Guia da Semana

A equipe do ObaOba adora séries e já falou bastante das mais recentes que estão bombando. Mas como chega coisa nova o tempo todo, resolvemos abranger mais esse leque de "séries que você precisa sentar e ver agora mesmo".

+ As melhores séries de todos os tempos
+ Séries e programas de TV que marcaram os anos 90
+ 10 músicas marcantes de seriados

Abaixo selecionamos séries que vão do drama à comédia passando por terror e até piratas. Confere aí:

Orange Is The New Black

Para quem vive grudado no Netflix e ainda não se deparou com essa série, fica a dica: perca (ou ganhe, na verdade) uma hora da sua vida para ver o primeiro episódio. A série tem uma abordagem incrível da vida em penitenciárias femininas nos Estados Unidos. Mas nada de chororô. O seriado é de comédia e acompanha a drástica mudança de vida de Piper, que é presa com uma mala cheia de dinheiro e drogas que pertencia a sua ex-namorada, traficante. Ela troca sua vidinha perfeita em NY por 15 meses em uma prisão feminina. A série estreou em 2013 e vem sendo aplaudida de pé mundo afora.

Penny Dreadful

Se você gosta de séries de terror, senta aqui. O nome vem de de um tipo de quadrinhos inglês do século 19 que custavam 1 penny (um centavo) e tinham histórias macabras e ácidas, à la Pulp Fiction, feitas especialmente para jovens de classe operária. Com estreia em 11 de maio nos Estados Unidos, a série americana mistura personagens clássicos de histórias de terror, como Frankenstein e Conde Drácula, da origem de seus contos à mistura deles com a história da protagonista, interpretada por Eva Green.

Chicago PD

Se ver o Chase, de House, fazendo o bombeiro goixtoso em Chicago Fire atiçou seus hormônios e depois te conquistou pela temática da série e close up na vida pessoal das personagens, se prepare para gostar muito de Chigado PD. A série é um spin off de Chigado Fire e acompanha o policial corrupto Hank Voight (que foi preso numa emboscada ao planejar o assassinato de Jesse Spencer em C.F.), depois de sair da prisão e, por um golpe de sorte (e bons contatos), assumir uma unidade da polícia de Chicago. Voight lidera a unidade de inteligência e mostra como, às vezes, você precisa contornar a lei para ter justiça (e como, às vezes, ele faz isso só porque sim). Do mesmo criador de todos os Law&Order, Dick Wolf, Chicago PD estreou em janeiro de 2014.

Surviving Jack

E, por falar em Law&Order, Elliot Stabler, que era de Special Victims Unit, volta à televisão com uma série de comédia ambientada nos anos 90. Ele é Jack, um pai (muito, muito) indelicado, ex-militar, que assume a criação de seus filhos quando sua mulher resolve começar faculdade de direito. A série é de rolar de rir, mas foi cancelada e não vai passar da primeira temporada. Mesmo assim, vale a pena.

Black Sails

Piratas são muito legais, certo? Se você concordou, venha ver qual é que é a de Black Sails, que estreou nos Estados Unidos no começo de 2014. Na era de ouro da pirataria (literal), a série acompanha o capitão Flint e seus marujos jovens, as trocas comerciais, a pirataria no mar, lutas, e a forma como o resto do mundo enxerga piratas: como ameaça.

Fargo

Os irmãos Cohen voltam a trabalhar em Fargo, dessa vez em versão televisiva numa minissérie de 10 episódios. O elenco é novo e o enredo também, e acompanha o protagonista Lester Nygaard, um vendedor de seguros de uma pequena cidade, que vive sendo atazanado por sua esposa, até que sua vida muda quando um misterioso desconhecido chega à cidade.

True Detective

O ganhador do Oscar Mathew McConaughey está nessa trama policial incrível. McConaughey é um policial que, ao lado de Woody Harrelson (Jogos Vorazes), tem de voltar a Louisiana depois de 17 anos para servir de testemunha em um caso pra lá de bizarro de assassinato que foi reaberto. O resto é história e, confie em mim, uma maravilhosa história. True Detective estreou em janeiro de 2014 no Brasil.

Intelligence

Sci fi de primeira em Intelligence, a série que trata da "vida" de Gabriel, a criação mais valiosa dos EUA: um supercomputador com cérebro e coração. Um microchip implantado em seu cérebro o transformou em alguém capaz de acessar sistemas de informação, internet, telefone e satélite e hackear qualquer tipo de dado para proteger o país de ameaças.

The Americans

Espionagem é o tema dessa série americana que estreou no começo de 2013. Ela se passa nos anos 80 e trata de um casal de espiões russos da KGB vivendo como um casal americano suburbano comum em Washington. Tentando manter seus disfarces, a medida que o tempo passa, Phillip e Elizabeth começam a viver mais como um casal e menos como espiões. Atendendo às exigências de seu governo, eles têm como missão controlar a rede de informações entre os espiões que operam no país. Enquanto isso, os filhos do casal, sem desconfiarem da verdadeira identidade dos pais, vivem como dois típicos pré-adolescentes americanos.

Por Julia Bueno

Atualizado em 12 Mai 2014.