As festas de fim de ano são acompanhadas por grandes experiências gastronômicas – difícil resistir às deliciosas receitas e drinks típicos de Natal e Réveillon. Dentre as comidinhas tradicionais, estão as frutas típicas da estação, como cereja, romã e uva.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 7 frutas que você precisa incluir na sua ceia. Confira a seguir quais são as frutas tradicionais do Natal:
Lichia
A época de Lichia é entre novembro e janeiro. Por esta razão, esta é uma fruta que aparece com frequência nas mesas natalinas do Brasil. Servida sozinha ou em receitinhas como doces e drinks, a lichia é aposta certeira no Natal.
Uva-Passa
A Uva-Passa é o nome de um tipo de uva menor que sofreu um processo de desidratação. Geralmente, esta fruta causa polêmica nas festas de fim de ano, dividindo opiniões. Mas está sempre lá: em panetones, arroz, recheios de carnes e farofas.
Ameixa
A ameixa também dá aos montes durante o fim do ano com a chegada do verão. Por essa razão, é uma fruta bastante aproveitada em receitas natalinas. Seja para drinks, doces e bolos ou apenas para enfeitar a mesa. Ainda, a ameixa seca aparece em panetones, recheios de carnes e farofas.
Cereja
Mesmo sendo uma fruta de origem asiática, a cereja é facilmente encontrada aqui no Brasil na época de Natal porque sua época é justamente o verão. Nas festas natalinas, ela é servida sozinha ou em receitinhas como bolos, ou caldas para as carnes.
Romã
A Romã é uma fruta muito encontrada na época do Natal. Além de fazer bem para a saúde, com poderes anti-inflamatórios, ela também carrega superstição. Comer romã no Natal e no Ano Novo pode te trazer sorte para o novo ano que se aproxima. Ainda, é a fruta típica do Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro.
Figo
O Figo também é presença garantida nas mesas natalinas. Seja apenas para enfeitar, ou em receitinhas como molhos de carnes e sobremesas. Além disso, o figo carrega uma história emblemática. Este foi o primeiro fruto cultivado pelo homem.
Damasco
O damasco faz parte da família dos pêssegos, que é uma fruta muito abundando no Brasil entre dezembro e março. Por isso, também dá as caras nas ceias das festas de fim de ano. Principalmente a versão desidratada.
Atualizado em 26 Nov 2019.