Guia da Semana

Como estragar uma ótima série que está há anos mantendo uma boa audiência? Simples, é só não saber quando terminar. Influenciadas pela grande audiência de suas séries de maior sucesso, as emissoras apostam na renovação para mais e mais temporadas, fazendo com que muitos fãs assistam, mesmo não estando mais tão apaixonados pela trama, para saber o final (como aconteceu com How I Met Your Mother, que terminou em 2014, depois de nove anos).

Produções como “The Big Bang Theory” e “Supernatural” estão garantidas, pelo menos, até a 10ª temporada. Mas será que elas deveriam mesmo ficar dez anos no ar? O elenco de “Two and a Half Men” já está até abandonando o barco, mas continua na grade de programação. Se você também não aguenta mais essa das emissoras norte-americanas de aproveitar os seriados até seu último suspiro, confira a lista das séries que já deveriam ter acabado:

Californication (7ª temporada)

A série é ótima, David Duchovny é ótimo e realmente dá pena de ver a série acabar, mas já deu. Hank e Charlie já fizeram todas as loucuras que puderam, Hank terminou e reatou com Karen muitas vezes, já criou uma filha, já teve todos os tipos possíveis de mulheres na sua cama, mas a série continua. Felizmente, está na sua última temporada, mas pode ser difícil olhar até o fim, porque nesta 7ª fase, apareceu um filho desconhecido de Hank e ele é estranho e muito chato.

The Mentalist (6ª temporada)

Não entendam mal, eu mesma gosto muito do Patrick Jane (Simon Baker), mas como continuar depois da morte de Red John – que fez a série perder boa parte de sua audiência? Por mais que Bruno Heller continue tendo boas ideias para novas tramas, novos rumos, é difícil criar um grande mistério que intrigue tanto o público novamente. Há boatos de que a Warner está oferecendo a série para outros canais, pois a CBS não a quer, e, com medo de um possível cancelamento, Heller está escrevendo uma season finale para esta 6ª temporada, que serviria como um bom fim de série.

The Big Bang Theory (7ª temporada)

Uma série que gera controvérsias. Os personagens são divertidos (Jim Parsons é muito bom e foi reconhecido diversas vezes por sua atuação como Sheldon), mas depois de sete anos o clima já não é mais o mesmo. Só que, para desespero de quem queria ver o fim, com os quase 20 milhões de espectadores por episódio, a CBS renovou a comédia nerd por mais três temporadas - há história para tudo isso? Esperamos que Bill Prady e Chuck Lorre deem conta de manter o público interessado na trama e aguardamos - ansiosamente - pela primeira noite de amor de Sheldon.

Two and a Half Men (10ª temporada)

Não há dúvidas. Não há absolutamente nenhuma dúvida. Ninguém duvida. Essa série REALMENTE já deveria ter acabado. Aliás, ela já acabou, quando o Charlie Sheen saiu programa, quando o Ashton Kutcher (quem teve essa ideia?) entrou, quando Angus T. Jones (o eterno Jake) surtou e foi embora xingando todo mundo. Enfim, não tem mais salvação para essa trama, nem a filha do Charlie pode endireitar o rumo. Desista Chuck Lorre, o Charlie venceu.

Supernatural (9ª temporada)

Acharam que a série interminável dos irmãos Winchester iria escapar desta lista? Claro que não! Pois assim como Two and a Half Men, o fim de Supernatural é quase um pedido unânime depois dessas nove temporadas. Muitos dizem que deveria ter acabado na 5ª e que eles inventando demais. Realmente, depois do apocalipse não tinha mais o que fazer, os Leviatãs não foram uma boa sacada e a série acabou perdendo o foco. Porém, podemos dar um desconto para os bons episódios que vieram depois disso, como "The French Mistake" na sexta temporada, em que os roteiristas tiram sarro da briga de Jared Padalecki e Jensen Ackles, transportando Sam e Dean para o mundo real, onde a vida deles é uma série. Dá uma olhada:

Por Luísa Venter

Atualizado em 11 Mai 2014.