosa para conduzir os casos porque teme que seus esquemas de corrupção sejam investigados.

JULIÃO (HENRIQUE NEVES)


Julião é submisso a Vicente e está envolvido em todos os esquemas do colega. Também policial, é bajulador, grosseiro e aceita fazer qualquer coisa para ganhar um dinheiro extra.

SERENA (MARIA MANOELLA)

É uma testemunha-chave. Sexy e envolvente, surge na investigação quando testemunha, da janela de seu apartamento, a morte de uma mulher. Atormentada pelo que viu e temendo ser perseguida pelo assassino, ela recorre a Espinosa. Há uma grande tensão sexual entre os dois.

'Romance Policial - Espinosa' estreia no GNT nesta quinta-feira, 15 de outubro.

Atualizado em 14 Out 2015.