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Por Redação Guia da Semana

Trilha da Lagoinha do Leste - saída da Armação

Trilha da Lagoinha do Leste - saída da Armação

Endereço
Rodovia SC 406,, 00000-000
Existem duas trilhas que levam à Praia da Lagoinha do Leste, situada ao sul da Ilha de Santa Catarina, entre as praias do Matadeiro e Pântano do Sul. O caminho mais curto é ir e voltar pelo Pântano do Sul. A trilha mais longa, que tem cerca de 14km, sai da Praia da Armação.

A Trilha da Lagoinha do Leste mais tradicional parte da praia da Armação em direção à praia do Matadeiro, separadas por um rio. Pega-se um pequeno trecho de caminhada na mata e chega-se na praia. Ao final, encontra-se a trilha e uma placa indicando o caminho para a Lagoinha. O Parque Municipal da Lagoinha do Leste é um remanescente de Mata Atlântica de 453 hectares, criado por meio de uma lei, em 1992.
   
Após cerca de uma hora de caminhada, a trilha em meio à floresta transforma-se em uma leve subida pelo costão, com vegetação rasteira. No topo do costão, apreciar a paisagem é um compromisso: de um lado o mar, do outro a Praia da Lagoinha do Leste.     

Chegando na praia deserta, ao sul, há uma fonte de água doce, ideal para encher as garrafas vazias e descansar. Neste ponto, também é possível subir até Morro da Coroa, com  221 metros de altura.

O trajeto de ida e volta soma 14 km, mas também há opção de voltar pelo caminho que leva ao Pântano do Sul, a 4 km.

DICAS

- Fazer a trilha em grupo com, no mínimo, três pessoas, e andar em fila indiana.
- Vestir roupas confortáveis, de preferência, calça comprida e tênis, além de boné.
- Sair de manhã e evitar dias muito quentes ou com previsão que indique chuva.
- Não fazer fogueiras.
- Durante o trajeto, não se apoiar em caules de árvores sem antes certificar-se se não há algum inseto ou bicho na árvore.
- Não passar as mãos em plantas sem atenção, pois as  folhas podem conter espinhos.      
- Entre dezembro e março, é comum deparar-se com bichos peçonhentos. Tente apenas desviar deles.  
- Levar repelente, protetor solar e mochila com água e alimentos leves, como frutas, barras de cereal e iogurte. Uma dica é congelar os líquidos na noite anterior.

Foto: Auvarélio Kurossu/ Agência RBS

Atualizado em 22 Mai 2012.

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