Guia da Semana

Alex Kidd foi um dos personagens mais icônicos dos videogames nas décadas de 80 e 90. Em uma época em que tudo era muito diferente, desde a informação, o marketing e a própria tecnologia em si, os gamers se viam com poucas opções para jogar. Fosse por preço, ou por problemas de distribuição, muitos jogos que só conhecemos hoje através da internet, sequer pisaram nas terras tupiniquins.

Por outro lado, alguns games eram muito populares e certamente renderam muitas horas jogadas por quem tinha consoles nesse período. Alex Kidd in Miracle World, por exemplo, era um dos games pré-instalados em alguns modelos de Master System que eram vendidos no Brasil nessa época. Hoje, quase 35 anos (!) após o lançamento original, o título vai ganhar um remake completo do jogo, mas com uma enorme pega na questão visual, já que com um simples botão, é possível trocar para os gráficos e sons originais. E o que esperar desse trabalho? Jogamos algumas fases e eu vou te contar o que achei em mais uma preview do Pizza Fria!

Olá, nostalgia!

Alex Kidd in Miracle World DX é o nome oficial do remake do jogo e, bom, se você jogou e gostou do game original, vai sentir a nostalgia de quem é puxado de volta para alguns dos melhores momentos da infância. Como é um remake, a Merge Games e o Jankenteam tentaram buscar e manter o máximo dos elementos originais do jogo, que seguem funcionando da mesma forma como era antes, para o bem e para o mal.

Explico. Alex Kidd in Miracle World DX é um jogo graficamente lindo. Sua apresentação lembra muito a feita pela DotEmu em Wonder Boy: The Dragon’s Trap, com a mesma ideia central: o título foi inteiramente construído para que o jogador, ao pressionar um botão, tivesse a experiência original, de sons e imagens. Só que estamos falando de um game de quase 35 anos atrás, com uma jogabilidade bem travada e que pode ser irritante em comparação com o que vemos hoje.

Alex Kidd in Miracle World DX
Os belos gráficos de Alex Kidd in Miracle World DX (Imagem: Reprodução)

Mas isso não é uma coisa ruim. O gameplay também passou por pequenas alterações, que visam facilitar a vida dos jogadores. A principal delas é o modo com vidas infinitas. Eu sei que muitos dos fãs podem achar isso “frescura”, já que elimina boa parte da dificuldade em terminar a história sem perder todas as vidas. Talvez, agora, muitos vão conseguir ver como termina a história de Janken the Great.

Outra boa inserção são os power-ups, que se tornaram mais visuais e nos permitem decidir a hora que queremos usá-los. Assim, é possível pegá-los e guardar para um momento mais oportuno. Isso sem contar que todo o jogo está com textos em português, o que é mais uma grande vitória para o público daqui.

Alex Kidd in Miracle World DX
Apenas um botão é necessário para jogar o game com estilo retrô completo, com gráficos e sons originais (Imagem: Divulgação)

Gráficos, sons e outros detalhes

Alex Kidd in Miracle World DX é um clássico jogo de plataformas em side-scrolling, em que não é possível retornar ao ponto antigo. Na prática, isso significa que você, ao avançar na fase, não é mais possível voltar para o ponto que você acabou de passar. E isso casa exatamente com o trabalho gráfico desempenhado pela equipe de desenvolvedores, que está impecável e merece muitos elogios. Há toda a essência do jogo original ali, mas com uma roupagem moderna.

E tudo isso vem acompanhado de uma trilha sonora chiclete, totalmente refeita para o game. Assim como o botão que muda o jogo para os gráficos retrô, ele também altera para a trilha sonora antiga. E isso pode ser um deleite para os fãs do game original. Os desenvolvedores de Alex Kidd in Miracle World DX disponibilizaram três fases para nós, uma com estilo vertical, uma com estilo horizontal e uma boss battle. A boss battle trouxe uma nostálgica batalha de Pedra, Papel e Tesoura contra Gooseka, e mostrou que segue divertido enfrentar os chefões dessa forma. Aguardar para ver o que nos espera no jogo completo.

Alex Kidd in Miracle World
As tradicionais batalhas de Jokenpô estão de volta em Alex Kidd in Miracle World (Imagem: Reprodução)

O que esperar de Alex Kidd in Miracle World DX?

Alex Kidd in Miracle World DX tem tudo para ser uma grata surpresa aos jogadores e fãs da franquia. É notável que trata-se de um projeto feito com muito carinho, pensado nos fãs, principalmente, mas também em agradar uma nova geração de jogadores, que talvez não tenham tido a oportunidade de jogar antes. A Merge Games promete alguns modos inéditos, novas fases e afins, para aumentar a vida útil do game, já que o original pode ser concluído em menos de uma hora, dependendo da habilidade do jogador. Como ainda não tivemos acesso à build completa, essa informação fica pra review completa. Por enquanto, o que podemos afirmar é que o jogo promete agradar gregos e troianos.

Alex Kidd in Miracle World DX será lançado no dia 24 de junho para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, via Steam e Epic Games Store, e Nintendo Switch.

*Preview elaborada em um PC equipado com GeForce GTX, com código fornecido pela Merge Games.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Lucas Soares, Pizza Fria

Atualizado em 1 Jun 2021.