Guia da Semana

Não é só nos Estados Unidos que são produzidas séries de TV de qualidade. Há ótimas produções também na terra da Rainha, com suspenses, ficção científica, policiais e seriados teen. Com menos episódios, as curtas (e muitas vezes poucas) temporadas das atrações britânicas prendem a atenção do público como ninguém.

+ Confira o calendário de séries 2014
+ As melhores séries policiais de todos os tempos
+ Saiba tudo sobre suas séries favoritas

Dos mistérios de Sherlock, às aventuras de Doctor Who, não há como não se encantar com pelo menos um seriado inglês. Confira a seleção do Guia da Semana com as séries inglesas que você precisa conhecer:

Sherlock



Nesta adaptação dos contos de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) vive nos dias atuais, com seu companheiro de investigações, o Dr. Watson (Martin Freeman), que escreve sobre os casos que desvendam em um blog. Mas a essência das histórias misteriosas é mantida. O formato da série é um pouco diferente, cada episódio conta uma história, em aproximadamente uma hora e meia de duração, e cada temporada tem apenas três episódios.

Downton Abbey



Criada por Julian Fellowes, a série se passa na Inglaterra do início do século XX, na propriedade rural dos Crawley, conhecida como Downton Abbey. A família de aristocratas compartilha alegrias e tristezas, depois do trágico acontecimento do Titanic. É uma boa pedida para quem gosta da mistura de história com ficção. A atração já na quarta temporada e é transmitida no Brasil na FoxLife e no GNT. Ela está inclusive no Livro Guinness dos Recordes de 2011, como o programa de televisão em língua inglesa mais aclamado pela crítica.

Doctor Who



A aclamada série foge dos padrões ingleses, sendo a mais longa série de ficção científica do mundo, com 50 anos completados em 2013. Uma das mais famosas e premiadas atrações britânicas, o seriado mostra as aventuras de um Senhor do Tempo conhecido como Doutor, que explora o universo em sua máquina, a TARDIS. A série foi exibida de 1963 até 1989, suspensa até 1996 e relançada em 2005. A versão atual está na sexta temporada, com o 12º Doutor (Peter Capaldi), e é exibida no Brasil pela BBC HD.

Luther



O drama policial acompanha a vida do detetive John Luther, interpretado por Idris Elba - duas vezes indicado ao Globo de Ouro por seu papel. Ele concilia os problemas pessoais com os casos em que trabalha. Na primeira temporada, o foco é na relação entre Luther e a bela assassina Alice Morgan (Ruth Wilson). A série, que terminou em sua terceira temporada em 2013, é transmitida no Brasil pelo canal online Netflix e na BBC HD.

Secret Diary of a Call Girl



Belle (Billie Piper) é a prostituta de luxo mais requisitada de Londres. Por traz dela está Hanna, uma jovem de hábitos comuns, formada em literatura e que não consegue trabalhar com outra coisa senão sexo. Discreta e muito elegante, Belle/Hanna conta com o melhor amigo Ben (Iddo Goldberg) para resolver seus dramas pessoais. A série é baseada no livro autobiográfico de Brooke Magnanti, estudante de medicina que usava o nome Belle de Jour para se prostituir.

Monty Python's Flying Circus



É impossível falar de séries inglesas e não citar Monty Pithon. Transmitido pela BBC entre 1969 a 1974, o famoso seriado cômico tem um humor único. Em seus 45 episódios, podem ser encontradas referências políticas, literárias e filosóficas. Os filmes do grupo de humoristas que revoluciou o gênero, Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975) e A Vida de Brian (1979), também foram um sucesso de bilheteria.

Skins



Polêmica, a série teen retrata a juventude sem limites de um grupo de adolescentes. Os amigos são envolvidos por muita bebida, droga, sexo e questões que os perturbam. A cada duas temporadas, elenco e personagens mudam, para dar lugar a novos problemas. O seriado teve seis temporadas de 2007 a 2012 e voltou em 2013 para uma despedida, com três episódios apenas.

Life on Mars



A série que mistura ficção científica com drama policial foi cancelada na sua segunda temporada, mas venceu diversos prêmios entre 2006 e 2007. A trama mostra a rotina do agente Sam Tyler na polícia, que acorda como detetive em 1973, após ser atingido por um carro em 2006. Ele passa a resolver os casos da polícia sem as tecnologias a que estava acostumado, enquanto tenta descobrir o que aconteceu com ele.

BlackAdder



Um verdadeiro clássico da TV britânica, Blackadder conta com o talento de Rowan Atkinson (Mr. Bean) no papel principal. Na série, também conhecida no Brasil como Víbora Negra, Atkinson é o anti-herói Edmund Blackadder, que em cada temporada vive em uma época diferente da história. Ele tenta se dar bem em cada situação histórica, seja na Idade Média, período elizabetano, final do Século XIX ou 1ª Guerra Mundial. A atração foi exibida entre 1983 e 1989, totalizando 22 episódios.

Por Luísa Venter

Atualizado em 9 Fev 2014.