Guia da Semana

Guia da Semana

Os Sobrados Oitocentistas geminados na Rua Fernando Machado e na Praça XV de Novembro mantêm a estética característica da arquitetura luso-brasileira, combinando os alinhamentos das portas e janelas, as bandeiras envidraçadas, os guarda-corpos das sacadas decorados e alto-relevos em massa, de inspiração eclética, nas frontarias.

Dois sobrados ainda mantêm, nos fundos dos lotes, os respectivos quintais históricos, típicos da ocupação urbana colonial. Todo o conjunto é tombado pelo Município.

Um dos últimos remanescentes da arquitetura colonial, térrea, com frontaria azulejada, pode ser apreciado na mesma quadra, além da antiga Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional, que foi, até 1838, a casa do Provedor da Fazenda Real, João Prestes de Melo.

Os moradores dos casarões da Praça XV de Novembro presenciaram de suas sacadas fatos que entraram para a história da capital e do Estado. Em um deles (1891), concretizou-se o ataque das tropas revolucionárias, lideradas por Hercílio Luz, contra o Palácio. E, em 1930, foi a vez de tropas militares gaúchas invadirem a cidade, passando a guardar os prédios públicos, inclusive aqueles concentrados na Praça XV de Novembro.

Mapa do local

Sobrados Oitocentistas

Endereço
esquina com a Rua Fernando Machado
Praça XV de Novembro, s/nº, Centro 88010-000

Atualizado em 18 Dez 2013.