Guia da Semana

Guia da Semana

A Praça XV de Novembro existe desde a fundação de Florianópolis. Está situada na planície próxima ao mar, ao pé de uma colina, onde em 1662, o bandeirante Francisco Dias Velho fundou a Vila Nossa Senhora do Desterro.

A praça é o principal ponto de convergência da cidade e destaca-se por seus valores arquitetônicos, culturais e comportamentais. Sua pavimentação reproduz um desenho com motivos do folclore ilhéu, desenhado pelo artista plástico Hassis.

É na Praça XV que está o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai e os bustos que homenageiam catarinenses famosos como: o poeta Cruz e Souza, o pintor Victor Meirelles, o historiador José Boiteux e o fundador da imprensa no Estado Jerônimo Coelho.

Arborizada no século XIX, a praça recebeu árvores de grande porte, como palmeiras imperiais, fícus indianos e cravos da Índia, mas a mais famosa é a Figueira Centenária, que tem uma grande história. Diz-se que ela nasceu em 1871 em um jardim que existia em frente à Igreja Matriz e que foi transplantada para o seu lugar atual em 1891.


Foto: Wikpédia

Mapa do local

Praça XV de Novembro

Endereço
Próxima à Catedral Metropolitana.
Praça XV de Novembro,, Centro 88010-000

Atualizado em 13 Dez 2013.