Guia da Semana

A todo o momento surgem novas "evidências" de que o mundo vai acabar, até o eclipse da lua é interpretado como um sinal do apocalipse. Nos cinemas, o tema já foi muito explorado e na televisão não poderia ser diferente. Várias séries têm como tema o fim do mundo ou a terra pós-apocalíptica como cenário.

"The Walking Dead", com seus heróis e zumbis, é a grande sensação do momento. A superprodução já tem sua quinta temporada garantida e uma legião de fãs pelo mundo todo.

Mas outros seriados de TV já trataram do tema, como “Falling Skies”, criada por Steven Spielberg e Robert Rodat, que se passa após uma invasão alienígena.

Se você gosta de teorias apocalípticas, confira a lista do Guia da Semana de séries sobre o fim do mundo:

The Walking Dead

Criada por Frank Darabont, o seriado está no ar desde 2010 é baseado na série de quadrinhos de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard. A trama conta a história de Rick Grimes, um vice-xerife que acorda de um coma e se descobre em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis. No decorrer da história, vamos acompanhando um grupo de sobreviventes em busca de um local seguro. A atração é transmitida no Brasil pela Fox e pela Band.

Battlestar Galactica

Um ataque nuclear e robôs fora de controle são o plano de fundo para a série criada por Glen A. Larson e Ronald D. Moore. O nome da produção vem da única nave que sobrevive ao ataque dos Cylons contra as Doze Colônias, a Galactica. Liderada pelo comandante William Adama, a nave busca pelo planeta Terra. A atração ficou no ar de 2003 a 2009, completando quatro temporadas.

Falling Skies

Steven Spielberg e Robert Rodat assinam a criação da trama de ficção científica sobre invasão alienígena na Terra. Na série, o planeta está quase inteiramente destruído depois de uma grande invasão de seres extraterrestres. Eles capturam crianças e adolescentes e intervém em seus corpos. Enquanto 90% dos humanos já morreram, o professor de história Tom Mason, se torna o segundo na linha de comando da Segunda Milícia de Massachussetts, lutando contra os inimigos e buscando por seu filho Tom. No Brasil, o seriado é exibido na TNT e no Space e está na terceira temporada.

Jericho

Os habitantes da pequena cidade de Jericho ficam isolados após um ataque nuclear devastador que atingiu ao menos duas grandes cidades norte-americanas. Sem comunicação com o resto do país e do mundo, eles não sabem o que ocorreu e nem por que. A série, de 2006, foi cancelada após a segunda temporada.

Terra Nova

Um apocalipse tecnológico destrói a Terra em 2149. Em uma jornada épica, uma família parte para desbravar a Terra Nova, 85 milhões de anos no passado, para ajudar a reconstruir um novo futuro para a humanidade. Por seu alto orçamento, a série teve apenas uma temporada e foi exibida no Brasil pela Fox, em 2011, e na Globo, em 2013.

Por Luísa Venter

Atualizado em 17 Abr 2014.