Guia da Semana

Guia da Semana

A Capela Menino Deus concentra, depois da Catedral, o maior número de peças de arte sacra eruditas e de origem portuguesa dos séculos 18 e 19 no Município de Florianópolis. Dali descortina-se uma vista panorâmica da cidade, apreciada e registrada em pinturas e fotografias deste o século XIX.

A capela foi construída num terreno doado à beata Joana de Gusmão, para nela abrigar a imagem do Menino Deus e centralizar suas obras de caridade. Em 1767, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos construiu outra capela, anexa à primeira, desta vez para expor uma impressionante imagem de Jesus suportando a Cruz (foto).

Esculpida na Bahia, a imagem do Senhor Jesus dos Passos encontra-se em Florianópolis desde 1764. Conforme a tradição oral, ela destinava-se ao Rio Grande do Sul, mas o navio que a transportava, em três ocasiões foi impedido por tempestades de aportar lá, tendo de deixar a imagem em Desterro, na Capela do Menino Deus. Só então é que o navio conseguiu chegar ao seu destino. Tal fato, interpretado como reflexo da vontade divina, deu origem ao culto ao Senhor Jesus dos Passos, que já ultrapassa o seu segundo centenário.

Mapa do local

Capela Menino Deus

Horário(s) Terça a sexta, das 8h às 18h; sábado, das 14h às 18h; domingo, das 7h às 11h.

Endereço
Rua Menino Deus, 376, 88020-000

Telefone (48) 3221-7665

Atualizado em 14 Fev 2014.