Guia da Semana

Existe uma abundância de jogos e para todas as plataformas: não importa se você tem um PlayStation 3, PlayStation 4, um dos consoles da família Xbox, joga em um smartphone, ou um poderoso PC: você certamente vai encontrar jogos de personalizar carros ideais para você.

A customização do carro é um dos elementos mais agradáveis ​​de qualquer game relacionado ao automobilismo, com a personalização do carro sendo a parte favorita de muitos jogadores.

Mas existem muitos jogos de corrida modernos por aí que não permitem muitos graus de personalização além de escolher a cor do seu carro. Então, quais características são necessárias para o melhor jogo de customização de carros?

Essas são três das principais categorias que são mais importantes ao personalizar seu carro:

  • Velocidade e manuseio
  • Estilo exterior (kits, pára-choques, rodas.)
  • Editor de Pintura e Vinil

Se você é um fã da categoria, aqui está o nosso ranking dos melhores jogos de personalizar carros de todos os tempos.

1. Gran Turismo: um dos melhores jogos de personalizar carros

Vídeo de abertura de Gran Turismo Sport, o último game da franquia

Uma franquia muito popular entre os entusiastas de carros e videogames é o Gran Turismo: produzido pela Polyphony Digital, com títulos já lançados para PlayStation 1, PlayStation 2, PS3, PS4, PSP e PS Vita.

É certamente uma das mais famosas e duradouras séries de simuladores de direção. Apenas para mencionar um número, em 31 de dezembro de 2011, havia vendido 65,89 milhões de cópias em todo o mundo.

Mas o mais interessante é o GT Auto do Gran Turismo, onde é possível personalizar os carros.

Uma vez no GT Auto, temos um grande departamento mecânico, com muitas peças automotivas (motor, suspensão, transmissões e etc) tudo modificável.

2. Assetto Corsa

Outro game que faz parte da nossa lista de jogos para personalizar carros é o Assetto Corsa, foi desenvolvido pelas simulações italianas da Kunos. Entre as peculiaridades do game, as trilhas realistas seguem diretamente para o Laser Scan, o primeiro simulador do mundo a exibir essa peculiaridade durante seu desenvolvimento, a simulação é realmente precisa.

O game foi disponibilizado apenas recentemente para consoles. O título garante a possibilidade de configurar todos os carros da melhor maneira possível, usando todos os parâmetros modificáveis ​​encontrados na realidade no mesmo carro que dirigimos de maneira virtual.

Assetto Corsa
Imagem: Divulgação

3. Forza Motorsport 4: um dos primeiros jogos de personalizar carros que inclui danos físicos e estruturais nos carros

Outro simulador de direção de alta qualidade, mas muito mais recente que o Gran Turismo, é o Forza Motorsport. Feito pela Microsoft pela primeira vez em 2005 e exclusivamente para a plataforma Xbox, foi o primeiro game a incluir danos físicos e estruturais nos carros que afetam seu desempenho.

Nesse jogo há muitos carros disponíveis, entre as particularidades, existe a possibilidade de exibir um indicador da trajetória que aconselha quando acelerar e frear e também o piloto automático. Assim, durante o modo carreira, o jogador pode “treinar” uma inteligência artificial para explorá-la em seu lugar nas corridas.

A franquia é exclusiva Xbox e, portanto, “rival” em todos os aspectos de Gran Turismo. Embora não possua a variedade de carros de Gran Turismo 5, Forza Motorsport 4 é um dos jogos de corrida mais bem avaliados da história, alcançando um Metacritic de 92 pontos.

Forza Motorsport 4, permite que você modifique os carros em todas as suas partes: mecânica e estética, esta última representa a força deste jogo, altamente desenvolvido, permitindo que você se entregue à imaginação.

4. Forza Horizon 4

Elogiado como um dos simuladores de corrida mais realistas e divertidos do mercado, o Forza Horizon 4 concorre pelo melhor slot da categoria quando se trata de qualidade gráfica quanto aos jogos de personalizar carros.

No game, os usuários podem escolher entre 450 veículos de todas as épocas da história automotiva e podem usá-los para competir em vários eventos com outros jogadores. Além disso, os carros que você escolhe têm uma das opções de personalização mais detalhadas disponíveis.

O visual de Forza Horizon 4 é de encher os olhos!

5. Driver

Driver (conhecido nos Estados Unidos como Driver: You Are the Wheelman) é um game de direção criado pela Reflections Interactive. O game foi lançado em 1999 para Microsoft Windows e PlayStation. O assunto do jogo é vagamente inspirado no filme Driver the Unreachable.

6. RFactor 2

O RFactor 2 é simulador de direção criado pela Image Space Incorporated e depois passou para as mãos do Studio397.

O ponto forte do RF2 é certamente a física superfina estudada meticulosamente pelos desenvolvedores. O motor físico é capaz de refletir em seu volante as deformações dos pneus em tempo real e mudanças à medida que os carros traçam o caminho na pista.

O RFactor 2 é um dos poucos simuladores que oferece um sistema completamente dinâmico do ciclo dia/noite. A qualidade do som variará de carro para carro alguns serão perfeitos, enquanto outros serão absolutamente irritantes. Isso, no entanto, é uma pequena desvantagem que realmente não deve impedi-lo de uma das experiências de condução virtual mais realistas que existem.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 16 Mar 2020.