Guia da Semana

A Team17 lançou recentemente Worms Rumble para PC, PlayStation 4 e 5, sendo o título parte da celebração dos 25 anos da franquia Worms. Além disso, o game é um dos títulos disponibilizados gratuitamente para os assinantes da PlayStation Plus de dezembro. Longe dos antigos jogos baseados em turnos, o novo game é totalmente focado na ação multijogador em tempo real, onde as divertidas minhocas pulam, sobem por paredes e rolam, transformando-se em uma pequena bola.

Nossa crítica sobre Worms Rumble já está disponível, mas resumindo, ele é um jogo bem divertido e agitado que veio para transformar totalmente a jogabilidade da franquia. Além disso, um ponto positivo para o game é a facilidade de se encontrar partidas cheias de jogadores, pois Worms Rumble além de estar disponível gratuitamente na PlayStation Plus, como dito acima, é um jogo com cross-platform, mesclando minhocas das três plataformas. Sendo assim, preparamos algumas dicas para os novatos que ajudarão a sobreviver aos campos de batalha.

Você parado é um alvo fácil…

A primeira coisa a se considerar em um jogo cheio de ação como Worms Rumble é que, assim como a maioria dos jogos multiplayer, você quase nunca deve ficar parado. Você é um alvo fácil quando está no chão, e isso acontece não apenas pelo fato de você estar simplesmente parado, mas porque será pego no raio de explosão das diversas bombas mal direcionadas que, de outra forma, não teriam te acertado. Portanto, o jogo oferece algumas opções para que você evite levar chumbo, então sempre lembre-se de continuar andando, pulando, dando cambalhotas e, o mais importante…

Use o rolamento em situações estratégicas

Sim! Worms Rumble traz uma dinâmica nova, onde a minhoquinha simplesmente se encolhe, tornando-se um alvo menor, rolando de forma rápida, facilitando a movimentação e a esquiva de eventuais ataques. Não só isso, mas tal tática pode te ajudar a perseguir combates onde os inimigos já estão com uma quantidade de dano alta, dando apenas o tiro de misericórdia e recebendo a kill em seu placar. Porém, você deverá levar em consideração o medidor de resistência, certificando-se de que ele não se esgote no meio de um ataque ao seu alvo, pois isso pode culminar em uma morte embaraçosa. Ao esvaziar a barra de resistência, a worm automaticamente irá andar, o que acaba a expondo aos inimigos.

worms rumble 4
As minhocas conseguem escalar através de pulos. Domine a técnica para não passar aperto! (Imagem: Divulgação)

Saiba quando parar

A maior parte do seu tempo em Worms Rumble será gasta correndo, rolando e pulando, mas haverá momentos em que ficar parado pode Ser algo útil. As mortes mais satisfatórias são quando você vê alguém virando uma esquina, já debilitado de outra batalha, e simplesmente acerta alguns tiros certeiros sem muita dificuldade. Como em outros jogos, é importante considerar que você é mais preciso quando está parado, mas também fica mais vulnerável. Portanto, considere o risco versus a recompensa: se eles estiverem carregando um lançador de foguetes gigante, é hora de se movimentar e fugir rápido, e estando parado, sua resistência permitirá percorrer uma distância maior!

Use o taco!

Quando você tem armas de sentinela, ovelhas e bazucas disparadas ao seu redor, é fácil esquecer que você porta um humilde taco de basebol. Você pode não ser capaz de tacar as minhocas inimigas na estratosfera tal como em outros jogos da franquia, mas você certamente pode usar o taco para para acabar com os rivais. Melhor ainda, se você acertar o tempo, poderá desviar algumas granadas lançadas. É difícil, é verdade, mas pode ser muito útil.

Pegue armas pelo mapa…

Em Worms Rumble, as armas são essenciais para dar cabo dos inimigos, então você vai querer pegar algumas durante a partida. Você vai nascer armado, é verdade, mas os melhores armamentos geralmente são encontrados em caixas ou jogados pelo mapa. Portanto, busque boas armas e tenha duas vantagens: primeiramente, uma arma maior geralmente significa mais poder; e, além disso, você portá-la significa que outro jogador não a terá, porque você a tem e elas são limitadas.

Tente se lembrar de onde as armas surgem em um nível e verifique-as no caminho para a próxima luta. Vale lembrar também que você deve ficar atento a sua munição, que acaba, mas pode ser encontrada pelo mapa. Se você estiver entre as lutas e se deparar com uma arma perfeitamente boa e sem uso, pode valer a pena trocá-la para que você volte com munição cheia.

worms rumble
Espaços curtos são excelentes para danos com explosivos. (Imagem: Divulgação)

…e tudo mais que estiver disponível

Outros itens disponíveis no jogo incluem granadas e habilidades de movimento como o gancho ou jetpack. Em Worms Rumble, as granadas podem ser inestimáveis ​​por vários motivos, como jogá-las em lugares estratégicos como cantos, um pequeno espaço onde o se inimigo está se escondendo, ou simplesmente para devastar uma sala cheia de inimigos. Agora imagine isso com uma banana ou uma granada santa!? É morte na certa!

Jetpacks e ganchos de luta são incrivelmente úteis não apenas para se locomover muito mais rapidamente, mas porque você é um alvo muito mais difícil e ameaçador quando está pairando sobre alguém e lançando foguetes. Além disso, esse são meio de locomoção muito divertidos, mas como qualquer outra forma de se mexer em campo, para usá-los em todo o seu potencial você realmente precisa entender que…

worms rumble
A escopeta é excelente para tiros à curta distância, mas demora a ser carregada. (Imagem: Divulgação)

Não há jogo limpo em Worms Rumble

Em Worms Rumble (ou em qualquer outro jogo, claro), você deve saber como suas armas funcionam: se for uma espingarda, não comece o combate atirando em alguém à distância, tente se aproximar antes de abrir fogo, evitando recarregar a arma enquanto está na linha de tiro, ou evite disparar exageradamente com sua metralhadora a longas distâncias, sendo mais funcional atirar a uma média ou curta distância, sendo mais efetiva e também evitando recargas fora de hora. Tudo isso faz uma diferença absurda entre matar ou morrer.

Worms Rumble oferece muitas oportunidades para emboscar e surpreender os inimigos, e a maior delas são as áreas em cada mapa que são cobertas. Você pode pular sozinho com uma espingarda, posicionar uma ou duas sentinelas para surpreender alguns rivais desavisados ​​ou usá-las para se esgueirar e flanquear um inimigo. Não há jogo limpo aqui, e você deverá explorar todas as opções possíveis. Mais lembre-se: pelo menos tente pensar antes de agir.

Use o treinamento para dominar o jogo!

Pode parecer clichê dizer isso, mas não custa citá-lo. Worms Rumble conta com uma sala de treinamento que traz um percurso de tiro e todos os itens disponíveis em um cenário sem inimigos. Sendo assim, pode ser uma excelente maneira de se compreender as dinâmicas de cada uma das armas e itens. Além disso, fazer o percurso de tiro pode ajudar a praticar a agilidade a pontaria com alvos imóveis. Portanto, não seja orgulhoso e gaste um tempinho nesta sala, vai valer a pena!

worms rumble
(Imagem: Divulgação)

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 15 Dez 2020.