Guia da Semana

Após longos anos, versões definitivas de títulos anteriores e muita espera, Age of Empires IV finalmente está prestes a ser lançado. O título da consagrada franquia chegará para PC PC, via SteamWindows 10, e estará disponível para assinantes do Xbox Game Pass no dia do lançamento, 28 de outubro. No entanto, nós do Pizza Fria já tivemos o privilégio de jogar a versão final e trazemos pra vocês todos os detalhes do game em mais uma review antecipada. Vem ver!

Voltando ao passado

Antes de mais nada, Age of Empires IV é um jogo baseado em eventos reais. E desta vez, além da própria jogabilidade, temos as campanhas explicadas em maravilhosas cutscenes dubladas em português, que mostram uma série de detalhes das batalhas que jogamos. Não só isso, o jogo nos disponibiliza após cada vitória no modo História, um novo vídeo explicando sobre armas, fortificações e outros detalhes extremamente relevantes sobre o período. Isso é simplesmente incrível e traz uma imersão jamais vista em toda a franquia.

Age of Empires IV apresenta 8 civilizações de diferentes partes do mundo, como os ingleses, o Sultanato de Déli, chineses, franceses, mongóis e outros. O título está disponível com 4 campanhas distintas divididas em 35 missões que abrangem 500 anos de história, indo da “Era das Trevas” até o Renascimento, em que você poderá incorporar grandes líderes como Gengis Khan, Joana d’Arc e vários outros. Nesse aspecto, a Microsoft parece ter atendido aos fãs, que em boa parte esperavam esse retorno ao passado, se aproximando de Age of Empires II, certamente o mais querido dos fãs.

age of empires iv
Reviva batalhas históricas em Age of Empires IV! (Imagem: Divulgação)

Mesclando o velho e o novo

Algo facilmente perceptível nos primeiros momentos de Age of Empires IV  é a similaridade da jogabilidade com os títulos anteriores. Você basicamente terá de construir sua cidade, avançar ao longo das eras, gerenciar recursos e lutar em terra e mar. Os menus do jogo estão ligeiramente modificados para permitir o máximo de visibilidade de campo possível traz velhos aspectos também conhecidos da franquia.

Ao mesmo tempo em que percebemos diversos aspectos da jogabilidade clássica, também temos uma série de melhorias que trazem ainda mais profundidade e funcionalidades para o jogo. Por exemplo, agora as unidades corpo a corpo conseguem construir algumas unidades de cerco, é possível subir em cima de muralhas de pedra, sendo esta uma grande oportunidade tática para repelir ataques inimigos com arqueiros e ao subir de era, você deverá construir um marco, podendo escolher entre duas construções que serão determinantes em suas estratégias, tendo cada delas uma características únicas.

age of empires iv
Além de um tutorial, o jogo conta com uma série de informações históricas e de jogabilidade. (Imagem: Reprodução)

Outro ponto muito interessante de Age of Empires IV é que agora o game conta com um tutorial muito bem explicadinho para os jogadores conhecerem todas as mecânicas, algo que faz muita diferença, sobretudo para os que não estão habituados com o gênero. Esse tutorial inicia logo na primeira vez que você abre o jogo, mas também pode ser acessado nos menus quando você quiser. Aliás, as próprias campanhas são excelentes também para introduzir cada uma das unidades e detalhes de cada nação aos novos jogadores, além de ensinar um bocado de história.

Por fim, vale ressaltar que no início de 2022, o jogo receberá uma série de mods criados pelos próprios usuários, aumentando ainda mais a variedade de jogabilidade, mapas e outros detalhes de extrema relevância para dar uma sobrevida ao jogo. Afinal de contas, ele conta apenas com 8 impérios, algo que limita um pouco as escolhas. Todavia, isso pode ser facilmente resolvido com mods e atualizações. E é claro, o multiplayer de Age of Empires IV poderá ter até 8 jogadores, sendo provavelmente o modo mais jogado pelos fãs mais antigos. Afinal de contas, Age of Empires II até hoje conta com servidores abarrotados.

age of empires iv
O estilo de jogo é muito similar ao visto em títulos anteriores da franquia. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Age of Empires IV?

Atrelar a clássica jogabilidade do RTS (real-time strategy) com aspectos mais atuais torna a experiência de Age of Empires IV muito rica e até meio nostálgica para quem, assim como eu, jogou todos os títulos da franquia. A parte sonora está perfeita, com a dublagem em português brasileiro muito bem executada, além dos sons de batalha bastante imersivos. A inteligência artificial das unidades está muito bem acurada, juntamente com a melhor jogabilidade vista na franquia até então. Já os gráficos, são bonitos e funcionais, mas acredito que poderiam ser um pouco melhores, sobretudo nas unidades. Isso não é um problema grave, mas acho que seria interessante se fossem um pouco mais realistas.

Age of Empires IV é um título obrigatório para os fãs de estratégia em tempo real e vale a pena ser adquirido até mesmo por jogadores curiosos que ainda não conhecem a franquia. É um título que rende muitas horas de diversão e que provavelmente se renovará com a possibilidade de se utilizar mods, levando a criatividade dos jogadores ao limite. Além disso, este título em especial traz uma série de informações sobre os povos e suas formas de guerrear, com cenas excelentes, dignas dos melhores documentários. Concluindo, Age of Empires IV mostra que a franquia está firme e forte e ainda tem muita lenha pra queimar!

*Review elaborada em um PC equipado com GeForce RTX com código fornecido pela Microsoft.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 25 Out 2021.