Guia da Semana
Filmes e séries
Por Luísa Venter

Séries de animação nada infantis

Nem sempre os desenhos animados são destinados a crianças.

"Archer" mostra um agente secreto politicamente incorreto (Divulgação)

Quando se fala em desenho animado, a primeira coisa que vem à cabeça são produções infantis, mas nem toda a animação é feita para criança. Além daqueles desenhos que servem tanto para os pequenos, quanto para os mais crescidinhos - e os desenhos malucos que ninguém sabe qual é o público alvo -, existem as séries animadas para adultos, que não são nada, nada, infantis.

+ Curte desenhos lisérgicos?
+ Melhores trilhas sonoras de séries
+ Veja o nosso especial de séries de TV

Afinal, alguém apresentaria a violência Happy Tree Friends, ou os palavrões de South Park para uma criança? Se o politicamente incorreto é a sua praia, conheça ou relembre as séries animadas nada infantis da TV:

South Park

Boca-suja é uma boa definição para Stan, Kyle, Kenny e Cartman, os amigos que moram na cidade de South Park, no Colorado. Na atração criada por Trey Parker e Matt Stone, em 1997, o humor negro e as críticas rolam soltos. No ar até hoje, a comédia é exibida pelo VH1 no Brasil.

Archer

O seriado animado do FX definitivamente não é para crianças. A comédia criada por Adam Reed acompanha as aventuras do agente secreto Sterling Archer, que trabalha para a ISIS, organização internacional de inteligência comandada por sua mãe. No ar desde 2009, o seriado satiriza produções sobre espiões com um protagonista que só pensa em sexo, drogas e é muito mal-educado.

Happy Tree Friends

Que tal uma série com personagens fofos, coloridos, que vivem em uma linda floresta e se matam da maneira mais horrível possível? Violência é o que não falta na atração da Mondo Mini Shows criada por Kenn Navarro, Aubrey Ankrum, Rhode Montijo e Warren Graff. O desenho maluco foi lançado na internet, em 2000, mas teve tanto sucesso que passou para a TV.

Family Guy (Uma Família da Pesada)

A premiada comédia criada por Seth MacFarlane já foi indicada para 13 Emmys, mas também já foi muito criticada por sua semelhança com Os Simpsons. O programa mostra o cotidiano da família de Peter Griffin, em que o cachorrro cínico é mais esperto do que todos os humanos e o diabólico caçula Stewie tem planos maléficos. Criada em 1999, a série segue no ar e, no Brasil, é transmitida pelo FX. Confira uma seleção de melhores momentos (em inglês):

Beavis & ButtHead

Mais adolescente do que adulta, a série da MTV criada por Mike Judge foi exibida de 1993 a 1997. Cada episódio mostra histórias curtas da dupla de adolescentes Beavis e Butt-Head, que moram e estudam na cidade fictícia de Highland. O sucesso na época foi tanto que rendeu um filme, Beavis & Butt-Head Detonam a América.

American Dad

Outra série de Seth MacFarlane, American Dad segue a mesma premissa de Family Guy e Os Simpsons, baseado no dia a dia de uma família, com muita crítica e ironia. A família Smith é composta por Stan e Francine, os filhos Hayley e Steve e o ET Roger. Desde 2005 no ar, a série passou da Fox para a TBS e recebeu uma versão dublada no canal aberto pela Globo.

Os Simpsons

As crianças também gostam de Simpsons, mas os amarelinhos definitivamente não poderiam deixar de estar nesta lista, afinal é a série mais assistida e mais longa em temporadas desenvolvida pela Fox. Criada por Matt Groening a comédia, considerada a melhor produção animada do século XX e um dos melhores programas de TV de todos os tempos, dispensa apresentações.




Por Luísa Venter

Atualizado em 6 Mar 2014.

Mais notícias

10 filmes infantis para ver em casa na Páscoa 2019

Filmes e séries

5 motivos para ver a série "Special", nova produção da Netflix

Filmes e séries

10 filmes incríveis que todo amante de música deveria ver

Filmes e séries

5 motivos para ver a série "Black Summer", da netflix

Filmes e séries

Netflix: 10 filmes para assistir depois de um dia cheio

Filmes e séries

10 perguntas que a oitava temporada de "Game of Thrones" precisa responder

Filmes e séries