Guia da Semana

Poucas séries são mais polêmicas que a famosa Black Mirror. Depois de adquirida pela Netflix, a terceira temporada, lançada em outubro de 2016, conquistou até mais fãs do que as duas primeiras, principalmente fora do Reino Unido, onde nasceu. Sem falar que a frase “isso é tão Black Mirror” acabou virando uma expressão popular.

Com episódios independentes entre si, a série questiona, através da sátira, do drama psicológico e da ficção científica, os caminhos que estamos tomando como sociedade, principalmente no que se refere à comunicação e tecnologia.

A Netflix tem sido um tanto misteriosa em relação à quarta temporada da série. Ainda não se sabe quando ela será disponibilizada no serviço de streaming, apenas que será antes de 2018. Apesar disso, já fomos presenteados com os títulos, imagens e trailers de todos os seis episódios. Confira:

Episódio 1: Crocodile

A Islândia foi escolhida como cenário para essa trama desenvolvida em um futuro próximo no qual as memórias não são mais privadas e tampouco subjetivas, pois agora podem ser extraídas e visualizadas por terceiros. Para os ansiosos e ansiosas de plantão, a Netflix já disponibilizou um vídeo promocional do primeiro episódio da nova temporada. Confira:


Episódio 2: Arkangel

O episódio acompanha a mãe de uma menina pequena que enfrenta a questão de como cuidar de sua filha em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente. O trailer foi o primeiro a ser divulgado. Confira:


Episódio 3: Hang the DJ

O terceiro episódio da nova temporada promete ser mais cômico que o os outros. Sem abandonar os questionamentos centrais da série, Hang the DJ pretende provocar o telespectador com observações sobre o atual cenário dos encontros românticos. Em um futuro próximo, todos têm um dispositivo que avisa quanto tempo aquele relacionamento vai durar. O que faríamos se sempre soubessemos que aquela pessoa não vai passar mais de 12h na nossa vida ou que nosso atual namoro só vai durar até semana que vem?


Episódio 4: USS Callister

Provavelmente o mais caro dos episódios de Black Mirror, a aeronave USS Callister vai levar os protagonistas da série ao espaço pela primeira vez. Em 74 minutos, o capítulo pretende discutir tirania e abuso de poder, tudo em uma vibe bem Star Trek cômica, como mostra o teaser:


Episódio 5: Metalhead

Gravado totalmente em preto e branco, esse episódio envolve um misterioso cachorro assassino que pode ser um robô. O capítulo se diferencia muito dos outros por parecer mais uma visão distópica do que seria o futuro para aqueles que viveram na década de 60 e temiam a tecnologia do que, de fato, nossa atual visão do futuro e uma discussão sobre nossa dependência em relação à tecnologia. Confira o teaser:


Episódio 6: Black Museum

A temporada vai ser mais uma vez encerrada com um episódio de 90 minutos ao longo dos quais serão desenvolvidas três histórias diferentes. Nesse episódio, uma turista se depara com um museu cheio de artefatos que um dia foram utilizados para causar dor em alguém. Veja o teaser:

Atualizado em 3 Out 2023.