Guia da Semana

Todo mundo sabe que dá para viajar sem sair de casa. É claro que não é a mesma coisa - risos - mas viajar através da arte também vale! Seja na literatura ou no cinema, as histórias são capazes de nos levar através de tempos e locações - mesmo que até muito deles sequer existem!

+ 13 filmes e os pratos que combinam com eles
+ 10 filmes sobre gastronomia
+ Volta ao mundo sem sair de SP: bares inspirados em culturas estrangeiras

Por isso o ObaOba preparou uma lista com 15 filmes que te ajudam a dar uma volta ao mundo, conhecendo um pouco da paisagem e cultura de outros países. Se liga!

A Mexicana

a mexicana

Em "A Mexicana" viajamos pelo mundo da máfia mexicana em um amor estrelado por Brad Pitt e Julia Roberts. Ele, um gângster encrencado e ela, sua namorada cansada da vida fora da lei. Quando Roberts é sequestrada, Pitt embarca em uma viagem pelo México em busca de uma pistola amaldiçoada a fim de salvar a sua amada.

Manhattan

manhattan

Como o próprio nome indica, um dos filmes mais icônicos de Woody Allen tem como cenário a lendária ilha nova-iorquina. Lá, o neurótico diretor vê sua mulher o deixar por outra, ao mesmo tempo em que está apaixonado por uma Lolita de 17 anos. Alternando a locação de seus filmes sempre entre Europa e EUA, qualquer filme de Allen sempre é uma viagem entre os dois continentes.

Medo e Delírio

medo e delírio

Enviado para Las Vegas para cobrir o Mint 400, uma corrida de motos no deserto, o jornalista vivido por Johnny Depp e seu advogado, Benicio Del Toro, se encontram numa cidade onde somente drogas poderosas podem fazer com que as coisas sejam ligeiramente normais. Prepare-se para uma viagem pela costa oeste norte-americana com seus áridos desertos e gigantescos canyons.

Viagem a Darjeeling

viagem a darjeeling

Em mais uma divertidíssima comédia, Wes Anderson nos convida a uma viagem às índias pela jornada dos irmãos vividos por Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman. Os irmãos, que não se falam há anos, decidem embarcar em uma viagem de trem pelo Oriente na intenção de acabar com a barreira existente entre eles. Nem precisa dizer que tudo dá errado, né?

The Endless Summer

the endless summer

Em "The Endless Summer", o clássico dos clássicos dos filmes de surf, viajamos não só por praias e continentes como também pelo tempo. Somos transportados para a era de ouro do surf, nos anos 60, e um grupo de aventureiros que viajam pelo mundo atrás das mais desafiadoras ondas. As locações? África do Sul, Hawai, Austrália, Nova Zelândia, Tahiti...

Paris, Eu te Amo

paris, eu te amo

O título já diz bastante coisa, né? Em "Paris, Eu te Amo", a cidade fetiche francesa é homenageada através de 21 curtas, cada qual comandado por um diretor diferente. Walter Salles e Gus Van Sant são um deles. No elenco, Natalie Portman, Elijah Wood e Willem Dafoe.

A Princesa e o Plebeu

a princesa e o plebeu

O título original do filme, Roman Holiday, revela muito mais dessa fofíssima história de amor vivida por Audrey Hepburn e Gregory Peck. No coração da Itália, uma princesa fugitiva e um jornalista disfarçado se encontram em um dia atípico cujas consequências nem eles podem imaginar.

Vicky Cristina Barcelona

vicky cristina barcelona

Em "Vicky Cristina Barcelona" Woody Allen nos proporciona, mais uma vez, um rolê fino, desta vez nas terras catalãs da Espanha. Quando duas amigas recebem um inesperado convite (de ninguém menos que Javier Barden, diga-se de passagem), mais uma história cheia de sentimentos à flor da pele e muita confusão está armada. Buen Viaje!

Asas do Desejo

asas do desejo

Em "Asas do Desejo" sobrevoamos por uma Berlim pós-guerra através dos olhos dos anjos Damiel e Cassiel que perambulam pela cidade, lendo o pensamento das pessoas e tentando confortar a solidão e a depressão delas. Só que um deles, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja virar humano para poder viver esse impossível amor.

The Bang Bang Club

the bang bang club

Em "The Bang Bang Club", ou Repórteres de Guerra em português, acompanhamos a jornada de quatro jovens jornalistas que se arriscam pela guerra civil africana, nos últimos dias do apartheid. O filme é também uma viagem social, já que miséria, violência e desigualdade mudam para sempre a vida desses aventureiros.

Encontros e Desencontros

encontros e desencontros

Em "Encontros e Desencontros" viajamos por uma Tóquio frenética e ao mesmo tempo solitária, através das impecáveis câmeras de Sofia Coppola. Scarlett Johansson é uma jovem cheia de dúvidas em relação a sua carreira e recente casamento. Bill Murray é um galã decadente e em crise de meia idade. Juntos, eles procuram um jeito de driblar as questões existenciais e se acharem no meio de uma metrópole tão agitada.

Hiroshima, Mon Amour

hiroshima, mon amour

Um amor quase impossível ambientado no Japão pós-guerra traz tantos traumas quanto a própria bomba em si. Uma viagem pela devastação causada não só por uma bomba, como também por fantasmas do passado. Emoções chegam ao auge nesse delicado, e ao mesmo tempo intenso, drama construído pelo mestre Alain Resnais.

Guerra e Paz

Em "Guerra e Paz" viajamos para a Rússia do século XIX, quando a Europa era controlada por Napoleão. Esse tempo geográfico e histórico serve como pano de fundo para a adaptação cinematográfica do clássico de Tolstoi com atuações de Audrey Hepburn e Henry Fonda.

Medianeras

Esse belíssimo filme argentino usa a cidade de Buenos Aires não só como cenário, mas como também personagem. É que as particularidades da metrópole servem como analogia às sensações da história. A tecnologia desenfreada e a solidão servem como ponto de partida para construir uma história de amor digna do século XXI, na qual conhecemos a paisagem de pedra da cidade dos hermanos.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 26 Jun 2014.