Guia da Semana

Guia da Semana

A Polícia Militar de Santa Catarina foi criada quando o Brasil tinha apenas 13 anos de idade como nação independente e a população de Desterro. A Força Policial, como se chamava então, embora nascendo numa província muito atrasada em relação a outras do País teve, desde o início, uma importância maior. Afinal, a costa catarinense - principalmente a Ilha de Santa Catarina - era considerada ponto estratégico militar, quando todas as nações tinham interesses dirigidos para a América do Sul.

Além do pequeno efetivo e da falta de verbas, a corporação era obrigada, também, a defender as comunidades próximas dos constantes ataques dos índios e a preservar a segurança do patrimônio dos cidadãos. Em 1860, os relatórios chamavam a atenção para a inexistência de um Quartel da Polícia Militar, que tinha a sua apertada sede numa das salas térreas do Palácio do Governo, na praça principal do povoado.

Corria o ano de 1888, quando a Força Policial se viu obrigada a mudar a sua sede. O local escolhido foi o chamado Mato Grosso, no prédio onde funcionou o Liceu Normal Literário e onde está até hoje.

Mapa do local

Quartel da Polícia Militar

Horário(s) Segunda a sexta, 13h às 19h.

Endereço
Rua Visconde de Ouro Preto, 549, 88020-040

Telefone (48) 3229-6000

Atualizado em 11 Mai 2012.